Topo
pesquisar

Celulose

Química

A celulose é um polímero natural formado pela união de moléculas de β-glicose e é o principal constituinte da parede celular dos vegetais.
As fibras de algodão contam com 98% de celulose em sua constituição
As fibras de algodão contam com 98% de celulose em sua constituição
PUBLICIDADE

 As plantas realizam reações de fotossíntese, em que a água, o gás carbônico e a energia do sol retida pela clorofila produzem oxigênio e glicose, que é um carboidrato classificado como monossacarídeo:

6 CO2(g) + 6 H2O(ℓ) + luz solar 1 C6H12O6(aq) + 6 O2(g)

As moléculas de glicose combinam-se formando polissacarídeos, que são polímeros de condensação naturais. Quando essa união ocorre por unidades de β-glicose, há a formação da celulose:

A celulose é formada pela condensação de um grande número de moléculas de glicose

Cada molécula de celulose é formada por 10 000 ou mais unidades de β-glicose

A celulose é um polímero natural

A celulose constitui a parede celular de todas as plantas, sendo um reforço externo das células vegetais. A ligação β faz com que esse polissacarídeo tenha uma estrutura bem rígida. Diferentemente do amido e do glicogênio que são polissacarídeos formados pela união de moléculas de α-glicose.

Por essa razão, os seres humanos não conseguem digerir a celulose ingerida. Alguns animais, como os ruminantes, o que inclui o veado e o boi, conseguem digerir a celulose porque possuem bactérias em seus tratos digestivos que produzem enzimas capazes de metabolizar esse polímero. O cupim também é capaz disso porque ele possui protozoários que produzem as enzimas que realizam esse trabalho.

No entanto, mesmo não conseguindo metabolizar a celulose, a ingestão dessas fibras, por meio de saladas de folhas verdes, por exemplo, é importante para a dieta diária do ser humano, porque a celulose serve de meio de desenvolvimento de bactérias benéficas e também ajuda no bom funcionamento do intestino e excreção das fezes, estimulando a produção de saliva e suco gástrico.

A planta que mais possui celulose é o algodoeiro (Gossypium sp.), com 98% em massa, sendo usado pela indústria na produção de tecidos e materiais de higiene pessoal e de estética, tais como rolos de algodão e cotonetes. A madeira possui 50% de celulose que é usada principalmente na produção de papel.

A celulose presente na madeira é usada para se produzir papel


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Celulose"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/celulose.htm>. Acesso em 22 de novembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA