PUBLICIDADE
Todos nós, em algum momento de nossas vidas, já tivemos a oportunidade de recorrermos a algum manual de instrução, a uma bula de remédio, não é mesmo?
Na verdade, convivemos com uma infinidade de textos, mas em razão da correria do dia a dia, não nos atentamos para os detalhes que lhes são peculiares.
A questão da linguagem é um exemplo nítido desta ocorrência. Diante disso, daremos ênfase aos aspectos estruturais dos chamados textos instrucionais, os quais pertencem aos gêneros textuais, cuja finalidade do discurso é de instruir, orientar sobre algo.
Fazendo parte desta modalidade estão: regras de jogos, folhetos explicativos, instruções de provas, receitas culinárias, guias de cidades, entre outros.
No intento de fixarmos mais os nossos conhecimentos sobre o referido assunto, analisaremos um texto que retrata essa tipologia:
Empadas de Liquidificador
Ingredientes desta receita
- 3 ovos
- 1 xícara (chá) de óleo de soja
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 xícara (chá) de requeijão
- 1 colher (sobremesa) de sal
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
Modo de Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Depois, unte as formas próprias para empadinhas, coloque massa até a metade e, em seguida, o que escolheu para o recheio, complete com a massa até cobrir todo o recheio. Antes de levá-las ao forno, arrume todas as formas em uma assadeira, uma ao lado da outra, e leve-as para assar em forno pré-aquecido, até que fiquem douradinhas. São fáceis de fazer e deliciosas!
Dica: Use o que preferir para rechear a empada: frango desfiadinho, cubinhos de queijo, cubinhos de presunto, pedacinhos de palmito.
Analisando os verbos, percebemos que os mesmos encontram-se no imperativo, pois é uma maneira de induzir o leitor a fazer algo. Desta forma, uma das características relevantes é a persuasão.
Quanto à linguagem, a mesma possui uma função apelativa, restringindo-se à objetividade e à clareza de ideias, assemelhando-se aos textos informativos de um modo geral.
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola