Topo
pesquisar

Diferença entre água poluída e água contaminada

Biologia

A diferença entre água poluída e água contaminada está no fato de que essa última relaciona-se com o surgimento de doenças, tais como a cólera e a esquistossomose.
A água poluída e a água contaminada possuem diferenças
A água poluída e a água contaminada possuem diferenças
PUBLICIDADE

Ao chegarmos a um rio sujo, por exemplo, ouvimos muitas pessoas dizendo que não devemos tomar banho naquela área porque o local está poluído. Entretanto, nem todas as áreas poluídas possuem organismos patogênicos.

Chamamos de água poluída aquela que possui modificações em suas características físicas e químicas. Ao vermos uma água com coloração ou odor diferente, sabemos que ela está poluída. Entretanto, a coloração e o cheiro ruim podem ser provocados por substâncias que não provocam doenças no ser humano.

Quando a água possui organismos causadores de doença ou substâncias que podem trazer problemas de saúde, dizemos que ela está contaminada. Sendo assim, podemos concluir que nem toda água poluída está contaminada, mas toda água contaminada está poluída, ou seja, a água contaminada é um tipo de água poluída.

A água contaminada provoca diversas doenças, tais como hepatite, amebíase, cólera, gastroenterite e esquistossomose. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que aproximadamente 80% das doenças no mundo sejam causadas pela ingestão de água imprópria para o consumo.

Para ser própria para o consumo humano, a água deve estar com sabor, cor e odor inalterados e não possuir substâncias tóxicas nem micro-organismos patogênicos. Águas com essas características são chamadas de potáveis.

Atualmente está cada vez mais difícil encontrar água potável, sendo noticiados diariamente nos jornais locais que enfrentam racionamento de água. Esse racionamento é resultado, em partes, da poluição e contaminação de rios e lagos que diminuem a quantidade de água de qualidade disponível.

A contaminação e poluição dos rios são problemas graves e necessitam de ações imediatas não só dos governantes, mas de toda a população. Primeiramente devemos nos lembrar sempre de não jogar nenhum material em corpos hídricos, não liberar esgotos em rios e lagos e denunciar sempre que observarmos que lixo e esgoto estão sendo liberados de maneira inadequada no meio ambiente.

É fundamental nos posicionarmos de maneira ecologicamente correta e exigir esforços dos governantes em relação a esse grave problema. Juntos podemos reverter esse triste quadro!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Diferença entre água poluída e água contaminada"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/diferenca-entre-agua-poluida-agua-contaminada.htm>. Acesso em 20 de outubro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA