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A redação técnica é o conjunto de gêneros textuais utilizados por órgãos públicos e empresas para promover comunicação com seus receptores de forma objetiva e imparcial, seguindo as regras da norma culta.
Os gêneros mais utilizados na construção de uma redação técnica são:
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ofício;
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ata;
A construção de uma redação técnica deve obedecer às exigências do documento, localizando o leitor quanto à data, destinatário, localidade e assunto.
Leia também: Resenha – gênero textual que visa fazer levantamentos críticos acerca de uma obra
Tópicos deste artigo
- 1 - Características da redação técnica
- 2 - Tipos de redação técnica
- 3 - Como fazer uma redação técnica
- 4 - Exemplo de uma redação técnica: memorando
Características da redação técnica
A redação técnica é um texto que difere das redações literárias, pois, além de utilizar a linguagem denotativa, é um texto formal e bastante conciso. Ela possui algumas peculiaridades quanto à estrutura e estilo, por se tratar de documentos oficiais.
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Impessoalidade: distanciamento do autor do texto em relação ao tema e eliminação de subjetividades.
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Formalidade: âmbito da padronização do texto, obedecendo às características previstas no gênero.
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Concisão: redigir apenas o essencial, em poucas palavras.
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Nível de linguagem: emprego da norma-padrão da língua portuguesa.
Tipos de redação técnica
Abaixo seguem os gêneros mais comuns no âmbito da redação técnica. É importante destacar que existem inúmeros outros gêneros voltados ao estabelecimento de comunicação oficial ou corporativa.
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Memorando: tem o objetivo de estabelecer a circulação de determinada informação dentro de uma empresa ou órgão público.
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Ofício: texto com o objetivo de solicitar, reivindicar, notificar ou comunicar formalmente sobre determinado assunto.
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Ata: texto com o objetivo de relatar ou registrar acontecimentos em uma reunião, convenção, simpósio etc.
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Ordem de serviço: tem o objetivo de comunicar internamente ações que precisam ser efetuadas a respeito de um trabalho.
Veja também: Crônica narrativa – gênero marcado por ações breves e com tempo e espaço determinados
Como fazer uma redação técnica
Ao redigir uma redação técnica, é preciso estar atento aos objetivos do texto e à norma culta. Por isso, analise os pontos a seguir.
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Tenha certeza da relevância do documento a ser emitido: é importante pensar na relevância do documento, pois se trata de uma manifestação que estabelecerá comunicação de forma bastante séria e comprometida. Portanto, ao redigir o texto técnico, pense em como ele será recebido pelos interlocutores.
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Concisão: ser conciso é informar o máximo em um mínimo de palavras. Observe, abaixo, algumas expressões que podem ser substituídas por construções concisas.
Em vez de |
Escreva |
Servimo-nos da presente para informar |
Informamos |
Venho pela presente informar |
Informamos |
Acusamos o recebimento |
Recebemos |
Vimos pela presente agradecer |
Agradecemos |
Devido ao fato de que |
Por causa |
- Estabeleça o destinatário: o destinatário pode ser uma pessoa, departamento, empresa.
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Estabeleça o assunto ou tema: insira o assunto ou o tema do documento logo abaixo do cabeçalho.
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Corpo do texto: desenvolva o parágrafo central do documento de acordo com a norma-padrão, de forma clara.
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Fecho: é o momento em que o leitor entende que a comunicação está sendo encerrada na forma de cumprimento. Exemplos: atenciosamente, respeitosamente, cordialmente.
Exemplo de uma redação técnica: memorando
Goiânia, 25 de outubro de 2020 Ao Sr. Chefe do Departamento de Tecnologia
Assunto: Instalação de novos terminais de trabalho
Solicito a Vossa Senhoria verificar a possibilidade de instalação de novos terminais de trabalho nas salas da administração. As instalações deverão obedecer aos critérios previstos nos tratados de engenharia da empresa e deverão cumprir o prazo máximo de 15 dias úteis.
Atenciosamente,
Fulano de Tal Assistente Geral |
Note a organização da diagramação do texto. A data está isolada de qualquer outro elemento, pois, na busca por arquivos, localizar o documento por data é um dos critérios de busca. Na sequência, perceba a quem o memorando é direcionado — nesse caso, ao chefe de um departamento. Compare o assunto ao corpo do texto: note o grau de concisão, objetividade e exigência de acordo com os parâmetros técnicos da empresa. Expostos todos os elementos necessários, o documento é encerado de forma cordial, seguido do devido encerramento, que consiste no nome do remetente e a respectiva função.
Por Marcelo Sartel
Professor de Redação