Topo
pesquisar

Vacúolos

Biologia

Os vacúolos são estruturas saculiformes que desempenham variadas funções, tais como armazenamento de substâncias, digestão e controle osmótico.
Observe o vacúolo de suco celular ocupando grande parte da célula vegetal
Observe o vacúolo de suco celular ocupando grande parte da célula vegetal
PUBLICIDADE

Os vacúolos são estruturas saculiformes que apresentam diversas funções e são encontradas em diferentes tipos de células. O vacúolo mais conhecido é aquele encontrado nos vegetais, também chamado de vacúolo de suco celular. Entretanto, existem outros tipos de vacúolo, como os digestórios e os pulsáteis.

O vacúolo de suco celular é o tipo encontrado nas células vegetais e geralmente é chamado apenas de vacúolo. Essa estrutura, assim como a presença de parede celular e plastos, constitui uma importante diferença entre as células animais e vegetais.

Os vacúolos de suco celular são delimitados por uma membrana simples chamada de tonoplasto ou membrana vacuolar. No interior dos vacúolos, encontra-se uma solução de pH ácido formada por substâncias dissolvidas em água (açúcares, proteínas, compostos fenólicos, pigmentos e sais) que é conhecida como suco vacuolar ou suco celular.

Uma célula vegetal meristemática normalmente apresenta vários pequenos vacúolos. À medida que essa célula desenvolve-se e especializa-se, os vacúolos unem-se e formam uma estrutura única. Em células do parênquima, essa organela atinge até 90% do espaço total da célula.

As principais funções que podem ser atribuídas aos vacúolos de suco celular são a de armazenamento de substâncias, controle osmótico, manutenção do pH da célula, digestão de componentes celulares, pigmentação de flores e frutos e defesa contra patógenos e herbívoros. Essa última função pode ser atribuída a essas estruturas em virtude da presença de cristais, compostos fenólicos e outras substâncias no suco celular que afastam fungos, algumas bactérias e animais que se alimentam de vegetais.

Os vacúolos contráteis são encontrados em protistas de água doce
Os vacúolos contráteis são encontrados em protistas de água doce

Além dos vacúolos de suco celular, temos os vacúolos digestórios, que, diferentemente do primeiro tipo, não são exclusivos dos vegetais. Os vacúolos digestórios são responsáveis pela digestão intracelular e surgem do processo de endocitose, no qual o alimento é capturado pela célula e forma o pinossomo ou fagossomo, que nada mais é do que um vacúolo com alimento em seu interior. Um lisossomo então se une a essa estrutura e forma um vacúolo digestório.

Um tipo especial de vacúolo digestivo é o vacúolo autofágico. Ele recebe essa denominação porque sua função é digerir estruturas da própria célula. Normalmente essas estruturas são organelas velhas que terão seus componentes reaproveitados.

Por fim, temos os vacúolos pulsáteis, também denominados de vacúolos contráteis. Essa estrutura é encontrada em alguns protistas de água doce, tais como os paramécios e euglenas. A função dessa organela é eliminar o excesso de água que entra nesses organismos por osmose ou que foi absorvida com o alimento. A entrada de água por osmose é explicada pelo fato de os protistas serem hipertônicos em relação ao meio em que vivem, o que leva à entrada de água.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Vacúolos"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/vacuolos.htm>. Acesso em 18 de janeiro de 2018.

Teste seus conhecimentos
Questão 1

Os vacúolos são estruturas saculiformes encontradas em vários tipos de célula e que apresentam diferentes funções. Em uma célula vegetal, por exemplo, encontramos o vacúolo de suco celular, que apresenta como uma de suas funções:

a) regular a fotossíntese.

b) promover a síntese de proteínas.

c) armazenar substâncias.

d) controlar o metabolismo celular.

e) regular o processo de divisão celular.

Ver resposta
Os cloroplastos são os plastos mais conhecidos e estão relacionados com o processo de fotossíntese
Biologia Plastos
Observe algumas estruturas presentes na célula vegetal
Biologia Célula vegetal
O citoplasma é, nos eucariotos, o local entre a membrana plasmática e o envoltório nuclear
Biologia Citoplasma
A célula vegetal apresenta uma parede celular rica em celulose
Biologia Parede celular
A formação das vesículas lisossômicas
Biologia Lisossomos
O englobamento de partículas sólidas e grandes recebe o nome de fagocitose
Biologia Fagocitose
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA