Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Revisão de texto

Mediante os passos desenvolvidos na produção textual, a revisão de texto atua como importante procedimento, no sentido de aprimorar a estética do discurso.

A revisão de texto funciona como um importante procedimento, indispensável a uma boa escrita
A revisão de texto funciona como um importante procedimento, indispensável a uma boa escrita
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A tessitura textual parece para muitos algo um tanto quanto complexo. Vez ou outra as ideias não fluem, ou se fluem não sabemos como organizá-las, de modo a tornar o discurso claro e preciso. Enfim, tais contratempos tendem mesmo a surgir, contudo devemos nos conscientizar de que a prática leva ao aperfeiçoamento. Ou seja, quanto mais treinarmos a escrita, mais nos mostraremos aptos a praticá-la de forma concisa e correta.

No entanto, o objetivo deste artigo é tratar sobre a importância da revisão textual. Assim sendo, partiremos do princípio de que a clareza representa o ponto de partida de nossa discussão, mesmo porque ela se apresenta como uma das características imprescindíveis à modalidade escrita da linguagem. Dessa forma, nossas interações cotidianas somente se efetivam em virtude da compreensão materializada entre nós (posto que assumimos o papel de emissores) e as pessoas com as quais mantemos contato (ora desempenhando o papel de interlocutores). Assim ocorre em qualquer tipo de comunicação, seja ela oral, por meio de símbolos, escrita, entre outras modalidades.

Em todas essas modalidades temos um objetivo a cumprir mediante o discurso que proferimos. Mas esse intento somente será materializado se conseguirmos ser claros naquilo que estamos dizendo, caso contrário a interlocução ficará prejudicada. Assim, após a organização de ideias e sua transposição para o papel, haverá sempre algo a ser retificado, ora suprimindo, ora acrescentando e assim vai. Tomando como exemplo o caso das redações presentes em concursos e vestibulares, é fato a necessidade de o candidato se organizar no intuito de elencar as ideias a serem discutidas e, nesse ínterim, o fator tempo impera sobre os procedimentos realizados, impedindo que o emissor passe os olhos sobre o que escreveu.

Nesse sentido, quando nos colocamos no lugar de interlocutores (fazendo referência às nossas próprias produções) sempre percebemos algo que poderia ser melhorado. Uma vírgula aqui, outra ali, aquele pronome que porventura causou uma ambiguidade desnecessária ao discurso, sem falar naquela palavra que poderia ser substituída por uma outra, pois a combinação de sons entre outras já ditas não está cumprindo o efeito desejado... Enfim, muitas são as falhas que podemos corrigir mediante a revisão daquilo que produzimos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dizendo isso, fica um alerta para você, caro (a) usuário (a): sempre que possível procure fazer uma revisão de seu texto, atendo-se a alguns aspectos, tais como:

* As ideias estão dispostas de forma clara e precisa?

* Os parágrafos estão bem construídos, harmoniosamente ligados pelos mecanismos os quais conferem ao texto a coesão e a coerência que a ele são indispensáveis?

* Os aspectos gramaticais foram devidamente checados, levando em consideração a ortografia, concordância, regência, entre outros? Aspectos de natureza lógico-semântica foram também priorizados? Como você sabe, e como antes dito, haverá sempre esta ou aquela palavra que não “coube” assim tão bem. Dessa forma, nada melhor do que fazer uso da sinonímia, de modo a fazer com que a estética textual se apresente da melhor forma possível.

* Falando em coerência, não se esqueça de analisar se seu texto se prima por alguns elementos que contribuem para que tal aspecto seja realmente efetivado. Desse modo, observe se ele possui uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. Outro aspecto: seus argumentos estão convincentes, de modo a fazer com que o interlocutor confira ao discurso a credibilidade que lhe é necessária?

São essas, entre tantas outras, posturas indispensáveis a uma boa escrita. Logo, procure utilizar-se da releitura, pois ela proporcionará a você condições de detectar algumas falhas que possivelmente passariam despercebidas.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Escritor do artigo
Escrito por: Vânia Maria do Nascimento Duarte Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Revisão de texto"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/revisao-texto.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas