Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Oxidação branda em alcenos

Durante uma reação de oxidação branda em alcenos, temos a formação de oxigênios nascentes, hidroxilas e diálcoois vicinais.

O propan-1,2-diol é um diálcool obtido a partir da oxidação branda de um alceno
O propan-1,2-diol é um diálcool obtido a partir da oxidação branda de um alceno
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A oxidação branda em alcenos é uma reação orgânica realizada quando um determinado alceno é colocado em um meio formado por uma base com água e o sal permanganato de potássio (KMnO4), sal esse que é chamado comumente de reagente Bayer.

O produto formado é o chamado diálcool vicinal, isto é, alcoóis que apresentam dois grupos hidroxila (OH-) posicionados em carbonos vizinhos, como na fórmula geral a seguir:

OBS.: R pode ser um radical ou átomos de hidrogênio.

Reagente de Bayer

Quando o reagente de Bayer (KMnO4) é misturado com água na presença de base inorgânica (OH-), ele reage e forma óxido de potássio (K2O), dióxido de manganês (MnO2) e oxigênios nascentes (oxigênio livre, representado por [O]). Veja a equação balanceada do processo.

São esses oxigênios nascentes formados a partir do reagente de Bayer que são os responsáveis pela reação de oxidação branda em alcenos (como veremos nos itens a seguir).

Mecanismos em uma reação de oxidação branda em alcenos

  • 1º mecanismo: formação dos oxigênios nascentes a partir do reagente de Bayer;

  • 2º mecanismo: Ataque dos oxigênios nascentes à ligação dupla presente no alceno, provocando o rompimento da ligação pi e consequente formação de uma valência livre em cada um dos carbonos envolvidos com a ligação pi.

  • 3º mecanismo: Os oxigênios nascentes unem-se a hidrônios (H+) formados a partir da autoionização da água, originando grupos hidroxila (OH-).

  • 4º mecanismo: Ligação das hidroxilas formadas em cada uma das valências livres localizadas nos carbonos onde estava a ligação pi, originando um diálcool vicinal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplos de reações de oxidação branda em alcenos

→ Reação de oxidação branda no but-2-eno

Fórmula estrutural do but-2-eno
Fórmula estrutural do but-2-eno

Inicialmente a ligação dupla entre os carbonos 2 e 3 do alceno é rompida pelo ataque dos oxigênios nascentes, criando uma valência livre (traço vertical) nos carbonos 2 e 3.

Quebra da ligação pi entre os carbonos 2 e 3 no but-2-eno
Quebra da ligação pi entre os carbonos 2 e 3 no but-2-eno

Em seguida, o oxigênio nascente une-se a um hidrônio (H+) proveniente da ionização da água, formando grupos hidroxila (OH-), os quais se ligam às valências livres dos carbonos 2 e 3, resultando em um diálcool vicinal.

Diálcool vicinal formado a partir do but-2-eno
Diálcool vicinal formado a partir do but-2-eno

Reação de oxidação branda no 2-metil-propeno

Fórmula estrutural do 2-metil-propeno
Fórmula estrutural do 2-metil-propeno

Inicialmente a ligação dupla entre os carbonos 1 e 2 do alceno é rompida pelo ataque dos oxigênios nascentes, criando uma valência livre (traço vertical) nos carbonos 1 e 2.

Quebra da ligação pi entre os carbonos 1 e 2 no 2-metil-propeno
Quebra da ligação pi entre os carbonos 1 e 2 no 2-metil-propeno

Em seguida, o oxigênio nascente une-se a um hidrônio (H+) proveniente da ionização da água, formando grupos hidroxila (OH-), os quais se ligam às valências livres dos carbonos 1 e 2, resultando em um diálcool vicinal.

Diálcool vicinal formado a partir do 2-metil-propeno
Diálcool vicinal formado a partir do 2-metil-propeno


Por Me. Diogo Lopes Dias

Escritor do artigo
Escrito por: Diogo Lopes Dias Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DIAS, Diogo Lopes. "Oxidação branda em alcenos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/oxidacao-branda-alcenos.htm. Acesso em 21 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


Classificação dos Alcoóis

A diferença entre alcoóis quanto à posição da Hidroxila.
Química

Nomenclatura dos alcenos

Conheça a regra de nomenclatura utilizada para a construção do nome de um alceno qualquer por meio de exemplos práticos que abordam as diferentes cadeias existentes: normais (ou seja, lineares) e ramificadas (que apresentam pelo menos três extremidades livres).
Química

Oxidação branda

A oxidação branda de alcenos e alcinos ocorre utilizando como reagente (oxidante) o permanganato de potássio, diluído e a frio.
Química

Oxidação de Alcenos

Conheça as diferentes formas de oxidar alcenos.
Química

Oxidação dos álcoois

Entenda como ocorre a reação de oxidação dos álcoois e veja como ela se processa no caso do metanol e dos álcoois primários, secundários e terciários.
Química

Oxidação energética de alcenos

Conheça como ocorre uma reação de oxidação energética com alcenos e veja quais são os produtos obtidos de acordo com o tipo de carbono que realiza a dupla ligação.
Química

Oxigênio e Oxidação

Benefícios e prejuízos causados pelo oxigênio.
Química

Ozonólise de alcenos

A ozonólise é um método bastante eficiente de oxidação de composto insaturado com rompimento da ligação dupla.
Química

Produto Iônico da Água (Kw)

Neste texto você compreenderá o que é o produto iônico da água, qual o seu valor em diferentes temperaturas e por que a condutividade elétrica da água é tão baixa.
Química

Álcoois

Grupo funcional hidroxila, álcoois primários, Álcoois secundários, Álcoois terciários, Metanol, Glicerol, Etanol, preparação de nitroglicerina, fabricação de tintas, produção de bebidas alcoólicas, ácido acético, combustível de automóveis.
Química