Topo
pesquisar

Cistite

Doenças e patologias

Cistite, doença mais frequente nas mulheres
Cistite, doença mais frequente nas mulheres
PUBLICIDADE

Cistite é uma doença ocasionada por infecção e/ou inflamação da bexiga. É causada pela bactéria Escherichia coli. Estão expostos à cistite homens, mulheres e crianças.

As mulheres são as vítimas mais frequentes em decorrência de suas características anatômicas femininas, pois o canal urinário feminino é mais curto e próximo ao ânus, onde se encontra a bactéria, sendo assim penetra com maior facilidade na vagina, atingindo a uretra e a bexiga, lugares propícios para se multiplicar. Pode ser causada também pelo atrito do pênis com a uretra durante o ato sexual.

Os sintomas são: vontade constante de urinar, ardência durante a micção, dores na bexiga, nas costas e no baixo-ventre, mau cheiro e sangue na urina, febre.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O diagnóstico é feito através de exame de urina tipo I, urocultura com antibiograma.

O tratamento da cistite é feito à base de antibióticos.

Algumas medidas podem ser tomadas para evitar a cistite, como: beber muita água, urinar com frequência, evitar roupas íntimas muito justas, intensificar os cuidados com a higiene pessoal.

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.

Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

Doenças - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Cistite"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/doencas/cistite.htm>. Acesso em 18 de outubro de 2018.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola