UOL - O melhor conteúdo

Parede celular

A parede celular é uma estrutura que se localiza externamente à membrana plasmática e que, entre outras funções, garante a forma da célula.

A célula vegetal apresenta uma parede celular rica em celulose
A célula vegetal apresenta uma parede celular rica em celulose
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x
PUBLICIDADE

A parede celular é um envoltório extracelular presente em todos os vegetais e algumas bactérias, fungos e protozoários. Sua composição varia conforme o hábito de cada organismo perante os processos evolutivos e adaptativos.

Essa estrutura impossibilita alterações morfológicas dos organismos, em razão de seu caráter semirrígido, ou seja, as células não conseguem alterar a forma em consequência do impedimento espacial limitado pela rigidez da parede celular.

Diferenças na composição das paredes celulares

Nas plantas, a parede celular é composta basicamente pelo polissacarídeo celulose, que forma a parede celulósica. Na maioria dos fungos, a parede é formada por quitina, podendo apresentar celulose.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Alguns protistas secretam substâncias que, associadas a minerais silicatos (sílica), constituem rudimentares ou elaboradas paredes celulares, também denominadas de exoesqueleto. Já as bactérias e cianobactérias apresentam parede celular formada por peptídoglicano (açúcares ligados a aminoácidos).

As bactérias também possuem parede celular, que é composta basicamente por peptidioglicanos
As bactérias também possuem parede celular, que é composta basicamente por peptidioglicanos

Formação da parede celular dos vegetais

Sua formação nas células vegetais tem início com a deposição de uma fina camada elástica de celulose primária, permitindo nesse estágio o crescimento da célula. Depois de cessado esse crescimento, a parede recebe novas camadas de celulose e outras substâncias (suberina e lignina), o que confere maior resistência e resulta na parede secundária.

Para permitir o intercâmbio, troca de substâncias entre células adjacentes, existem pontes citoplasmáticas (falhas) ao longo da superfície da parede chamadas de plasmodesmos.

A função primordial dessa estrutura é conferir resistência e proteção celular, impedindo a lise osmótica em meio hipotônico.
 

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca. "Parede celular"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/parede-celular.htm. Acesso em 13 de abril de 2025.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

A parede celular é uma estrutura bastante característica das células vegetais, depositada externamente à membrana plasmática. Entre as funções apresentadas a seguir, marque aquela que não pode ser atribuída à parede:

a) Responsável pela rigidez e forma da célula.

b) Protege a célula contra micro-organismos.

c) Participa da manutenção do pH da célula.

d) Impede que a célula se rompa quando ocorre a entrada de água para seu interior.

e) Protege a célula contra agressões físicas e químicas.

Exercício 2

As células dos tecidos vegetais ligam-se umas às outras por meio de uma estrutura formada principalmente por substâncias pécticas que é denominada de:

a) parede celular primária.

b) parede celular secundária.

c) lamela média.

d) membrana plasmática.

e) retículo endoplasmático.

Exercício 3

A parede secundária, que não é observada em todas as células vegetais, apresenta como função principal garantir a sustentação do vegetal. Diferentemente da parede primária, ela inicia a sua deposição:

a) durante a divisão celular.

b) durante a fase de crescimento.

c) durante a meiose.

d) durante a mitose.

e) após a fase de crescimento celular.

Exercício 4

É comum observarmos, na parede secundária, a formação de três camadas distintas: S1, S2 e S3. A diferenciação de cada camada deve-se ao fato de que:

a) cada uma apresenta uma composição diferenciada.

b) cada uma possui teores diferentes de água.

c) cada uma possui uma orientação diferenciada das microfibrilas de celulose.

d) cada uma possui uma quantidade diferente de pectina.