Topo
pesquisar

Tricomas

Biologia

Os tricomas são estruturas encontradas na epiderme vegetal que podem ou não produzir substâncias.
PUBLICIDADE

Algumas plantas possuem estruturas semelhantes a pelos, denominadas de tricomas, na sua epiderme. Esses pelos, que podem ser formados por uma ou mais células, atuam de diferentes formas, mas, na maioria das vezes, promovem a proteção do vegetal.

Classificação dos tricomas

Os tricomas, de acordo com a sua estrutura, são classificados basicamente em três grandes grupos. São eles:

- Tricomas tectores: não produzem nenhuma secreção. Podem ser formados por apenas uma célula ou por várias células, sendo, nesse último caso, ramificados ou não. Ocorrem em diversas plantas, como o “falso-boldo”.

- Tricomas glandulares: secretam substâncias que atuarão de diferentes formas, como no afastamento de herbívoros. Esses tricomas são formados, normalmente, por um pedúnculo e uma cabeça, que é a porção secretora do tricoma. Podemos encontrar tricomas glandulares em plantas carnívoras, como a Drosera intermedia.

- Tricomas mistos: possuem uma porção secretora e outra tectora. Esses tricomas ocorrem, por exemplo, em Lavandula pedunculata.

Funções dos tricomas

Os tricomas exercem um papel extremamente importante para o vegetal, principalmente no que diz respeito à defesa. Os tricomas glandulares, por exemplo, eliminam substâncias repelentes ou que provocam irritação, evitando, assim, a herbivoria. Os tricomas tectores, por sua vez, realizam uma barreira mecânica contra os insetos, impedindo seu deslocamento.

A defesa contra herbivoria não é o único papel protetor dos tricomas, pois eles atuam ainda reduzindo a perda de água e refletindo a luz solar. Graças a essa capacidade, muitas plantas que vivem em ambientes secos possuem folhas com tricomas em grande quantidade.

Vale frisar que a garantia de proteção não é a única função dos tricomas, haja vista que eles atuam ainda na reprodução e na “captura de alimento”. Os tricomas glandulares podem produzir substâncias aromáticas que atraem os polinizadores, garantindo a fecundação. Além disso, tricomas glandulares são encontrados em plantas carnívoras, nas quais produzem substâncias viscosas que aprisionam alguns organismos e possuem enzimas que ajudam na digestão dos seres aprisionados.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Tricomas"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/tricomas.htm>. Acesso em 23 de maio de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA