close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Adenovírus

Adenovírus são vírus de DNA que estão relacionados com o desenvolvimento de problemas como infecções respiratórias, gastroenterite e conjuntivite.

Representação em 3D de adenovírus.
Os adenovírus possuem simetria icosaédrica e um genoma de DNA de fita dupla.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Adenovírus são vírus pertencentes à família Adenoviridae. Eles são capazes de afetar diferentes animais, inclusive os seres humanos. Em humanos, podem provocar infecções respiratórias, gastrointestinais, urinárias e oculares. São um dos vírus responsáveis por provocar o resfriado comum.

Em geral, as doenças provocadas por adenovírus são leves, e as pessoas se recuperam sozinhas, sem que sejam observadas maiores complicações. Casos graves, no entanto, podem surgir. Não há tratamento específico para doenças provocadas por adenovírus.

Confira nosso podcast: Estrutura do vírus

Tópicos deste artigo

O que é adenovírus?

Adenovírus são um grupo de vírus pertencentes à família Adenoviridae, os quais já foram isolados em uma grande quantidade de animais vertebrados, como mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes.

Os tipos humanos dos adenovírus destacam-se por serem vírus não envelopados, com simetria icosaédrica e genoma de DNA de fita dupla. Existem diferentes sorotipos, sendo alguns mais virulentos que outros.

Os adenovírus foram isolados pela primeira vez em 1953 pelo virologista Rowe e seus colaboradores, enquanto tentavam determinar o agente causador de uma infecção respiratória aguda. Na ocasião, os autores observaram e descreveram um agente que provocava degeneração espontânea em células derivadas de tecido da adenoide humana.

No ano de 1954, Hillerman e Werner perceberam a presença de um agente similar ao estudarem uma epidemia de doença respiratória em recrutas das forças armadas. Em 1956, Enders e colaboradores passaram a chamar esse agente de adenovírus.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que os adenovírus podem provocar?

Os adenovírus são responsáveis por acometer, principalmente, crianças e adultos imunocomprometidos. Nesse último grupo, as doenças costumam se apresentar de maneira mais grave, uma vez que o sistema imunológico do indivíduo não é capaz de combater adequadamente a infecção.

Esses vírus estão relacionados com diferentes problemas de saúde, incluindo:

  • infecção aguda do trato respiratório;

  • cistite hemorrágica;

  • diarreia em crianças;

  • conjuntivite;

  • meningoencefalite;

  • falência hepática em imunocomprometidos;

  • pneumonias fatais em neonatos (recém-nascidos que ainda não têm um mês de vida).

Qual a relação dos adenovírus com o resfriado comum?

Os adenovírus, como salientado anteriormente, podem provocar infecções respiratórias, sendo um dos vírus responsáveis por desencadear o resfriado comum. Além dos adenovírus, coronavírus e rinovírus também podem provocar a doença.

Pacientes com resfriado comum apresentam sintomas como coriza, obstrução nasal, tosse, espirros e dor de garganta. Não há tratamento específico para o resfriado, sendo recomendado repouso, hidratação e higiene nasal. Em caso de febre, o uso de antitérmicos pode ser recomendado.

Qual a relação dos adenovírus com a hepatite sem causa conhecida em crianças?

Os adenovírus foram apontados como possíveis causadores de um surto de hepatite em crianças no ano de 2022. Até maio desse mesmo ano, ainda não havia sido confirmado se o adenovírus era realmente o responsável pelo problema, entretanto, essa era uma das principais hipóteses. Apesar de os adenovírus não serem responsáveis por provocar hepatites com frequência, essa é uma complicação rara já conhecida.

Outras linhas de pesquisa relacionam o surto de hepatite com o SARS-CoV-2, o vírus causador da covid-19. Vale salientar ainda que a vacina contra a covid-19 não está relacionada com o problema, uma vez que a maioria das crianças com hepatite não tinham sido vacinadas.

Saiba mais: Rotavírus — o vírus que causa uma infecção que pode causar desidratação intensa e até mesmo morte

Quais são os sintomas das infecções por adenovírus?

A maioria das infecções por adenovírus é assintomática, ou seja, não provoca sintomas no indivíduo. No entanto, em determinadas situações, sintomas podem ser identificados. Nas infecções respiratórias, pode haver tosse, coriza, dores de cabeça e de garganta.

Quadros intestinais, por sua vez, podem levar ao desenvolvimento de dor de barriga, vômitos e diarreia. Já as conjuntivites provocadas por adenovírus podem provocar lacrimejamento, vermelhidão nos olhos e fotofobia

Como ocorre a transmissão dos adenovírus?

A transmissão dos adenovírus acontece de diferentes formas, podendo ocorrer por meio de contato direto com o indivíduo infectado, aerossóis ou via fecal-oral. Assim sendo, doenças causadas por adenovírus podem ser prevenidas com a adoção de medidas simples, como lavar sempre as mãos e evitar contato próximo com pessoas doentes. É importante também cobrir a boca e o nariz sempre que tossir ou espirrar, de modo a evitar a transmissão da doença para outras pessoas.

Existe tratamento para infecções provocadas por adenovírus?

Até o momento, não existem tratamentos específicos para tratar as infecções causadas por adenovírus, sendo observada, normalmente, a cura espontânea do paciente. Em geral, nesses casos recomenda-se repouso e hidratação.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Adenovírus"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/adenovirus.htm. Acesso em 21 de maio de 2022.

De estudante para estudante


O que pode cair no Enem 2022 em Ciências da Natureza?

Por Thiago Cabral
Responder
Ver respostas

Estude agora


O que é social-democracia?

A social-democracia é um modelo político presente em todos os continentes do mundo. Quer saber mais? Não perca esta...

Verbos difíceis de conjugar: gerir, frigir, prover e requerer

Alguns verbos são difíceis de conjugar, pois apresentam certas irregularidades e particularidades nesse processo....