Topo
pesquisar

Xilema e Floema

Biologia

PUBLICIDADE

Em plantas vasculares observamos a presença de dois tipos de tecidos de condução: o xilema e o floema. O xilema está relacionado com a condução de água e nutrientes inorgânicos da planta, além de armazenar algumas substâncias e atuar com o esclerênquima e o colênquima na sustentação do corpo do vegetal. Já o floema é um tecido relacionado com o transporte de substâncias orgânicas.

O xilema (X) e o floema (F) são tecidos vegetais especializados na condução.
O xilema (X) e o floema (F) são tecidos vegetais especializados na condução.

Xilema

O xilema, também chamado de lenho, é um tecido de condução que apresenta as traqueides e os elementos de vaso como principais células de condução. Essas células, conhecidas como elementos traqueais, caracterizam-se por serem mortas na maturidade e por possuírem paredes secundárias lignificadas.

As traqueides são encontradas em todos os grupos de plantas vasculares, principalmente nas pteridófitas e gimnospermas. Essas células apresentam pontoações (área sem parede secundária) em suas paredes, sendo consideradas menos especializadas que o elemento de vaso.

O elemento de vaso é encontrado principalmente em angiospermas, embora ocorra em alguns grupos de gimnospermas. Ele é considerado mais especializado que as traqueides por apresentar perfurações (áreas sem paredes primária e secundária) em suas paredes, o que favorece a fluidez de água. Esses elementos estão unidos por suas extremidades, formando tubos contínuos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além dos elementos de vaso e traqueides, o xilema apresenta células parenquimáticas e algumas fibras, sendo, portanto, considerado um tecido complexo. As células parenquimáticas estão associadas com armazenamento de substâncias, enquanto as fibras, com sustentação e armazenamento.

  • Xilema primário e secundário

O xilema primário ocorre em plantas em crescimento primário (crescimento em altura), enquanto o xilema secundário surge em plantas em crescimento secundário (crescimento em espessura). Tanto o xilema primário quanto o secundário apresentam os mesmos tipos celulares, entretanto, no primeiro os tipos celulares organizam-se no sistema axial (vertical), enquanto no segundo os tipos celulares organizam-se nos sistemas axial e radial (horizontal).

Outra diferença importante entre o xilema primário e o secundário diz respeito a sua origem. Enquanto aquele se origina do procâmbio, este é formado sobre o chamado câmbio vascular.

Os elementos traqueais garantem o transporte de água e nutrientes inorgânicos.
Os elementos traqueais garantem o transporte de água e nutrientes inorgânicos.

Leia mais: Anéis de crescimento: relação da ação do xilema com o surgimento desses anéis em plantas

Floema

Diferentemente do xilema, as células do tecido floemático apresentam protoplasto vivo na maturidade. O floema, também chamado de líber, tem dois tipos de células condutoras, conhecidas como elementos crivados: as células crivadas e os elementos do tubo crivado. O nome desses tipos está ligado à presença de pequenos poros conhecidos como crivos. Os conjuntos de crivos são chamados de áreas crivadas.

Nas células crivadas são encontrados poros de pequena dimensão, e as áreas crivadas estão localizadas principalmente nas extremidades dessas células. As células crivadas são consideradas menos especializadas que os elementos de tubo crivado e ocorrem em pteridófitas e gimnospermas.

Nos elementos do tubo crivado, os poros apresentam-se relativamente maiores que nas células crivadas. As áreas crivadas com poros maiores recebem o nome de placa crivada, que, geralmente, ocorre nas extremidades dos elementos dos tubos crivados. Essas células condutoras são encontradas apenas nas angiospermas.

Observe os tipos celulares observados no floema.
Observe os tipos celulares observados no floema.

Os elementos do tubo crivado estão sempre intimamente associados a células parenquimáticas, que recebem o nome de células companheiras. Acredita-se que estas atuam coordenando atividades dos elementos do tubo crivado. Quando uma delas morre, a outra também para de funcionar.

Nas gimnospermas, também ocorrem células parenquimáticas associadas a células crivadas. A primeiras, denominadas de células albuminosas, aparentemente desempenham as mesmas funções das células companheiras.

