Topo
pesquisar

Parênquima

Biologia

O parênquima é um tecido do sistema fundamental que desempenha diversas funções.
PUBLICIDADE

Sabemos que assim como os animais, as plantas são formadas por tecidos. No vegetal, esses tecidos são agrupados em três sistemas: sistema dérmico, sistema vascular e sistema fundamental. Os tecidos pertencentes ao sistema fundamental são o parênquima, colênquima e esclerênquima. O parênquima será o foco do nosso estudo.

O parênquima é um tecido composto por células vivas com propriedades meristemáticas, ou seja, possuem capacidade de divisão celular.  Graças a essa propriedade, são muito importantes para a planta nos processos de cicatrização. Esse tecido está relacionado com as mais variadas funções no vegetal, entre elas, o armazenamento de substâncias, fotossíntese, secreção e transporte.

As células do tecido parenquimático são geralmente isodiamétricas, entretanto o formato pode variar. Apresentam comumente paredes primárias delgadas, porém, algumas vezes, as paredes podem se lignificar. No parênquima com paredes primárias ocorre a presença de campos primários de pontuação. Os vacúolos geralmente apresentam-se bem desenvolvidos nessas células.

Uma característica importante desse tecido é a presença de espaços intercelulares formados pelo afastamento das células em virtude da dissolução da lamela média. Esses espaços recebem o nome de espaços esquizógenos.

O tecido parenquimático é encontrado em todos os órgãos da planta. Na raiz e caule, esse tecido é encontrado formando o córtex e a medula. Nas folhas, é encontrado formando o mesofilo. O parênquima pode ainda estar associado com os tecidos vasculares.

O tecido parenquimático pode ser dividido em três tipos: parênquima de preenchimento, parênquima clorofiliano e parênquima de reserva.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O parênquima de preenchimento é formado por células de tamanhos e formatos variados. É encontrado formando o córtex e medula de caules, raízes, pecíolos e região da nervura das folhas.

O parênquima clorofiliano está relacionado com a capacidade de fotossíntese da planta, portanto possui grande quantidade de cloroplastos. É encontrado principalmente em folhas e, nestes órgãos, possui grande capacidade de responder a variações do meio.

O parênquima clorofiliano pode ser classificado em: paliçádico, lacunoso, regular, plicado e braciforme. O parênquima paliçádico apresenta células altas e possui pouco espaço intercelular. O parênquima lacunoso (ou esponjoso) tem por características células de formato irregular e presença de espaços intercelulares. O parênquima regular apresenta células com formato arredondado. O parênquima plicado apresenta células com reentrâncias. O parênquima braciforme possui células com projeções que delimitam lacunas.

O parênquima de reserva tem por função principal armazenar substâncias. Ele pode ser classificado de acordo com a substância que armazena em: parênquima amilífero, aerífero e aquífero. O parênquima amilífero apresenta células que contêm grãos de amido, podendo ser encontrado, por exemplo, em batatas e mandioca.  O parênquima aerífero armazena ar nos espaços intercelulares e é encontrado em plantas aquáticas. O parênquima aquífero, por sua vez, encontrado em plantas suculentas, tem por função armazenar água.


Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia

Região da nervura de uma folha. O tecido parênquimático está indicado pelas setas
Região da nervura de uma folha. O tecido parênquimático está indicado pelas setas

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Parênquima"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/parenquima.htm. Acesso em 14 de dezembro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

Sobre o parênquima, marque a alternativa que indica corretamente as características desse tecido.

a) Tecido relacionado com o transporte de seiva bruta que apresenta células mortas na maturidade.

b) Tecido constituído por células vivas, isodiamétricas, que apresentam espessamento irregular na parede primária.

c) Tecido constituído por células mortas na maturidade que apresentam grande quantidade de lignina em sua parede.

d) Tecido formado por células isodiamétricas que apresentam parede celular delgada.

Questão 2

Podemos classificar o parênquima, de acordo com a sua função, em três tipos básicos, que são:

a) Parênquima de reserva, clorofiliano e de revestimento.

b) Parênquima lacunoso, clorofiliano e de revestimento.

c) Parênquima lacunoso, de preenchimento e clorofiliano.

d) Parênquima de reserva, de preenchimento e clorofiliano.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola