O que estudar de Química Geral para o Enem?

Substâncias, Misturas, Atomística, Tabela Periódica e Ligações Químicas são alguns itens fundamentais de Química Geral que você deve estudar para o Enem!

O número de universidades que utilizam o Enem como recurso para o ingresso de estudantes tem crescido a cada ano, o que aumenta a relevância desse exame.

Para ajudá-lo(a) nesse processo, selecionamos tópicos sobre o que estudar de química geral para o Enem. Vamos lá?

1- Estados físicos da matéria e suas transformações

Matéria é tudo aquilo que ocupa espaço e possui massa, podendo ser encontrada em alguns estados físicos e sofrer algumas transformações. Os principais tópicos referentes a esse assunto são:

2- Propriedades da matéria

A matéria possui diversas características que são determinantes no entendimento de diversos conteúdos da Química, como as separações de misturas. Os principais tópicos referentes às características da matéria são:

3- Características de substâncias e misturas

Conhecer a forma como os átomos dos elementos apresentam-se na natureza é muito importante no Enem e em qualquer vestibular. Os principais tópicos referentes ao conhecimento de substâncias e misturas são:

4- Métodos de separação de misturas

Os métodos de separação de misturas são utilizados para realizar a separação dos componentes (substâncias) de misturas homogêneas e heterogêneas. Os principais métodos de separação de misturas são:

5- O estudo do átomo

O estudo do átomo envolve todas as descobertas ligadas à constituição da matéria. Os principais tópicos referentes ao estudo atômico são:

6- Tabela periódica

O conhecimento sobre os elementos químicos e sua organização é fundamental para compreender de que forma as substâncias são formadas. Os principais tópicos referentes à tabela periódica são:

7- Ligações químicas

O estudo das ligações químicas permite que tenhamos uma noção do comportamento (solubilidade, ponto de fusão, ponto de ebulição, dissociação e ionização) de uma determinada substância. Os principais tópicos referentes às ligações químicas são:

8- Geometria molecular, polaridade e forças intermoleculares

Conhecer a geometria, polaridade e força auxilia no entendimento de propriedades importantes, como solubilidade, ponto de fusão e ponto de ebulição. Os principais tópicos são:

Por Me. Diogo Lopes Dias

A Química Geral fornece conhecimentos fundamentais para o estudo de toda a Química

DIAS, Diogo Lopes. "O que estudar de Química Geral para o Enem?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/o-que-estudar-quimica-geral-para-enem.htm. Acesso em 10 de maio de 2021.