PUBLICIDADE
As euglenophytas, pertencentes ao gênero Euglena, são algas formadas por uma única célula (organismos unicelulares), existindo espécies clorofiladas (autotróficas / fotossintetizantes) e aclorofiladas (heterotróficas).
Em geral, esses organismos habitam macro e microecossistemas dulcícolas (de água doce), que possibilitam locomoção e absorção de nutrientes dissolvidos no meio, tendo como principal substância de reserva o paramilo (carboidrato).
Sua flácida estrutura celular admite um distinto polimorfismo, ou seja, modificações no aspecto celular, auxiliando o deslocamento que também é facilitado pela existência de um par de flagelos e um vacúolo contrátil. Utilizam como órgão de orientação uma estrutura fotossensitiva denominada de estigma, normalmente movendo-se em direção a uma fonte luminosa.
A reprodução ocorre assexuadamente por bipartição longitudinal, havendo duplicação das organelas em seu interior, posteriormente divididas equitativamente à medida com que o organismo passa por uma cisão, originado dois novos organismos.
Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia