Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é plasma sanguíneo?

O que é Biologia?

Entender o que é o plasma sanguíneo ajuda-nos a compreender melhor o funcionamento do organismo e o papel do sangue na manutenção da nossa saúde.
PUBLICIDADE

O plasma sanguíneo é um dos componentes do sangue e representa cerca de 55% do volume desse tecido. Ele corresponde à parte líquida e reúne os elementos celulares: hemácias ou eritrócitos, leucócitos e plaquetas.

Quais são os componentes do plasma sanguíneo?

Ele apresenta cor amarelada e é composto principalmente de água (cerca de 90%), sendo o restante constituído por substâncias dissolvidas, como proteínas, fatores de coagulação, sais, lipídios, hormônios e vitaminas.

Sem dúvidas, as proteínas são um dos principais componentes do plasma e estão relacionadas com diversos processos importantes para o organismo. A albumina é a proteína em maior quantidade e está relacionada com o equilíbrio osmótico. Os anticorpos também estão presentes, mas em menor quantidade, e estão relacionados com a defesa do organismo. Existe ainda o fibrinogênio, que é uma proteína que atua no processo de coagulação sanguínea.

Qual é a função do plasma?

A principal função do plasma é garantir o transporte de substâncias pelo corpo, tais como nutrientes e gases. O gás carbônico proveniente da respiração celular, por exemplo, é transportado principalmente dissolvido no plasma, que garante seu transporte até o pulmão para sua posterior eliminação. Por transportar anticorpos, o plasma também participa ativamente da defesa do organismo. Além disso, auxilia na coagulação, uma vez que transporta substâncias importantes para que o processo ocorra.

Vale frisar também que o plasma garante a movimentação dos elementos celulares do sangue. Assim sendo, garante que esses elementos consigam desempenhar seu papel no organismo.

Qual é a diferença entre plasma e soro?

Enquanto o plasma sanguíneo apresenta fibrinogênio, que está relacionado com o processo de coagulação, no soro, essa proteína está ausente. Na realização de exames de sangue, é necessário separar os elementos celulares do plasma. Por intermédio da centrifugação, é possível realizar essa separação e obter o soro. Durante esse processo, que é feito sem uso de anticoagulante, o fibrinogênio é consumido, formando um coágulo e separando a parte líquida (soro). Assim sendo, o soro nada mais é do que o plasma sem fibrinogênio.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. "O que é plasma sanguíneo?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-plasma-sanguineo.htm>. Acesso em 29 de marco de 2017.

Representação esquemática de três anticorpos
Biologia Anticorpos
As plaquetas atuam na regeneração de tecidos lesionados
Biologia Plaquetas
As hemácias são os glóbulos mais representativos em nosso sangue
Biologia Sangue
Como o sangue não pode ser sintetizado nem  vendido, sua doação é muito importante
Saúde e Bem-estar Doação de Sangue
Observe as características de cada tipo de leucócito
Biologia Leucócitos
As hemácias são células sanguíneas que apresentam formato bicôncavo
Biologia Hemácias
Dom Pedro II foi o segundo e último imperador brasileiro. Foi afastado do poder em 1889
História do Brasil Dom Pedro II
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA