close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Herbivoria

Herbívoros: seres que se alimentam de partes das plantas
Herbívoros: seres que se alimentam de partes das plantas
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A herbivoria é um tipo de relação ecológica que ocorre entre certos animais e plantas. Nesta relação os animais ingerem partes da planta viva para seu alimento e nutrição. A planta então sofre prejuízo enquanto o animal obtém vantagem. Por isso é considerada uma relação ecológica negativa, já que há prejuízo para um dos seres participantes, neste caso a planta. Nessa relação, os insetos são os principais consumidores da produção primária da Terra. Esses insetos são muito importantes ecologicamente, por serem predadores, parasitas e indicadores da qualidade ambiental.

É por meio dessa relação interespecífica (relação entre espécies) que a energia das plantas, seres que produzem seu próprio alimento, sendo chamados autótrofos, é passada para outros seres vivos denominados heterótrofos (seres que não produzem seu próprio alimento), subindo para outros níveis tróficos das cadeias alimentares.

Para evitar esse prejuízo sofrido pelas plantas, elas desenvolveram mecanismos de defesa contra predadores como a produção de toxinas, repelentes, espinhos, defesas físicas e químicas. Todas essas defesas são importantes para o vegetal, fazendo com que certas plantas sejam excluídas do cardápio dos animais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Existem diferentes padrões de herbivoria que são estudados de acordo com parâmetros que envolvem a área foliar perdida, tamanho dos entrenós, hábito do inseto, espessura das folhas, altura das plantas, dentre outros.

Os insetos podem praticar também diferentes formas de herbivoria. Os insetos minadores residem e se alimentam da epiderme das plantas, enquanto os insetos bloqueadores ficam nas camadas profundas das plantas. Há também os sugadores de seiva, que podem provocar dificuldade de crescimento vegetal, além da possibilidade de transmissão de doenças. Existem também os insetos galhadores, que estimulam quimicamente a planta, para que esta desenvolva um aumento no tamanho ou no número de células e lá se estabeleça. É interessante lembrar que a herbivoria é praticada também por animais maiores como os ruminantes, como exemplo a vaca, as girafas e os elefantes.


Por Giorgia Lay-Ang
Graduada em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

LAY-ANG, Giorgia. "Herbivoria"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/herbivoria.htm. Acesso em 19 de maio de 2022.

Tire suas dúvidas


O que pode cair no Enem 2022 em Ciências da Natureza?

Por Thiago Cabral
Responder
Ver respostas

Lista de exercícios


Exercício 1

A herbivoria é uma importante relação ecológica que apresenta semelhança com o

a) comensalismo.

b) mutualismo.

c) inquilinismo.

d) predação.

e) protocooperação.

Exercício 2

De acordo com as características da herbivoria, podemos dizer que se trata de uma relação:

a) intraespecífica e harmônica.

b) intraespecífica e desarmônica.

c) intraespecífica e neutra.

d) interespecífica e harmônica.

e) interespecífica e desarmônica.

Estude agora


Continente Americano: aspectos gerais e divisão territorial

Assista à nossa aula sobre o continente americano e conheça os aspectos marcantes da geografia desse território....

Pré-Enem | O mundo antigo

O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que...