Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Tire suas dúvidas sobre o Encceja

Exame permite que estudantes que não completaram seus estudos obtenham seu certificado

Estudante negro, alto e com óculos pensando. Na imagem, está escrito: Tire suas dúvidas sobre o Encceja
Provas do Encceja costumam ser aplicadas em agosto
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O que é o Encceja? Quem pode participar? Como são as provas? Quando é emitido o certificado do Encceja? Estas são as principais dúvidas dos estudantes em relação ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

O Encceja foi criado em 2002 pelo Ministério da Educação (MEC) para possibilitar que estudantes que não completaram os ensinos fundamental e médio concluam seus estudos e obtenham seu certificado.

A aplicação do Encceja é coordenada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao MEC. Segundo o Instituto, o Encceja tem vários objetivos, sendo um deles possibilitar ao estudante que ele continue sua formação e se insira no mundo do trabalho.

Tópicos deste artigo

Tire suas dúvidas sobre o Encceja

1) Quem pode participar do Encceja?

O Encceja se divide em ensino fundamental e ensino médio. Cada nível de certificação tem uma idade mínima para que o candidato possa participar. Confira:

  • Ensino fundamental: pessoas com 15 anos ou mais no momento da prova 

  • Ensino médio: pessoas com 18 anos ou mais no dia da prova 

2) Como fazer a inscrição no Encceja?

O cadastro é gratuito e feito exclusivamente pela internet, no site do Encceja.

É necessário informar CPF e documento de identidade para a realizar a inscrição no Encceja. É importante preencher sempre com dados atualizados (telefone, e-mail) para que o Inep entre em contato caso seja necessário. 

3) Quando são realizadas as provas do Encceja?

Normalmente, as provas do Encceja são realizadas no mês de agosto. O exame é aplicado nos dois turnos, sendo das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30.

4) Onde são realizadas as provas do Encceja?

As provas do Encceja são feitas em vários municípios de todos os estados brasileiros e no Distrito Federal (DF).

5) Como são as provas do Encceja?

As provas são compostas por questões objetivas sobre as diferentes áreas do conhecimento (ou disciplinas) e uma redação. 

As disciplinas mudam de acordo com o nível de ensino (fundamental ou médio) e as provas são distribuídas pelos dois turnos. Veja a divisão:

ENSINO FUNDAMENTAL

MATUTINO Ciências Naturais e Matemática  60 QUESTÕES (30 cada)
VESPERTINO Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia

60 QUESTÕES (30 cada)

 

ENSINO MÉDIO

MATUTINO Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias 60 QUESTÕES (30 cada)
VESPERTINO Redação; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias 60 QUESTÕES (30 cada)

 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

6) Como é a redação do Encceja?

A redação do Encceja deve ser feita no formato de um texto dissertativo-argumentativo. Os candidatos devem escrever a redação de acordo com uma proposta de tema apresentada.

O Encceja cobra temas variados na redação. Já caíram, por exemplo, assuntos voltados a trabalho, aos idosos, à tecnologia e outros.

Veja os temas que já caíram na redação do Encceja

7) Como pegar o diploma do Encceja?

O certificado do Encceja (ou declaração de proficiência) deverá ser solicitado nas Secretarias de Educação e institutos federais conveniados ao Inep. O candidato terá que comparecer ao local e informar número de inscrição no exame e apresentar os documentos pessoais. 

8) O que cai no Encceja?

Caem no Encceja os conteúdos das quatro áreas de conhecimento do Ensino Fundamental ou do Ensino Superior, ou seja, conforme o nível de ensino que o candidato será avaliado. É importante destacar que cada uma dessas áreas de conhecimento conta com uma competência regular.

Por exemplo: na prova da área de conhecimento “Ciências Naturais” do Encceja do Ensino Fundamental, existe a competência regular chamada Ciências. Já na área de conhecimento “Ciências da Natureza” do Encceja do Ensino Médio há três competências regulares: Química, Física e Biologia. 

Deve-se estudar para as prova do Encceja os conteúdos que constam nos materiais de estudo publicados pelo Inep. 

9) Onde acessar as provas anteriores do Encceja?

As provas anteriores do Encceja podem ser consultadas nesta página.   

Estude para o Encceja no Brasil Escola

No Brasil Escola, você encontra conteúdos de todas as disciplinas ministradas no Ensino Médio. Uma das formas de estudar para o Encceja é ler artigos de temas específicos de cada uma das matérias. Os textos são elaborados por professores.

Outra forma de estudar para o Encceja no Brasil Escola é enviar a sua redação para o Banco de Redações. Todos os meses há um tema específico. O texto é enviado pela internet e corrigido de forma gratuita.

Por fim, mais uma forma de se preparar para as provas do Encceja é resolver das provas antigas e verificar o índice de erros e acertos.

Escritor do artigo
Escrito por: Silvia Tancredi Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

TANCREDI, Silvia. "Tire suas dúvidas sobre o Encceja"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao/tire-suas-duvidas-sobre-o-encceja.htm. Acesso em 22 de maio de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas