Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Festa do Divino Pai Eterno

A Festa do Divino Pai Eterno é uma festa religiosa realizada na cidade de Trindade, em Goiás. É marcada por ser uma das maiores romarias do Brasil e a maior do Centro-Oeste.

Santuário do Divino Pai Eterno, em Trindade, no contexto da Festa do Divino Pai Eterno.
A Festa do Divino Pai Eterno ocorre em Trindade, no estado de Goiás. [1]
Crédito da Imagem: Shutterstock.com
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A Festa do Divino Pai Eterno é uma festa religiosa que é realizada na cidade de Trindade, próximo de Goiânia, em Goiás. A festa celebra o Divino Pai Eterno, título que Deus Pai recebe enquanto membro da Trindade. O evento é marcado por uma das maiores romarias do Brasil, recebendo milhões de fiéis durante os dez dias da celebração.

A festividade é marcada por fiéis que chegam a Trindade a pé, enquanto muitos outros chegam à cidade em carros de boi, uma tradição mantida desde o século XIX. A celebração surgiu na década de 1840, tomando uma proporção gigantesca. Em 2023, a cidade de Trindade recebeu mais de três milhões de fiéis.

Leia também: Festa Junina — a celebração cristã do catolicismo que celebra Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a Festa do Divino Pai Eterno

  • A Festa do Divino Pai Eterno é uma festa religiosa realizada em Trindade, em Goiás.

  • A festividade é celebrada entre a última sexta-feira de junho e o primeiro domingo de julho.

  • A festa é marcada pela chegada de fiéis em carros de boi e pela chegada de fiéis que saem de Goiânia indo até Trindade a pé (18 quilômetros de distância).

  • Essa celebração homenageia o Divino Pai Eterno, título que Deus Pai recebeu.

  • A festa surgiu na década de 1840, quando um casal de sertanejos achou um medalhão com a imagem do Divino Pai Eterno.

O que é a Festa do Divino Pai Eterno?

 Romaria com os carros de boi, uma das tradições mais importantes da Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade.
A romaria com os carros de boi é uma das tradições mais importantes da Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade. [2]

A Festa do Divino Pai Eterno é uma festa religiosa que faz parte da tradição católica que é realizada na cidade de Trindade, localizada na Região Metropolitana de Goiânia, no estado de Goiás. Essa festa católica é tradicional do mês de junho e julho, acontecendo, em geral, da última sexta-feira do mês de junho até o primeiro domingo do mês de julho.

A festa celebra o Divino Pai Eterno, uma forma com que os católicos se referem a Deus Pai, a primeira pessoa que compõe a Trindade, conceito cristão em que Deus, Jesus e o Espírito Santo formam a mesma entidade. A festa é marcada pela romaria dos visitantes oriundos de todas as partes do Brasil.

O evento é considerado uma das maiores festas religiosas do país, atraindo milhões para Trindade. Há também aqueles que vão até a cidade atraídos pelas oportunidades comerciais que a festa proporciona. Na edição de 2023, por exemplo, cerca de 3,6 milhões de pessoas foram para a festa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A celebração que ocorre na cidade é centralizada no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, mas outros destaques são o desfile de carros de boi, que trazem devotos de todas as partes do estado de Goiás, sendo também realizadas novenas, procissões, missas, etc. Uma das tradições mais comuns é a ida a Trindade a pé.

Muitos fiéis cumprem essa tradição saindo de Goiânia, capital de Goiás, distante 18 quilômetros de Trindade. Alguns fiéis fazem o trajeto como demonstração de sua devoção, enquanto outros fazem a caminhada como parte de uma promessa que realizaram ao Divino Pai Eterno.

Quando acontece a Festa do Divino Pai Eterno?

A Festa do Divino Pai Eterno, como já é tradição, é realizada, em geral, entre a última sexta-feira do mês de junho e o primeiro domingo do mês de julho. No total, a festividade católica possui o total de dez dias de duração. De toda forma, o primeiro domingo de julho é a data que encerra a celebração da Festa do Divino Pai Eterno.

Programação da Festa do Divino Pai Eterno

Entrada de Trindade, cidade na qual é realizada a Festa do Divino Pai Eterno, no estado de Goiás. [3]
Entrada de Trindade, cidade na qual é realizada a Festa do Divino Pai Eterno, no estado de Goiás. [3]

Usando como base a Festa do Divino Pai Eterno realizada no ano de 2024, a programação do evento é a seguinte:

  • Missas são realizadas todos os dias em diferentes locais da cidade (Praça do Santuário Basílica, Santuário Basílica, Igreja Matriz, Igreja Santa Luzia e Vila São Cotolengo).

  • Batismos são realizados todos os dias na Igreja Santa Luzia.

  • Confissões são realizadas todos os dias no Santuário Basílica e Igreja Matriz.

  • Romarias são realizadas com frequência, sendo que a maioria delas parte de Goiânia na direção de Trindade. Uma das romarias mais importantes é a realizada com os carros de boi que chegam de diferentes partes do estado de Goiás.

  • Além disso, cerimônias com distribuição de bençãos são realizadas em alguns locais da cidade.

Origem e história da Festa do Divino Pai Eterno

A Festa do Divino Pai Eterno surgiu na década de 1840 no arraial de Barro Preto, que corresponde à atual cidade de Trindade. O surgimento da festa católica é atribuída ao casal de lavradores que se chamavam Constantino Xavier e Ana Rosa. Na tradição da festa, conta-se que os dois encontraram um medalhão com a coroação da Virgem Maria pela Santíssima Trindade.

A descoberta desse medalhão iniciou uma romaria ao local e à figura do Divino Pai Eterno, e milhares de pessoas começaram a migrar até lá para visitar o medalhão. A primeira festa foi oficialmente realizada em 1843, e o seu crescimento fez com que ela passasse a ser celebrada em uma capela cinco anos depois. Nesse período foi estabelecido que a duração da festa teria nove dias.

Como o medalhão ficava exposto para ser visitado pelas pessoas, a imagem do Divino Pai Eterno se desgastou, e então o escultor chamado Veiga Valle produziu uma réplica em madeira da imagem. À medida que o tempo passou, a celebração se tornou mais popular no arraial, atraindo mais pessoas e fazendo com que a estrutura para a festa aumentasse progressivamente.

O progressivo sucesso da festa religiosa fez com que a Diocese de Goiás procurasse estabelecer um maior controle sobre a celebração em Trindade. Havia um incômodo da diocese com os eventos paralelos que aconteciam na cidade durante a celebração, como festas marcadas pelo consumo de bebidas alcoólicas, dança, apostas, jogos.

As intervenções tomadas pela Igreja Católica desagradaram aos fiéis, e o embate entre autoridades da Igreja Católica e devotos levou à interdição da festa entre os anos de 1900 e 1903. Depois do retorno da festa, a cidade de Trindade enfrentou um crescimento acelerado, sendo reconhecida como um município a partir de 1920.

O local onde havia sido construída a primeira capela da Festa do Divino Pai Eterno foi utilizado para a construção da Igreja Matriz de Trindade. O crescimento da festa resultou no lançamento da pedra fundamental do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em 1946. As obras, por sua vez, só foram iniciadas em 1957, sendo concluídas em 1974.

Em 2004, surgiu a Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), cujo propósito é dar suporte aos fiéis que peregrinavam a Trindade. Além disso, a Afipe procura disseminar o cristianismo e propagar a tradição do Divino Pai Eterno. Atualmente, a romaria é uma das maiores do Brasil e a maior realizada no Centro-Oeste.

Veja também: Folia de Reis — a festa que celebra a viagem e a visitação dos Reis Magos ao menino Jesus

Quem é homenageado na Festa do Divino Pai Eterno?

A festa homenageia o Divino Pai Eterno, um título que é atribuído a Deus Pai no catolicismo. A devoção a Deus Pai se estende a toda a Trindade, uma vez que, no cristianismo, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo estão juntos. Isso se explica porque no conceito da Trindade, no cristianismo, Deus é três e um ao mesmo tempo. A explicação desse título se dá da seguinte maneira:

  • Divino: porque se refere a Deus.

  • Pai: porque é Ele quem dá a vida a todos.

  • Eterno: porque Deus é imutável e eterno.

Curiosidades sobre a Festa do Divino Pai Eterno

  • É considerada a maior romaria de toda a região Centro-Oeste do Brasil.

  • A escultura feita com a imagem do Divino Pai Eterno fica exposta na Igreja Matriz de Trindade.

  • Em 2020, por conta da pandemia de covid-19, a festa foi realizada totalmente online.

Créditos de imagem

[1] Angela_Macario / Shutterstock

[2] Cinthia_MSPeixoto / Shutterstock

[3] Cinthia_MSPeixoto / Shutterstock

Fontes

REDAÇÃO. Como surgiu a imagem do Divino Pai Eterno? Disponível em: https://www.paieterno.com.br/2022/07/08/como-surgiu-a-imagem-do-divino-pai-eterno/.

REDAÇÃO. Deus e o Divino Pai Eterno são um só? Entenda o conceito! Disponível em: https://www.paieterno.com.br/2021/12/17/qual-o-conceito-de-divino-pai-eterno/.

REDAÇÃO. Festa do Divino Pai Eterno. Disponível em: https://festaspopulares.iesa.ufg.br/p/545-festa-do-divino-pai-eterno.

REDAÇÃO. Romaria 2023 é a mais segura de todos os tempos, bate recorde, e reúne 3,6 milhões de fiéis. Disponível em: https://trindade.go.gov.br/romaria-2023-e-a-mais-segura-de-todos-os-tempos-bate-recorde-e-reune-36-milhoes-de-fieis/.

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "Festa do Divino Pai Eterno"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/religiao/festa-do-divino-pai-eterno.htm. Acesso em 20 de julho de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


Corpus Christi

Clique neste link e tenha acesso a informações sobre o Corpus Christi. Veja o significado dessa importante data comemorativa para o calendário da Igreja Católica.
Datas Comemorativas - 2024

História da Páscoa

Clique no link para saber mais detalhes sobre a história da Páscoa. Veja elementos das celebrações cristã e judaica e quais foram as influências da cultura germânica.
Páscoa

História de Goiás

Clique aqui e descubra tudo sobre a história de Goiás. Saiba quais foram as primeiras cidades desse estado e entenda por que ele foi separado do Tocantins.
História do Brasil

História de Goiânia

Clique aqui e conheça a história de Goiânia, uma das capitais mais novas do Brasil. Saiba quando e por que essa cidade foi fundada e descubra por que tem esse nome.
História do Brasil

Patrimônio histórico cultural

Acesse este link para saber o que é patrimônio histórico cultural, quais as suas aplicações, quem define e como é definido o que deve ser preservado como patrimônio.
Curiosidades

Procissão do Fogaréu

Clique no link e saiba mais sobre a Procissão do Fogaréu. Entenda seu significado e sua origem. Aprenda quando e como ocorre essa importante procissão religiosa.
Religião

Páscoa Cristã

Clique no link e saiba mais sobre a Páscoa Cristã, celebração importante do cristianismo que relembra a crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Páscoa

Semana Santa

Clique no link para saber mais sobre a Semana Santa. Entenda o que é comemorado nela. Confira os significados dos dias e quando a semana surgiu.
História