Topo
pesquisar

Osmose

Biologia

Saiba o porquê da salada murchar após ser temperada
Saiba o porquê da salada murchar após ser temperada
PUBLICIDADE

Você sabe por que a salada, certo tempo após ser temperada, se apresenta murcha?

Em razão da ação da osmose!

Este tipo de transporte passivo consiste na difusão de moléculas de água (solvente), predominantemente do meio com mais para o com menos concentração destas moléculas, por uma membrana semipermeável.

Há três casos a se considerar:

- quando tanto meio externo quanto o interno estão com concentrações iguais: consideramos que a célula está em um meio isotônico;


Hemácia em meio isotônico

- quando o meio externo está com menor concentração de soluto - havendo, portanto, uma maior concentração de água: dizemos que ele está hipotônico, podendo ocorrer o rompimento da célula (lise celular), caso a célula não possua parede, tal como a dos vegetais;


Hemácia em meio hipotônico

- quando o meio externo está com maior concentração de soluto - havendo, portanto, uma menor concentração de água: dizemos que ele está hipertônico, podendo ocorrer o murchamento da célula ou a plasmólise – separação da membrana da parede celular - no caso das células vegetais.


Hemácia em meio hipertônico

Esse último é a resposta para a pergunta feita no início: como, neste caso, submetemos as células destes vegetais a um meio hipertônico, a água destes, por osmose, desloca-se para o meio externo, causando esta diferença na conformação do alimento.

É o mesmo mecanismo que justifica o porquê dos caramujos morrerem ao ser despejada uma quantidade de sal neles (mas você fazer isso não é justificável!); o porquê de algumas pessoas adicionarem-no em determinadas carnes, a fim de conservá-las fora da geladeira; e a finalidade do soro caseiro.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

 

Veja mais!
Difusão da célula

Biologia Celular - Biologia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Osmose"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/osmose-2.htm>. Acesso em 15 de dezembro de 2017.

Questão 1

(FUVEST) Pesquisadores norte-americanos produziram uma variedade de tomate transgênico que sobrevive em solos até 50 vezes mais salinos do que o tolerado pelas plantas normais. Essas plantas geneticamente modificadas produzem maior quantidade de uma proteína de membrana que bombeia íons sódio para o interior do vacúolo. Com base em tais informações, pode-se concluir que plantas normais não conseguem sobreviver em solos muito salinos porque, neles, as plantas normais

a) absorvem água do ambiente por osmose.

b) perdem água para o ambiente por osmose.

c) absorvem sal do ambiente por difusão.

d) perdem sal do ambiente por difusão.

e) perdem água e absorvem sal por transporte ativo.

Ver resposta
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA