Topo
pesquisar

Encceja - Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos

Educação

Criado em 2002, o Encceja dá oportunidade para jovens e adultos conseguirem o certificado de Ensino Fundamental e Médio.
PUBLICIDADE

O Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para obtenção dos certificados do Ensino fundamental e Médio.

Criado em 2002, o Encceja surgiu como uma ferramenta de avaliação de participantes que não estavam frequentando regularmente as escolas e pretendiam obter o certificado.

O Inep transferiu a certificação do Ensino Médio para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009, tendo o mesmo critério de idade e exigindo do participante nota superior a 450 pontos em cada prova objetiva e 500 na redação. Para certificação do ensino médio, o Encceja ficou restrito a brasileiros no exterior.

Em 2017, o Ministério da Educação (MEC) decidiu adotar novamente o Encceja para a certificação do ensino médio. O motivo é que o Enem tornou-se uma porta de entrada para a universidade, não sendo o melhor meio de avaliar os conhecimentos dos participantes que desejam concluir a educação básica.

Quem pode participar do Encceja?

Para obter a certificação do ensino fundamental, é preciso ter pelo menos 15 anos. Já para o ensino médio, o participante deve ter no mínimo 18 anos.

Como faço a inscrição no Encceja?

As inscrições do Encceja são feitas pela página oficial do exame, sendo a participação totalmente gratuita. O Inep costuma abrir inscrições para o exame no mês de agosto e as provas são realizadas em outubro. 

Para as provas aplicadas no Brasil, o estudante precisa ter em mãos o número do CPF e do Documento de Identidade. Para quem mora no exterior, é necessário CPF e número do passaporte.

Pessoas privadas de liberdade ou em medidas socioeducativas precisam de um responsável pedagógico para que a inscrição no Encceja seja feita. Todos os inscritos têm que responder ao Questionário Socioeconômico (QSE) para concluir o cadastro no Encceja.

Como são as provas do Encceja?

O Encceja avalia o conhecimento escolar dos participantes, mas também leva em consideração sua relação com a família, comunidade e trabalho, se for o caso. As provas são aplicadas em um único dia, nos turnos da manhã e da tarde.

A parte de avaliação do conhecimento sobre as disciplinas é feita por meio de provas aplicadas pelo Inep. O Encceja é composto por 30 questões objetivas em cada turno e uma redação, independentemente do nível para o qual é a certificação. O que muda nos testes é a divisão das disciplinas e o conteúdo abordado.

ENSINO FUNDAMENTAL

MATUTINO Ciências Naturais, História e Geografia  30 QUESTÕES 
VESPERTINO Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Matemática e Redação

30 QUESTÕES

 

ENSINO MÉDIO

MATUTINO Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias  30 QUESTÕES 
VESPERTINO Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação e Matemática e suas Tecnologias  30 QUESTÕES 


A redação tem a pontuação tradicional de 0 a 10, sendo necessária uma média de 5 pontos para que o participante seja aprovado.O certificado é concedido ao candidato que consegue pontuação mínima de 100 pontos em cada prova objetiva, sendo a nota máxima de 200 pontos em cada área. 

Onde pego meu certificado do Encceja?

Quem fizer o Encceja no Brasil deve procurar a Secretaria de Educação da sua cidade e instituições de ensino conveniadas ao Inep. Privados de liberdade terão acesso ao certificado por meio de seus responsáveis pedagógicos. Já para quem mora no exterior, o Inep envia o documento ao Ministério das Relações Exteriores, o qual encaminha para embaixadas e consulados do Brasil nos países que recebem o exame.

O estudante que fizer o Encceja e não conseguir a pontuação mínima em cada prova objetiva e redação tem a opção de pedir a Declaração de Proficiência. Basta levar o número de inscrição e as notas do exame às Secretarias, para quem está no Brasil, ou órgãos responsáveis no exterior para que um documento seja emitido e essa disciplina não tenha que ser feita novamente no próximo Encceja.

Mais informações sobre o Encceja podem ser acessadas no site oficial. Estudantes que moram em outros países podem procurar também os Consulados Gerais do Brasil.

Por Lorraine Vilela
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CAMPOS, Lorraine Vilela. "Encceja - Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/educacao/encceja-exame-nacional-para-certificacao-competencias-jovens-adultos.htm>. Acesso em 27 de julho de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA