Topo
pesquisar

Herpes, mononucleose e poliomielite

Biologia

Ferida típica do herpes
Ferida típica do herpes
PUBLICIDADE

Herpes: causada pelo Herpes simplex, o contágio se dá pelo contato direto ou indireto com feridas de indivíduos infectados. Pode se manifestar na boca (herpes tipo 1) ou região genital (tipo 2), com a presença de bolhas que, mais tarde, se tornam feridas e conferem ao paciente ardência na região acometida. Tais lesões cicatrizam em poucos dias, mas o vírus permanece no organismo, e geralmente se manifesta quando o sistema imunológico do indivíduo se apresenta enfraquecido.

Mononucleose: acometendo principalmente adolescentes, esta doença é causada pelo vírus Epstein-Barr, cuja infecção pode se apresentar assintomática ou conferir ao indivíduo febre, dor de garganta e ínguas, especialmente no pescoço. Em casos raros, pode haver comprometimento do sistema nervoso e cardíaco, sendo fatal em aproximadamente 1% dos casos. É transmitido pela troca de salivas com indivíduo infectado sendo, por isso, também conhecida como “doença do beijo”. Não há vacina nem tratamento para esta doença, cujo vírus permanece latente no organismo.

Poliomielite: causada pelo Enterovírus, pode provocar apenas dor de cabeça, febre e mal-estar, regredindo naturalmente; ou, em alguns casos, o patógeno cai na corrente sanguínea e ataca o sistema nervoso. Lá, infecta células motoras, provocando atrofia muscular e paralisia no indivíduo. Para a prevenção, é necessário higienizar bem os alimentos antes de consumir e evitar contato direto ou indireto com a saliva de indivíduos acometidos. Além disso, o uso da vacina é muito importante.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.


Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola


Veja mais!
Herpes
Poliomielite

Vírus - Reinos do Mundo Vivo - Biologia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Herpes, mononucleose e poliomielite"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/herpes-mononucleose-poliomielite.htm>. Acesso em 20 de fevereiro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

A paralisia infantil, ou poliomielite, é uma doença grave que foi considerada como erradicada de nosso país. Ela é conhecida principalmente por atingir células do sistema nervoso e causar paralisia. A respeito da poliomielite, marque a alternativa incorreta:

a) A poliomielite é uma doença viral causada pelo vírus Epstein-Barr.

b) A poliomielite nem sempre causa paralisia e, na maioria das vezes, apresenta sintomas leves que se assemelham a outras doenças, tais como a gripe.

c) A poliomielite é transmitida principalmente por via fecal-oral.

d) Existe uma vacina contra a poliomielite.

Questão 2

O herpes é uma doença viral que pode atingir a pele e as mucosas genitais, causando o surgimento de pequenas bolhas no local acometido. A respeito dessa infecção, marque a alternativa incorreta:

a) O agente causador do herpes é o vírus herpes simplex.

b) O herpes tipo 1 é causador da lesão que atinge a região genital.

c) Mulheres grávidas com herpes genital podem transmitir a doença aos seus filhos.

d) Grandes períodos de estresse podem causar a recidiva do herpes.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola