Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Infográfico

O infográfico é uma combinação de elementos textuais e visuais feita com o objetivo de transmitir informações de uma forma mais clara e atrativa.

Infográfico.
Os infográficos têm a função de transmitir informações sobre determinado tema.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O infográfico é uma união entre texto e elementos visuais para transmitir informações. Seu principal objetivo é mostrar dados de forma visualmente atraente e clara. É muito usado em campanhas de publicidade e no jornalismo. Atualmente, é muito frequente nas redes sociais.

Leia também: Como criar um anúncio publicitário?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre infográfico

  • O infográfico é um recurso que mistura a linguagem verbal (uso de palavras) e não verbal (uso de elementos visuais) com o objetivo de transmitir informações.
  • É muito usado em campanhas de publicidade e no jornalismo, principalmente nas redes sociais.
  • Sua linguagem é adaptada de acordo com o público.
  • Apresenta informações bem organizadas e/ou topicalizadas.
  • Muitas vezes, apresenta dados e estatísticas.

O que é um infográfico?

O infográfico é uma união entre texto e elementos visuais para transmitir informações. A palavra vem dos termos em inglês information graphic, que significam “informação gráfica”. O infográfico mistura a linguagem verbal (uso de palavras) e a não verbal (uso de elementos visuais), sendo, portanto, multimodal. Assim, seu principal objetivo é mostrar dados de forma visualmente atraente e clara.

A infografia é usada nas redes sociais, no material didático, em campanhas de marketing, na televisão, entre outros. O infográfico é especialmente usado no meio jornalístico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplos de infográficos

Parte do infográfico sobre coronavírus feito pelo governo do Estado de São Paulo.
Os infográficos são muito usados em campanhas de conscientização popular. (Fonte: Governo do Estado de São Paulo, adaptado)[1]

A campanha acima é um bom exemplo de infográfico porque mistura texto e imagens de diversas formas para passar informações claras à população e ser visualmente atrativa para o leitor. Além disso, mostra-se que os infográficos podem ser usados de muitas formas, como em campanhas publicitárias.

Infográfico sobre coronavírus feito pelo governo do Estado de São Paulo.
A organização visual facilita a transmissão de informações. (Fonte: Governo do Estado de São Paulo)[2]

O infográfico demonstra muito bem a organização entre imagens e texto, com informações bem claras. A divisão em cores e a topicalização facilitam muito o entendimento.

Veja também: Quais são os gêneros textuais existentes?

Principais características do infográfico

  • Tem título grande e chamativo.
  • Mistura textos e imagens.
  • Muitas vezes, apresenta dados e estatísticas.
  • Apresenta informações bem organizadas e/ou topicalizadas.
  • É focado em um único tema.
  • Sua linguagem é adaptada de acordo com o público em questão.

Quais são os tipos de infográfico?

Há muitos tipos diferentes de infográficos e muitas divisões possíveis. Confira duas abaixo:

→ Divisão de Tufte|1| (baseada na forma gráfica)

  • Mapas
  • Séries de tempo (Mostram o desenrolar de uma escala de tempo.)
  • Narrativos de espaço-tempo (Mostram acontecimentos que se moveram no espaço ou no tempo.)
  • Gráficos relacionais (Relacionam duas variáveis diferentes de forma literal ou abstrata.)

→ Divisão de Rajamanickam|2|

  • Espacial (relacionado à localização)
  • Cronológico (relacionado ao tempo)
  • Quantitativo (dados mensuráveis)
  • Narrativo (sequência de acontecimentos)

Para que serve o infográfico?

Um infográfico mostra informações de forma gráfica, ou seja, mostra dados de forma visualmente atraente e clara. Assim, ele tem dois objetivos principais: informar o leitor sobre o assunto descrito e fazer com que essas informações fiquem visualmente organizadas e, dessa forma, que tenham uma compreensão mais simples.

Como fazer um infográfico

Para fazer um infográfico, você deve seguir alguns passos simples:

  1. Escolha o assunto a ser retratado e as informações que serão representadas.
  2. Defina como a parte visual será organizada, visando esclarecer a mensagem.
  3. Faça um rascunho geral.
  4. Monte o seu infográfico por meio de uma das muitas ferramentas disponíveis (veja alguns exemplos adiante).
  5. Revise o texto e a organização das imagens.

Saiba mais: Quais são as funções da linguagem?

Ferramentas para criar um infográfico

Um infográfico pode ser feito por meio de ferramentas simples, como Powerpoint, Word e Google Docs, e ferramentas mais complexas, como Canva e ferramentas de ilustração digital (como aquelas disponíveis em tablets). Na realidade, ele pode até ser feito à mão. O importante é conseguir transmitir os dados de forma clara e atrativa.

História do infográfico

Se levarmos em conta a definição de infográfico como “uma união entre texto e elementos visuais para transmitir informações”, percebemos que sua origem é muito antiga, principalmente na imprensa. William Playfair (1759-1823), um engenheiro e economista escocês, é considerado o pai dos gráficos modernos (que são infográficos) por ter inventado três tipos deles (gráfico de série temporal, gráfico circular e gráfico de barras).|1|

O primeiro gráfico informativo apareceu na capa do jornal inglês The Times em 7 de abril de 1806.|2| Ele representava a casa de Isaac Blight, que tinha sido assassinado no ano anterior:

Primeiro infográfico com informações sobre o assassinato de Isaac Blight.
A parte de baixo da imagem contém o que seriam referências numéricas da sequência das ações na casa.

Nessa época, os infográficos eram utilizados majoritariamente de forma decorativa, já que era difícil reproduzir imagens nos sistemas de impressão. A partir do ano de 1875, novas técnicas, como gravura em pedra e metal, facilitaram o processo, e esse gênero se consolidou na imprensa jornalística no século XX, principalmente com o uso de mapas (com indicações climáticas).

Um uso famoso de infográficos foi, por exemplo, o de jornais americanos e europeus durante a Guerra do Golfo Pérsico (1991) para burlar a censura feita às fotografias tiradas nos campos de batalha. Novas tecnologias, como cabos, antenas e satélites, facilitaram a publicação.

Atualmente, os infográficos são usados em todos os lugares, como jornais, revistas, materiais didáticos, campanhas publicitárias na tv e nas redes sociais, entre muitos outros. Eles são recursos que informam e, ao mesmo tempo, são visualmente atraentes.

Notas

|1|TRAMPOS CO. Infográfico: a história dos infográficos | tutano. Disponível em: https://tutano.trampos.co/7708-infografico-a-historia-dos-infograficos/

|2|QUADROS, I. História e atualidade da infografia no jornalismo impresso. [s.l: s.n.]. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/30471591613632904001157422900782018538.pdf

Créditos da imagem

[1] e [2] Governo do Estado de São Paulo (reprodução)

Fontes

AMARAL, R. C. G. Limites dos Infográficos Jornalísticos na Web: Sistematização preliminar de características distintivas e produtos semelhantes. Santa Catarina: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2009. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-1877-1.pdf

CARVALHO, J.; ARAGÃO, I. Infografia: Conceito e Prática. InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação, v. 9, n. 3, p. 160–177, [s.d.].

JUNIOR, J. B. B.; LISBOA, E. S.; COUTINHO, C. P. O INFOGRÁFICO E AS SUAS POTENCIALIDADES EDUCACIONAIS. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 13, n. 2, 2011.

QUADROS, I. História e atualidade da infografia no jornalismo impresso. [s.l: s.n.]. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/30471591613632904001157422900782018538.pdf

TRAMPOS CO. Infográfico: a história dos infográficos | tutano. Disponível em: https://tutano.trampos.co/7708-infografico-a-historia-dos-infograficos/

Escritor do artigo
Escrito por: Luiza Pezzotti Pugles Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PUGLES, Luiza Pezzotti. "Infográfico"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/genero-textual-infografico.htm. Acesso em 15 de julho de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


Anúncio publicitário

Conheça o anúncio publicitário e aprenda suas características estruturais, aplicações funcionais e tipo de linguagem.
Redação

Exemplos de gêneros orais e escritos

Muitos são os exemplos de gêneros orais e escritos, por isso não deixe de conhecê-los aqui, por meio de apenas um clique!
Redação

Funções da linguagem

Por que a linguagem tem diferentes funções?
Gramática

Gêneros textuais

Comunicação e língua portuguesa: Conheça o conceito de gêneros textuais em apenas um clique!
Redação

Gêneros textuais

Saiba o que são os gêneros textuais. Conheça os seus elementos. Além disso, veja qual é a diferença entre gênero textual, tipo textual e gênero literário.
Redação

Gêneros textuais do universo jornalístico

Uma subseção que enfatiza e explora aspectos diversos dos gêneros textuais do universo jornalístico? Aqui, somente aqui, você a encontra.
Redação

Linguagem e persuasão

Autoritarismo ou argumentação? Entenda as relações entre os estudos da linguagem e a persuasão.
Redação

Linguagem verbal e linguagem não verbal

Aprenda mais sobre as diferenças entre linguagem verbal e não verbal. Saiba em quais gêneros cada uma é mais frequente e como elas são caracterizadas.
Redação

Os gêneros textuais de cunho instrucional

Textos que fazem parte do nosso cotidiano! Conheça sobre as características dos mesmos.
Redação

Textos publicitários

Conheça as características dos textos publicitários, os quais têm objetivos de anunciar produtos e serviços, informar e/ou convencer os leitores.
Redação