PUBLICIDADE
Almeirão (Cichorium intybus) é uma hortaliça de sabor amargo que também é conhecida como chicória-amarga. Essa planta é muito utilizada in natura para preparação de saladas, porém também pode ser usada em pratos quentes.
É um vegetal rico em vitaminas, sais minerais e fibras, portanto, seu consumo traz muitos benefícios à saúde. A planta é considerada também medicinal, sendo usada na medicina popular para tratar problemas renais, hepáticos e perturbações estomacais.
Leia também: Agrião — vegetal muito nutritivo e de fácil cultivo
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre o almeirão
- 2 - Características do almeirão
- 3 - Como o almeirão é consumido?
- 4 - Benefícios do almeirão
Resumo sobre o almeirão
-
O almeirão é uma hortaliça folhosa pertencente à família Asteraceae.
-
Apresenta um sabor amargo pronunciado e é bastante usado em saladas.
-
Pode ser utilizado também em pratos quentes.
-
As folhas do almeirão são ricas em sais minerais, vitaminas A, C e do complexo B e fibras.
Características do almeirão
O almeirão (Cichorium intybus) é uma planta da família Asteraceae, a mesma família de plantas muito conhecidas, tais como os girassóis, crisântemos, margaridas, alface e alcachofra. Também conhecido como chicória-amarga, o almeirão é uma hortaliça folhosa de sabor amargo pronunciado originária da Europa Mediterrânea. Atualmente, o almeirão é cultivado em várias partes do mundo, existindo vários cultivares.
A espécie apresenta folhas simples alongadas e estreitas e seu sistema radicular é do tipo pivotante. Apresenta inflorescências em capítulos axilares de coloração azul-céu de grande beleza, o que faz com que a planta seja usada como ornamental em algumas regiões do mundo. O almeirão se desenvolve bem em temperaturas entre 12 °C e 24 °C e em solos férteis e bem drenados. A colheita acontece cerca de 50 dias após a semeadura durante o verão e cerca de 70 dias após a semeadura no inverno.
Como o almeirão é consumido?
As folhas de almeirão são consumidas, principalmente, cruas, sendo uma das hortaliças folhosas mais utilizadas em saladas. Para ser usada dessa forma, no entanto, é importante lavar adequadamente as folhas, deixando-as de molho por 20 minutos em solução formada por 1 litro de água filtrada e uma colher de sopa de hipoclorito de sódio. Após deixar as folhas de molho, é importante enxaguá-las adequadamente com água filtrada. Além da utilização da solução de hipoclorito, pode-se utilizar também produtos específicos para higienização de hortaliças, frutas e verduras.
Apesar de o consumo na forma de salada ser o mais comum, o almeirão é também um importante ingrediente utilizado no preparo de pratos quentes. O almeirão pode ser servido refogado, fazer parte do recheio de tortas e bolinhos e até mesmo ser preparado junto com feijão e arroz.
Engana-se quem pensa que apenas as folhas do almeirão são consumidas. Suas raízes são torradas e utilizadas em substituição ou como um aditivo ao café, principalmente na região da França. As possibilidades são muitas, assim como os benefícios que o consumo dessa planta pode gerar.
Assim como outras hortaliças folhosas, o almeirão deve ser consumido rapidamente, uma vez que as folhas murcham e se tornam amareladas pouco tempo após a colheita. Na geladeira, se acondicionadas em sacos especiais para alimentos ou vasilhas de plástico fechadas, as folhas de almeirão permanecem adequadas para consumo por cerca de três dias.
Leia também: Alface — outra hortaliça de consumo difundido
Benefícios do almeirão
O almeirão é uma planta que apresenta propriedades nutricionais e também farmacológicas. Suas folhas são ricas em vitaminas A, B1, B2, B5 e C. Além disso, possui cálcio, potássio, fósforo, ferro e é rica em fibras.
No que diz respeito ao uso medicinal, suas folhas e raízes têm sido usadas na medicina popular como medicação diurética e laxativa. Além disso, é descrita por muitas pessoas como uma planta que ajuda a tratar problemas no fígado, perturbações estomacais e problemas renais.
Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia