PUBLICIDADE
Dentre as inúmeras modalidades que representam os gêneros textuais, figuram-se também os cartazes. Sua ocorrência se dá de forma diversificada, seja nas ruas ou em instituições específicas, cuja finalidade pauta-se pela informação e persuasão, no objetivo de convencer, conscientizar ou sensibilizar as pessoas acerca de um determinado assunto.
Compõem-se de uma linguagem verbal e não verbal, na qual as imagens deverão estar em consonância com o discurso, conferindo-lhe um aspecto visual atraente, no intento de despertar o interesse por parte das pessoas.
Quanto à sua disposição, esta geralmente abrange locais estratégicos, de modo a permitir uma fácil visualização, compondo-se de um texto conciso, claro e objetivo, redigido com letras grandes e coloridas.
Com referência ao caráter persuasivo, reportamo-nos às campanhas comunitárias, cuja intenção é alertar a comunidade para o risco de doenças ou para um problema de interesse comum.
Outro exemplo típico é o caso das passeatas, nas quais as pessoas se organizam em prol da reivindicação relacionada a um determinado fato, solicitando às autoridades mudanças, como forma de exercer a cidadania.
De acordo com o mencionado, observaremos a seguir um exemplo, para melhor fixar nossos conhecimentos sobre o assunto:
Infere-se por meio do mesmo uma verdadeira conscientização sobre a importância de separarmos o lixo de maneira correta, facilitando assim a reciclagem do mesmo, a fim de atenuarmos os danos ao meio ambiente.
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola