PUBLICIDADE
O infográfico é uma união entre texto e elementos visuais para transmitir informações. Seu principal objetivo é mostrar dados de forma visualmente atraente e clara. É muito usado em campanhas de publicidade e no jornalismo. Atualmente, é muito frequente nas redes sociais.
Leia também: Como criar um anúncio publicitário?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre infográfico
- 2 - O que é um infográfico?
- 3 - Exemplos de infográficos
- 4 - Principais características do infográfico
- 5 - Quais são os tipos de infográfico?
- 6 - Para que serve o infográfico?
- 7 - Como fazer um infográfico
- 8 - Ferramentas para criar um infográfico
- 9 - História do infográfico
Resumo sobre infográfico
- O infográfico é um recurso que mistura a linguagem verbal (uso de palavras) e não verbal (uso de elementos visuais) com o objetivo de transmitir informações.
- É muito usado em campanhas de publicidade e no jornalismo, principalmente nas redes sociais.
- Sua linguagem é adaptada de acordo com o público.
- Apresenta informações bem organizadas e/ou topicalizadas.
- Muitas vezes, apresenta dados e estatísticas.
O que é um infográfico?
O infográfico é uma união entre texto e elementos visuais para transmitir informações. A palavra vem dos termos em inglês information graphic, que significam “informação gráfica”. O infográfico mistura a linguagem verbal (uso de palavras) e a não verbal (uso de elementos visuais), sendo, portanto, multimodal. Assim, seu principal objetivo é mostrar dados de forma visualmente atraente e clara.
A infografia é usada nas redes sociais, no material didático, em campanhas de marketing, na televisão, entre outros. O infográfico é especialmente usado no meio jornalístico.
Exemplos de infográficos
A campanha acima é um bom exemplo de infográfico porque mistura texto e imagens de diversas formas para passar informações claras à população e ser visualmente atrativa para o leitor. Além disso, mostra-se que os infográficos podem ser usados de muitas formas, como em campanhas publicitárias.
O infográfico demonstra muito bem a organização entre imagens e texto, com informações bem claras. A divisão em cores e a topicalização facilitam muito o entendimento.
Veja também: Quais são os gêneros textuais existentes?
Principais características do infográfico
- Tem título grande e chamativo.
- Mistura textos e imagens.
- Muitas vezes, apresenta dados e estatísticas.
- Apresenta informações bem organizadas e/ou topicalizadas.
- É focado em um único tema.
- Sua linguagem é adaptada de acordo com o público em questão.
Quais são os tipos de infográfico?
Há muitos tipos diferentes de infográficos e muitas divisões possíveis. Confira duas abaixo:
→ Divisão de Tufte|1| (baseada na forma gráfica)
- Mapas
- Séries de tempo (Mostram o desenrolar de uma escala de tempo.)
- Narrativos de espaço-tempo (Mostram acontecimentos que se moveram no espaço ou no tempo.)
- Gráficos relacionais (Relacionam duas variáveis diferentes de forma literal ou abstrata.)
→ Divisão de Rajamanickam|2|
- Espacial (relacionado à localização)
- Cronológico (relacionado ao tempo)
- Quantitativo (dados mensuráveis)
- Narrativo (sequência de acontecimentos)
Para que serve o infográfico?
Um infográfico mostra informações de forma gráfica, ou seja, mostra dados de forma visualmente atraente e clara. Assim, ele tem dois objetivos principais: informar o leitor sobre o assunto descrito e fazer com que essas informações fiquem visualmente organizadas e, dessa forma, que tenham uma compreensão mais simples.
Como fazer um infográfico
Para fazer um infográfico, você deve seguir alguns passos simples:
- Escolha o assunto a ser retratado e as informações que serão representadas.
- Defina como a parte visual será organizada, visando esclarecer a mensagem.
- Faça um rascunho geral.
- Monte o seu infográfico por meio de uma das muitas ferramentas disponíveis (veja alguns exemplos adiante).
- Revise o texto e a organização das imagens.
Saiba mais: Quais são as funções da linguagem?
Ferramentas para criar um infográfico
Um infográfico pode ser feito por meio de ferramentas simples, como Powerpoint, Word e Google Docs, e ferramentas mais complexas, como Canva e ferramentas de ilustração digital (como aquelas disponíveis em tablets). Na realidade, ele pode até ser feito à mão. O importante é conseguir transmitir os dados de forma clara e atrativa.
História do infográfico
Se levarmos em conta a definição de infográfico como “uma união entre texto e elementos visuais para transmitir informações”, percebemos que sua origem é muito antiga, principalmente na imprensa. William Playfair (1759-1823), um engenheiro e economista escocês, é considerado o pai dos gráficos modernos (que são infográficos) por ter inventado três tipos deles (gráfico de série temporal, gráfico circular e gráfico de barras).|1|
O primeiro gráfico informativo apareceu na capa do jornal inglês The Times em 7 de abril de 1806.|2| Ele representava a casa de Isaac Blight, que tinha sido assassinado no ano anterior:
Nessa época, os infográficos eram utilizados majoritariamente de forma decorativa, já que era difícil reproduzir imagens nos sistemas de impressão. A partir do ano de 1875, novas técnicas, como gravura em pedra e metal, facilitaram o processo, e esse gênero se consolidou na imprensa jornalística no século XX, principalmente com o uso de mapas (com indicações climáticas).
Um uso famoso de infográficos foi, por exemplo, o de jornais americanos e europeus durante a Guerra do Golfo Pérsico (1991) para burlar a censura feita às fotografias tiradas nos campos de batalha. Novas tecnologias, como cabos, antenas e satélites, facilitaram a publicação.
Atualmente, os infográficos são usados em todos os lugares, como jornais, revistas, materiais didáticos, campanhas publicitárias na tv e nas redes sociais, entre muitos outros. Eles são recursos que informam e, ao mesmo tempo, são visualmente atraentes.
Notas
|1|TRAMPOS CO. Infográfico: a história dos infográficos | tutano. Disponível em: https://tutano.trampos.co/7708-infografico-a-historia-dos-infograficos/
|2|QUADROS, I. História e atualidade da infografia no jornalismo impresso. [s.l: s.n.]. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/30471591613632904001157422900782018538.pdf
Créditos da imagem
[1] e [2] Governo do Estado de São Paulo (reprodução)
Fontes
AMARAL, R. C. G. Limites dos Infográficos Jornalísticos na Web: Sistematização preliminar de características distintivas e produtos semelhantes. Santa Catarina: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2009. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-1877-1.pdf
CARVALHO, J.; ARAGÃO, I. Infografia: Conceito e Prática. InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação, v. 9, n. 3, p. 160–177, [s.d.].
JUNIOR, J. B. B.; LISBOA, E. S.; COUTINHO, C. P. O INFOGRÁFICO E AS SUAS POTENCIALIDADES EDUCACIONAIS. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 13, n. 2, 2011.
QUADROS, I. História e atualidade da infografia no jornalismo impresso. [s.l: s.n.]. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/30471591613632904001157422900782018538.pdf
TRAMPOS CO. Infográfico: a história dos infográficos | tutano. Disponível em: https://tutano.trampos.co/7708-infografico-a-historia-dos-infograficos/