PUBLICIDADE
Estudantes que não concluíram os ensinos fundamental ou médio dentro da idade prevista puderam conseguir o diploma por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019. O resultado do Encceja 2019 foi divulgado no dia 6 de dezembro para quem fez a prova no Brasil.
Tópicos deste artigo
- 1 - Encceja 2019
- 2 - Como me inscrever no Encceja 2019?
- 3 - O que estudar para o Encceja 2019?
- 4 - Quando será o Encceja 2019?
- 5 - Como são as provas do Encceja 2019?
- 6 - Como é a pontuação do Encceja?
- 7 - Preciso passar em todas as provas para ter o certificado?
- 8 - Como pegar o certificado do Encceja 2019?
- 9 - Quando sai o resultado do Encceja 2019?
Encceja 2019
Inscrições: 20 a 31 de maio
Cartão (locais de provas): 12 de agosto
Provas: 25 de agosto
Gabaritos: 4 de setembro
Resultado: 6 de dezembro
Leia: Encceja pode ser a oportunidade para novas perspectivas profissionais
Encceja Exterior 2019
Inscrições: 24 de junho a 5 de julho
Provas: 15 de setembro
Quem pode participar do Encceja 2019?
O Encceja 2019 se divide em ensino fundamental e ensino médio. Confira abaixo a idade mínima para cada nível:
- Ensino fundamental: pessoas com mais de 15 anos no momento da inscrição
- Ensino médio: pessoas com mais de 18 anos no momento da inscrição
O Encceja tem sua etapa nacional para a comunidade, o chamado Encceja Nacional; o exame para brasileiros que moram no exterior - Encceja Exterior; e as versões para pessoas privadas de liberdade (no Brasil ou no exterior) - Encceja PPL.
Como me inscrever no Encceja 2019?
O estudante teve que acessar o site do Encceja, de 20 a 31 de maio, e fazer sua inscrição com CPF e documento de identidade. É importante preencher o formulário com os dados atualizados para o caso de reenvio de senha.
Os privados de liberdade serão inscritos pelos representantes pedagógicos das unidades socioeducativas ou prisionais. Já os brasileiros que moram no exterior farão a inscrição pelo site, na data que for estipulada pelo Inep, sendo necessário o número do passaporte para a participação.
O que estudar para o Encceja 2019?
O Inep disponibiliza para os estudantes o conteúdo a ser estudado para o Encceja, baseado em questões reais do exame. O arquivo é online e gratuito e se divide pelas áreas de conhecimento adotadas para os ensinos fundamental e médio.
Confira aqui como estudar para o Encceja
Quando será o Encceja 2019?
O Encceja Nacional foi aplicado em 25 de agosto, nos dois turnos, em todo o Brasil. As provas do Encceja Exterior serão aplicadas em 15 de setembro, e as do Encceja PPL nos dias 8 e 9 de outubro.
Como são as provas do Encceja 2019?
O Encceja é dividido por provas com conteúdos sobre as diferentes áreas do conhecimento, sendo cada uma constituída de 30 questões objetivas. Além disso, todos os participantes precisam escrever uma redação em língua portuguesa.
ENSINO FUNDAMENTAL
MATUTINO | Ciências Naturais e Matemática | 30 QUESTÕES |
VESPERTINO | Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia |
30 QUESTÕES |
ENSINO MÉDIO
MATUTINO | Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias | 30 QUESTÕES |
VESPERTINO | Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias | 30 QUESTÕES |
Como é a pontuação do Encceja?
Cada prova objetiva do Encceja tem pontuação de 0 a 200 pontos, sendo a média necessária para a aprovação de 100 pontos. Já a redação vai de 0 a 10 e a média para ser aprovado é de 5 pontos. O gabarito do Encceja Tradicional 2019 será divulgado até o dia 6 de setembro.
Preciso passar em todas as provas para ter o certificado?
Para ter o certificado do Encceja é preciso alcançar a pontuação mínima em todas as provas. No entanto, é possível pegar uma declaração de proficiência para as disciplinas em que a média for atingida.
O participante que tem a declaração de proficiência nas provas em que alcançou a pontuação mínima só fará o próximo Encceja para ser aprovado nas demais disciplinas.
Como pegar o certificado do Encceja 2019?
O certificado do Encceja Nacional é emitido pelas Secretarias de Educação e institutos federais conveniados ao Inep. O participante precisa procurar a Secretaria ou instituto localizado na cidade em que fez a prova, levando seus documentos pessoais e número de inscrição. A mesma medida vale para a declaração de proficiência.
O certificado do Encceja Exterior é enviado ao Ministério das Relações Exteriores, o qual encaminha para embaixadas e consulados do Brasil nos países que recebem o exame.
Quando sai o resultado do Encceja 2019?
O resultado do Encceja 2019 (prova tradicional) foi divulgado no dia 6 de dezembro, tanto para ensino fundamental quanto para médio.
As demais modalidades do Encceja - PPL (nacional e exterior) e normal Exterior - terão seus resultados divulgados no início do próximo ano, tendo como base o que foi adotado nas edições passadas.
Mais informações no site do Encceja e no Brasil Escola.
Por Lorraine Vilela
Jornalista