Assim como o xilema, o floema apresenta diversos tipos celulares e é, portanto, um tecido complexo. Células parenquimáticas, fibras e esclereides são encontradas nesse tecido.

  • Floema primário e floema secundário

O floema primário é encontrado em plantas em crescimento primário e é originado da atividade do procâmbio. Já o floema secundário, encontrado em plantas em crescimento secundário, é originado da ação do câmbio vascular. Assim como o xilema secundário, o floema secundário diferencia-se do primário por organizar-se nos sistemas radial e axial.

Acesse também: Citologia – a área da biologia que estuda a estrutura das células

Disposição do xilema e floema na planta

Os tecidos condutores ocorrem em praticamente todos os órgãos do vegetal, formando uma espécie de sistema contínuo que percorre toda a planta. Na raiz, o floema encontra-se alternado com o xilema. No caule, normalmente, o floema está na posição mais externa em relação ao xilema. Já nas folhas, o floema é encontrado voltado para a face abaxial.

 A forma como os feixes vasculares estão dispostos no caule ajuda a diferenciar uma monocotiledônea de uma eudicotiledônea.
A forma como os feixes vasculares estão dispostos no caule ajuda a diferenciar uma monocotiledônea de uma eudicotiledônea.

Uma característica importante que permite diferenciar o caule de uma monocotiledônea de uma eudicotiledônea diz respeito à disposição dos feixes vasculares (xilema e floema). Nas monocotiledôneas, os feixes estão dispostos aleatoriamente no parênquima. Já nas eudicotiledôneas, os feixes estão distribuídos em anel.

Saiba mais: Reino Plantae - conheça a classificação dos vegetais

Exercícios sobre xilema e floema

Veja a seguir duas questões sobre o tema xilema e floema:

Questão 1

(IF-Sudeste-MG) Xilema e floema são os tecidos responsáveis pelo transporte de substâncias nos vegetais. Analise as afirmações sobre esses tecidos e assinale a alternativa correta.

a) Insetos que parasitam folhas sugam alimento diretamente do xilema.

b) Plantas hemiparasitas sugam seiva elaborada do xilema.

c) Xilema é o tecido responsável pelo transporte de seiva elaborada da folha até a raiz.

d) Floema é o tecido responsável pelo transporte de seiva bruta da folha até a raiz.

e) Plantas holoparasitas sugam seiva elaborada do floema.


Resolução da questão 1: letra e. Uma planta holoparasita consegue todos os nutrientes necessários para sua sobrevivência da planta hospedeira. Como o floema é responsável por transportar substâncias orgânicas, essas plantas retiram seus nutrientes desse tecido.

Questão 2

(UFJF) A clorose variegada das laranjeiras, conhecida como amarelinho, é causada por uma bactéria que, depois de instalada, multiplica-se e obstrui o tecido responsável por levar água e nutrientes das raízes para a parte aérea da planta. Entre os sintomas da doença, está a diminuição do tamanho dos frutos, tornando-os inviáveis para o consumo. Assinale a alternativa que apresenta o tecido obstruído pela bactéria.

a) Parênquima aquífero

b) Parênquima clorofiliano

c) Colênquima

d) Xilema

e) Floema


Resolução da questão 2: letra d. Como a bactéria obstrui o tecido responsável pelo transporte de água e nutrientes da raiz à parte aérea, a questão refere-se ao tecido de condução chamado xilema.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Xilema e Floema"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/xilema-floema.htm. Acesso em 17 de setembro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

O xilema e floema são dois tecidos de condução encontrados em grande parte dos grupos de plantas. Marque a alternativa que indica corretamente um grupo avascular, ou seja, que não possui vasos condutores.

a) Briófitas.

b) Pteridófitas.

c) Gimnospermas.

d) Angiospermas.

Questão 2

O xilema é considerado um tecido complexo, pois é formado por diferentes tipos celulares. São tipos celulares exclusivos desse tecido:

a) fibras e células parenquimáticas.

b) traqueides e elementos do tubo crivado.

c) traqueides e elementos de vaso.

d) elementos do tubo crivado e células crivadas.

e) células crivadas e traqueides.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola