Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Encceja Exterior 2018

Brasileiros que moram no exterior podem concluir o ensino fundamental e médio pelo Encceja

Encceja Exterior 2018 será aplicado para brasileiros que estão em mais de dez países
Encceja Exterior 2018 será aplicado para brasileiros que estão em mais de dez países
Crédito da Imagem: encceja exterior
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Brasileiros que moram em outros países e não concluíram os ensinos fundamental ou médio nas idades regulares podem obter a certificação oficial por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos Residentes no Exterior (Encceja Exterior) 2018. 

O Encceja Exterior 2018 será aplicado em duas modalidades: comunidade em geral e participantes privados de liberdade (PPL). A prova é uma vertente do Encceja Nacional, exame utilizado para a certificação de jovens e adultos que moram no Brasil. Saiba tudo sobre o Encceja aqui.

Tópicos deste artigo


Quando abrem as inscrições para o Encceja Exterior 2018?

As inscrições para o Encceja Exterior 2018 foram abertas em 25 de junho e serão recebidas até 9 de julho, gratuitamente, somente pela internet. A organização é uma parceria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o Ministério das Relações Exteriores.

Datas do Encceja Exterior 2018

Inscrições: 25 de junho a 9 de julho
Provas Encceja Exterior normal: 16 de setembro
Provas Encceja Exterior Privados de Liberdade: 17 a 28 de setembro


Quem pode participar do Encceja Exterior?

O Encceja Exterior 2018 para o ensino fundamental é destinado aos brasileiros com 15 anos ou mais que moram em outro país e não concluíram o ensino fundamental. 

Já o Encceja Exterior 2018 para o ensino médio é voltado para os brasileiros que tenham 18 anos ou mais e não concluíram o terceiro ano regularmente e estão morando em outro país. 


Como se inscrever no Encceja Exterior?

As inscrições para o Encceja Exterior 2018 serão feitas pela internet. O participante que se encaixar nos critérios do Encceja deverá informar o número do CPF próprio e o número do passaporte. 

Os Participantes Privados de Liberdade (PLL) serão inscritos pelos responsáveis nos Consulados-Gerais de Tóquio, Caiena e Istambul. 

Os brasileiros que precisarem de atendimento especial deverão informar tal dado na inscrição. É necessário ter os documentos comprobatórios. O atendimento se divide em especializado (necessidade de prova ampliada ou superampliada, sala acessível para pessoas com deficiência e outros) e específico (gestantes, lactantes e idosos).


Onde será o Encceja Exterior 2018?

O Encceja Exterior 2018 traz três novas localidades em sua aplicação: Roma e Barcelona, para a comunidade em geral, enquanto Istambul receberá pela primeira vez as provas para os privados de liberdade. Confira abaixo os países que recebem o exame:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Encceja Exterior 2018

  • Bélgica: Bruxelas
  • Espanha: Madri e Barcelona
  • Estados Unidos: Boston, Nova Iorque e Miami
  • França: Paris
  • Guiana Francesa: Caiena
  • Holanda: Roterdã
  • Itália: Roma
  • Japão: Tóquio, Nagoia, Hamamatsu
  • Portugal: Lisboa
  • Suriname: Paramaribo


​​​​​​​Encceja Exterior PPL 2018

  • Guiana Francesa: Caiena
  • Japão: Tóquio
  • Turquia: Istambul


Quando e como será o Encceja Exterior?

As provas do Encceja Exterior 2018 para a comunidade em geral serão aplicadas em 16 de setembro. Já os PPL terão o exame entre os dias 17 e 28 seguintes

Cada nível do Encceja tem quatro provas objetivas, sendo cada uma delas composta por 30 questões objetivas. Além disso, todos participam da redação. 

Ensino Fundamental

=> Manhã (8h às 12h - horário local)

  • Ciências Naturais
  • Matemática
     

=> Tarde (14h às 19h - horário local)

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação
  • História e Geografia
     

Ensino Médio

=> Manhã (8h às 12h - horário local) 

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
     

=> Tarde (14h às 19h - horário local): 

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.
     

Como estudar para o Encceja?

O Inep disponibiliza no site do Encceja o material para os participantes estudarem para as provas. O material é gratuito e baseado na Matriz de Competências e Habilidades estabelecidas pela Lei que rege os ensinos fundamental e médio no Brasil. Os participantes também podem acessar provas anteriores para conhecer o Encceja. 


Como saber se passei no Encceja?

Para obter a aprovação no Encceja Exterior 2018, o participante precisa conseguir pelo menos 100 pontos em cada área do exame e nota mínima de cinco pontos na redação. 

O participante que não tiver toda pontuação, mas conseguir a nota em uma ou mais áreas, pode pedir a declaração de proficiência e excluir essa(s) área(s) no próximo Encceja. 

O certificado de conclusão e a declaração de proficiência do Encceja Exterior 2018 serão emitidos pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), no Distrito Federal, e pelo Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. 

A data de resultado ainda não foi informada pelo Inep. Todas as regras do Encceja Exterior 2018 podem ser consultadas em seu edital oficial.

Por Lorraine Vilela
Jornalista do Brasil Escola

Escritor do artigo
Escrito por: Lorraine Vilela Campos Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CAMPOS, Lorraine Vilela. "Encceja Exterior 2018"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao/encceja-exterior-2018.htm. Acesso em 20 de abril de 2024.

De estudante para estudante