Algas euglenophytas

Biologia

PUBLICIDADE

As euglenophytas, pertencentes ao gênero Euglena, são algas formadas por uma única célula (organismos unicelulares), existindo espécies clorofiladas (autotróficas / fotossintetizantes) e aclorofiladas (heterotróficas).

Em geral, esses organismos habitam macro e microecossistemas dulcícolas (de água doce), que possibilitam locomoção e absorção de nutrientes dissolvidos no meio, tendo como principal substância de reserva o paramilo (carboidrato).

Sua flácida estrutura celular admite um distinto polimorfismo, ou seja, modificações no aspecto celular, auxiliando o deslocamento que também é facilitado pela existência de um par de flagelos e um vacúolo contrátil. Utilizam como órgão de orientação uma estrutura fotossensitiva denominada de estigma, normalmente movendo-se em direção a uma fonte luminosa.

A reprodução ocorre assexuadamente por bipartição longitudinal, havendo duplicação das organelas em seu interior, posteriormente divididas equitativamente à medida com que o organismo passa por uma cisão, originado dois novos organismos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

Euglenas: algas fotossintetizantes
Euglenas: algas fotossintetizantes

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca. "Algas euglenophytas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/algas-euglenophytas.htm. Acesso em 28 de outubro de 2020.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

O Filo Euglenophyta é um grupo que engloba cerca de 900 espécies de algas. Abaixo estão algumas características típicas do grupo. Analise cada uma das características e marque a única que não se refere ao grupo das euglenófitas.

a) Possuem alguns representantes fotossintetizantes.

b) Todos os representantes são unicelulares.

c) Possuem representantes exclusivamente heterotróficos.

d) Todos os representantes são de vida livre.

e) Não existem espécies parasitas.

Questão 2

Os organismos vivos possuem substâncias de reserva que são utilizadas nos momentos em que o meio está desfavorável. Cada organismo possui uma substância de reserva diferente. No caso das euglenófitas, a substância de reserva é o:

a) amido.

b) paramido.

c) crisolaminarina.

d) glicogênio.

e) laminarina.

Mais Questões