close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Exemplos de gêneros orais e escritos

Partindo de algumas tipologias específicas, resultam delas os distintos exemplos de gêneros orais e escritos.

Diversificados  são os exemplos de gêneros orais e escritos
Diversificados são os exemplos de gêneros orais e escritos
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Redigir uma carta, narrar um conto, produzir uma receita, enfim, todas essas tomadas de posições fazem do interlocutor um ser social, norteado de objetivos, finalidades, propósitos que ele põe em prática por meio dos textos que constrói. Partindo então dessa realidade, equivale dizer que distintos são os momentos em que nos colocamos na condição de emissores, sobretudo em se tratando da linguagem escrita; dessa forma, temos de estar cientes acerca da estrutura, dos aspectos linguísticos que se aplicam à materialização dessas circunstâncias comunicativas, tendo em vista a irrefutável condição relacionada ao “por que escrever”, “para quem escrever” e “como escrever”.

Ora, por que escrever parte do fato de que, quando escrevemos, dispomos de uma intenção;  para quem escrever emerge da condição de que, se temos um propósito, logo essa intenção se dirige a um interlocutor em específico; como escrever se encontra atrelado à condição de que, a depender do objetivo e do interlocutor, formas específicas, no que diz respeito à estrutura, sem nenhuma dúvida, aplicam-se à construção desses diversos textos, materializando, portanto, as diversas circunstâncias comunicativas a que estamos condicionados cotidianamente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com base nisso, sobretudo porque pretendemos auxiliá-lo(a) no tocante ao aprimoramento das tantas habilidades requisitadas pela modalidade escrita da linguagem, preparamos para você um esquema, em que nele você poderá perceber que os distintos exemplos de gêneros, orais e escritos, partem de uma base para se constituírem, esta base refere-se aos aspectos tipológicos demarcados pelo ato ora de narrar, relatar, argumentar, expor, ora de descrever ações.

Dessa forma, a partir do momento em que esses domínios de comunicação, digamos assim, tornam-se incorporados à nossa consciência, e por que não dizer às nossas habilidades, estamos prontos para redigir todo e qualquer texto. Por essa razão, observemos, pois, os exemplos de gêneros orais e escritos que partem justamente dessas tipologias. Ei-los, portanto:

Distintos são os exemplos de gêneros orais e escritos


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Exemplos de gêneros orais e escritos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/exemplos-generos-orais-escritos.htm. Acesso em 16 de maio de 2022.

Tire suas dúvidas


Videoaulas


Estude agora


Rosa dos ventos, pontos cardeais e pontos colaterais

Assista à videoaula e conheça a rosa dos ventos e sua função. Veja quais são os pontos cardeais e os pontos...

A origem da Sexta Feira 13

Você sabe de onde surgiu essa história da Sexta-Feira 13 ser uma data maldita? Por que sexta-feira? E por que 13? A...