Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Parede celular

A parede celular é uma estrutura que se localiza externamente à membrana plasmática e que, entre outras funções, garante a forma da célula.

A célula vegetal apresenta uma parede celular rica em celulose
A célula vegetal apresenta uma parede celular rica em celulose
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A parede celular é um envoltório extracelular presente em todos os vegetais e algumas bactérias, fungos e protozoários. Sua composição varia conforme o hábito de cada organismo perante os processos evolutivos e adaptativos.

Essa estrutura impossibilita alterações morfológicas dos organismos, em razão de seu caráter semirrígido, ou seja, as células não conseguem alterar a forma em consequência do impedimento espacial limitado pela rigidez da parede celular.

Diferenças na composição das paredes celulares

Nas plantas, a parede celular é composta basicamente pelo polissacarídeo celulose, que forma a parede celulósica. Na maioria dos fungos, a parede é formada por quitina, podendo apresentar celulose.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Alguns protistas secretam substâncias que, associadas a minerais silicatos (sílica), constituem rudimentares ou elaboradas paredes celulares, também denominadas de exoesqueleto. Já as bactérias e cianobactérias apresentam parede celular formada por peptídoglicano (açúcares ligados a aminoácidos).

As bactérias também possuem parede celular, que é composta basicamente por peptidioglicanos
As bactérias também possuem parede celular, que é composta basicamente por peptidioglicanos

Formação da parede celular dos vegetais

Sua formação nas células vegetais tem início com a deposição de uma fina camada elástica de celulose primária, permitindo nesse estágio o crescimento da célula. Depois de cessado esse crescimento, a parede recebe novas camadas de celulose e outras substâncias (suberina e lignina), o que confere maior resistência e resulta na parede secundária.

Para permitir o intercâmbio, troca de substâncias entre células adjacentes, existem pontes citoplasmáticas (falhas) ao longo da superfície da parede chamadas de plasmodesmos.

A função primordial dessa estrutura é conferir resistência e proteção celular, impedindo a lise osmótica em meio hipotônico.
 

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca. "Parede celular"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/parede-celular.htm. Acesso em 21 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

A parede celular é uma estrutura bastante característica das células vegetais, depositada externamente à membrana plasmática. Entre as funções apresentadas a seguir, marque aquela que não pode ser atribuída à parede:

a) Responsável pela rigidez e forma da célula.

b) Protege a célula contra micro-organismos.

c) Participa da manutenção do pH da célula.

d) Impede que a célula se rompa quando ocorre a entrada de água para seu interior.

e) Protege a célula contra agressões físicas e químicas.

Exercício 2

As células dos tecidos vegetais ligam-se umas às outras por meio de uma estrutura formada principalmente por substâncias pécticas que é denominada de:

a) parede celular primária.

b) parede celular secundária.

c) lamela média.

d) membrana plasmática.

e) retículo endoplasmático.