Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Encceja 2019

As provas do Encceja 2019 foram realizadas no dia 25 de agosto. O resultado foi divulgado dia 6 de dezembro.

Crédito da Imagem: encceja
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Estudantes que não concluíram os ensinos fundamental ou médio dentro da idade prevista puderam conseguir o diploma por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019. O resultado do Encceja 2019 foi divulgado no dia 6 de dezembro para quem fez a prova no Brasil.

Tópicos deste artigo

Encceja 2019

Inscrições: 20 a 31 de maio
Cartão (l​​​​ocais de provas): 12 de agosto
Provas: 25 de agosto
Gabaritos: 4 de setembro
Resultado: 6 de dezembro

Leia: Encceja pode ser a oportunidade para novas perspectivas profissionais

Encceja Exterior 2019

Inscrições: 24 de junho a 5 de julho
Provas: 15 de setembro

Quem pode participar do Encceja 2019?

O Encceja 2019 se divide em ensino fundamental e ensino médio. Confira abaixo a idade mínima para cada nível:

  • Ensino fundamental: pessoas com mais de 15 anos no momento da inscrição
  • Ensino médio: pessoas com mais de 18 anos no momento da inscrição

O Encceja tem sua etapa nacional para a comunidade, o chamado Encceja Nacional; o exame para brasileiros que moram no exterior - Encceja Exterior; e as versões para pessoas privadas de liberdade (no Brasil ou no exterior) - Encceja PPL.

Como me inscrever no Encceja 2019?

O estudante teve que acessar o site do Encceja, de 20 a 31 de maio, e fazer sua inscrição com CPF e documento de identidade. É importante preencher o formulário com os dados atualizados para o caso de reenvio de senha. 

Os privados de liberdade serão inscritos pelos representantes pedagógicos das unidades socioeducativas ou prisionais. Já os brasileiros que moram no exterior farão a inscrição pelo site, na data que for estipulada pelo Inep, sendo necessário o número do passaporte para a participação. 

O que estudar para o Encceja 2019?

O Inep disponibiliza para os estudantes o conteúdo a ser estudado para o Encceja, baseado em questões reais do exame. O arquivo é online e gratuito e se divide pelas áreas de conhecimento adotadas para os ensinos fundamental e médio.

Confira aqui como estudar para o Encceja

Quando será o Encceja 2019?

O Encceja Nacional foi aplicado em 25 de agosto, nos dois turnos, em todo o Brasil. As provas do Encceja Exterior serão aplicadas em 15 de setembro, e as do Encceja PPL nos dias 8 e 9 de outubro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como são as provas do Encceja 2019?

O Encceja é dividido por provas com conteúdos sobre as diferentes áreas do conhecimento, sendo cada uma constituída de 30 questões objetivas. Além disso, todos os participantes precisam escrever uma redação em língua portuguesa. 

 

ENSINO FUNDAMENTAL

MATUTINO Ciências Naturais e Matemática  30 QUESTÕES 
VESPERTINO Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia             

30 QUESTÕES

            

 

ENSINO MÉDIO

MATUTINO Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias 30 QUESTÕES 
VESPERTINO Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias 30 QUESTÕES 

 

Como é a pontuação do Encceja?

Cada prova objetiva do Encceja tem pontuação de 0 a 200 pontos, sendo a média necessária para a aprovação de 100 pontos. Já a redação vai de 0 a 10 e a média para ser aprovado é de 5 pontos. O gabarito do Encceja Tradicional 2019 será divulgado até o dia 6 de setembro.

Preciso passar em todas as provas para ter o certificado?

Para ter o certificado do Encceja é preciso alcançar a pontuação mínima em todas as provas. No entanto, é possível pegar uma declaração de proficiência para as disciplinas em que a média for atingida. 

O participante que tem a declaração de proficiência nas provas em que alcançou a pontuação mínima só fará o próximo Encceja para ser aprovado nas demais disciplinas. 

Como pegar o certificado do Encceja 2019?

O certificado do Encceja Nacional é emitido pelas Secretarias de Educação e institutos federais conveniados ao Inep. O participante precisa procurar a Secretaria ou instituto localizado na cidade em que fez a prova, levando seus documentos pessoais e número de inscrição. A mesma medida vale para a declaração de proficiência. 

O certificado do Encceja Exterior é enviado ao Ministério das Relações Exteriores, o qual encaminha para embaixadas e consulados do Brasil nos países que recebem o exame.

Quando sai o resultado do Encceja 2019?

O resultado do Encceja 2019 (prova tradicional) foi divulgado no dia 6 de dezembro, tanto para ensino fundamental quanto para médio.

As demais modalidades do Encceja - PPL (nacional e exterior) e normal Exterior - terão seus resultados divulgados no início do próximo ano, tendo como base o que foi adotado nas edições passadas. 

Mais informações no site do Encceja e no Brasil Escola.

Por Lorraine Vilela
Jornalista

Escritor do artigo
Escrito por: Lorraine Vilela Campos Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CAMPOS, Lorraine Vilela. "Encceja 2019"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao/encceja-2019.htm. Acesso em 18 de abril de 2024.

De estudante para estudante