PUBLICIDADE
A escarola é uma verdura com folhas verdes e sabor amargo. Ela pertence à família das asteráceas, considerada uma das maiores do grupo das angiospermas, com mais de 20 mil espécies. Também conhecida cientificamente como Cichorium endivia, a escarola possui o mesmo gênero botânico da chicória e, por isso, elas acabam sendo muito confundidas.
A escarola começou a ser utilizada pelos europeus no século XIII. Inicialmente, a preferência pela escarola se dava pelos benefícios medicinais, já que ela é rica em muitos nutrientes e oferece diversos benefícios à saúde, mas, posteriormente, passou a ser ingrediente de diversas opções culinárias.
Essa verdura pode ser encontrada o ano inteiro em diversos supermercados e feiras, em todas as regiões do Brasil. Apesar disso, ela não está entre as opções mais populares de consumo, como é o caso da alface e couve.
A escarola diferencia-se das outras hortaliças da mesma categoria pelas folhas de cor verde intensa que possuem um pouco mais de firmeza. Outra diferenciação é que as folhas da escarola costumam ser mais compridas do que as das outras verduras.
Leia também: Recomendações para uma alimentação saudável
Tópicos deste artigo
- 1 - Diferença entre escarola e chicória
- 2 - Como consumir a escarola
- 3 - Por que a escarola é amarga?
- 4 - Propriedades nutritivas da escarola
- 5 - Benefícios da escarola
Diferença entre escarola e chicória
A escarola está na mesma família da chicória, o que faz com que elas sejam comumente confundidas. Realmente, é fácil se enganar em relação às duas plantas, pois, além da aparência, também carregam vitaminas e propriedades semelhantes, bem como possuem um sabor amargo.
Para diferenciá-las, é necessário observar os detalhes do formato de cada uma. A escarola possui as folhas mais compridas e um pouco mais lisas em relação à chicória, que é caracterizada por possuir folhas mais enrugadas.
Como consumir a escarola
A escarola é um alimento muito nutritivo e, apesar do sabor amargo, está na preferência de alguns paladares. Com isso, ela acaba sendo muito utilizada em algumas saladas e até mesmo como ingrediente para algumas massas, como a pizza. Ela também pode ser utilizada em sopas e outros alimentos refogados.
Quem opta pela escarola em saladas geralmente faz o consumo dela crua, misturada com outras verduras e legumes e com o acréscimo de temperos opcionais. Existe também a opção de refogá-la ou consumi-la cozida a vapor.
Os adeptos às massas consomem a escarola com os ingredientes que vão na pizza ou como recheio de outros tipos de alimentos assados. Pela riqueza de nutrientes e seu baixo teor calórico, ela costuma ser indicada por nutricionistas para dietas em que há necessidade de reduzir gordura, já que ela oferece sustentação e ajuda no trânsito intestinal.
Veja também: O que são alimentos saudáveis?
Por que a escarola é amarga?
A escarola é uma verdura rica em nutrientes fitoquímicos, responsáveis pelas substâncias que conferem cor aos alimentos. Como ela tem uma cor verde mais intensa que a alface, por exemplo, ela acaba sendo um pouco mais amarga.
Veja também: O que são nutrientes?
Propriedades nutritivas da escarola
-
Vitaminas: A, complexo B, C, E e K;
-
Minerais: cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, selênio e zinco;
-
Ação anti-inflamatória: diminui o desenvolvimento de doenças;
-
Fibras: auxílio ao funcionamento do sistema digestório, absorção de nutrientes e emagrecimento;
-
Antioxidantes: protegem o organismo dos radicais livres que causam doenças.
Veja também: O que são nutrientes?
Benefícios da escarola
- Fortalecimento do sistema imunológico;
- Prevenção de doenças cardiovasculares;
- Recuperação muscular;
- Auxílio ao funcionamento do intestino;
- Prevenção do câncer;
- Auxílio no emagrecimento;
- Combate à anemia;
- Contribuição para a saúde dos ossos.
Por Giullya Franco
Jornalista