Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Encceja 2022

O Encceja é o exame que garante o certificado do ensino fundamental e médio para estudantes que estão fora da idade escolar.

Encceja 2022
Encceja 2022
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022 é a oportunidade para os brasileiros que não concluíram o ensino fundamental e o ensino médio de obterem o certificado por meio de uma prova.

O Encceja avalia competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar dos jovens e adultos. Sendo assim, estabelece uma referência nacional de avaliação para esse público. 

As secretarias de Educação, assim como institutos federais de educação, ciência e tecnologia, utilizam os resultados do exame como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio. 

O edital da edição deste ano já está disponível. Confira:

Edital do Encceja 2022

Quem pode participar do Encceja 2022?

O Encceja 2022 é dividido entre ensino fundamental e ensino médio. Cada nível de certificação tem uma idade mínima para que o candidato possa participar. 

  • Ensino fundamental: brasileiros com 15 anos ou mais no dia da prova 

  • Ensino médio: brasileiros com 18 anos ou mais no dia da prova

Tópicos deste artigo

Datas do Encceja 2022

Inscrições: 24 de maio a 04 de junho
Locais de provas: início de agosto
Provas Encceja regular: 28 de agosto
Provas Encceja Exterior: 18 de setembro
Provas Encceja Exterior PPL: 19 e 30 de setembro
Provas Encceja PPL: 11 e 12 de outubro
Resultado: sem previsão

Encceja Exterior e PPL

Além do Encceja tradicional (regular), o Inep realiza o Encceja Exterior para brasileiros que residem em outros países.

Há também o Encceja PPL e Encceja PPL Exterior, para brasileiros em sistema prisional no Brasil e no exterior, respectivamente.

As inscrições para o Encceja PPL 2022 devem ser realizadas pelos responsáveis pedagógicos no período de 25 de julho a 5 de agosto. Os profissionais deverão, no momento da inscrição, indicar quais provas o participante irá realizar. 

Como fazer a inscrição no Encceja 2022

As inscrições do Encceja 2022 foram recebidas de 24 de maio a 04 de junho. Para o cadastro não houve cobrança de taxa e ele pôde ser feito exclusivamente pela internet, pelo site enccejanacional.inep.gov.br/encceja/.

Era obrigatório informar CPF e documento de identidade para a realizar a inscrição no Encceja 2022. Deve ser preenchido os dados pessoais atualizados, incluindo telefone e e-mail, para que o Inep entre em contato, caso seja necessário.

Veja passo a passo como fazer a inscrição no Encceja

Neste ano, não houve a necessidade de justificativa de ausência para quem se inscreveu e faltou ao Encceja 2020 (a edição de 2021 não ocorreu). Também não foi necessário o pagamento da taxa de ressarcimento para os ausentes no ano passado que vão fazer as provas novamente em 2022.
 
A medida foi tomada por conta do contexto da pandemia de Covid-19, que dificultou a realização da última edição. Contudo, o participante que não comparecer a todas as provas do Encceja 2022 deverá justificar a ausência, se quiser fazer nova inscrição em 2023.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Provas do Encceja 2022

O Encceja 2022 será realizado em 28 de agosto de 2022, das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30, em mais de 600 cidades. As provas serão compostas por questões objetivas sobre as diferentes áreas do conhecimento (ou disciplinas) e uma redação.

As disciplinas mudam de acordo com o nível de ensino (fundamental ou médio) e as provas são distribuídas pelos dois turnos. São duas provas por turno, cada uma delas com 30 questões objetivas. À tarde os participantes também fazem uma redação.

ENSINO FUNDAMENTAL

MATUTINO Ciências Naturais e Matemática  60 QUESTÕES (30 cada)
VESPERTINO Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia

60 QUESTÕES (30 cada)

ENSINO MÉDIO

MATUTINO Ciências da Natureza e Matemática 60 QUESTÕES (30 cada)
VESPERTINO Redação e Linguagens e Códigos; e Ciências Humanas 60 QUESTÕES (30 cada)

Manhã
Abertura dos portões: 8h
Fechamento dos portões: 8h45
Início das provas: 9h
Término das provas: 13h

Tarde
Abertura dos portões: 14h30
Fechamento dos portões: 15h15
Início das provas: 15h30
Término das provas: 20h30

O que estudar para o Encceja 2022

O conteúdo que cai nas provas do Encceja consta no Livro do Estudante, material elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para saber o que estudar, acesse o link abaixo:

Saiba o que estudar para o Encceja

O participante também pode estudar por meio de provas anteriores do Encceja e videoaulas no YouTube.

Resultado do Encceja 2022

O resultado do Encceja 2022 será divulgado no dia 22 de dezembro de 2022. O resultado poderá ser consultado no site do Sistema Encceja.

Quanto preciso tirar para passar no Encceja 2022?

Para ser aprovado no Encceja 2022 é preciso tirar 100 pontos nas provas objetivas e média mínima de 5 pontos na redação – a pontuação da redação vai de 0 a 10.

As notas das provas objetivas são calculadas pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), o mesmo método do Enem.

Aquele estudante que não obter a aprovação em todas as provas, mas conseguir a pontuação necessária em uma ou mais áreas poderá solicitar a declaração de proficiência. Com esse documento não há a necessidade de fazer novamente a disciplina no Encceja 2023.

Diploma do Encceja 2022

O certificado do Encceja 2022 (ou declaração de proficiência) deverá ser solicitado nas Secretarias de Educação e institutos federais conveniados ao Inep. 

É preciso que o candidato compareça ao local e informe seu número de inscrição no exame junto da apresentação de seus documentos pessoais.

Escritor do artigo
Escrito por: Érica Caetano Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CAETANO, Érica. "Encceja 2022"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao/encceja-2022.htm. Acesso em 27 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas