Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Força intermolecular influi na temperatura e estado físico da molécula?

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

As forças intermoleculares são aquelas responsáveis por manterem moléculas unidas na formação dos diferentes compostos, estas forças influem sobre o estado físico e a temperatura das substâncias, veja como:

1. A temperatura de ebulição (T.E.) de uma substância é influenciada pela interação intermolecular que ocorre entre suas moléculas: quanto mais intensa for esta força maior será a T.E.



Ordem crescente da intensidade de interação →

2. As interações exercidas entre moléculas obedecem também ao estado físico das substâncias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Podemos encontrar compostos em diferentes estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Mas você sabe por que eles se apresentam assim? Tudo depende da interação entre as moléculas, ou seja, em cada estado físico elas se organizam de uma determinada forma. Sabe-se também que uma substância pode mudar de estado físico, é aí que surge a dúvida: como as forças intermoleculares influem neste processo?

A desorganização das moléculas ocorre na passagem da substância de um estado físico para outro, por exemplo, sólido para o líquido (fusão), ou do líquido para o gasoso (vaporização). Durante este processo as forças intermoleculares são rompidas em razão do afastamento das moléculas.

Resumindo: Quanto menos intensas forem as forças intermoleculares, mais volátil será a substância e menor será a sua temperatura de ebulição (T.E.).

Em geral, um composto é considerado volátil em razão das suas fracas interações intermoleculares, neste caso as moléculas se afastam levando o líquido ao estado gasoso.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Escritor do artigo
Escrito por: Líria Alves de Souza Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Força intermolecular influi na temperatura e estado físico da molécula?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/forca-intermolecular-influi-na-temperatura-estado-.htm. Acesso em 14 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Assinale a alternativa que contém a ordem crescente da temperatura de ebulição das seguintes espécies químicas: Cl2; Ar; NO e HF. Dados: Cl: 35,5 g/mol; Ar: 40 g/mol; F: 19 g/mol; N: 14 g/mol; O: 16 g/mol.

a) Cl2 < Ar < NO < HF

b) HF > NO > Ar > Cl2

c) HF > NO > Cl2 > Ar

d) Cl2 > Ar > NO > HF

e) Ar < Cl2 < NO < HF

Exercício 2

Dada a tabela abaixo, contendo as substâncias HF, HCl, HBr e HI, e seus respectivos pontos de ebulição:

Podemos afirmar que:

a) O HF apresenta maior PE, pois tem na sua estrutura o haleto de menor tamanho, que torna a interação entre as moléculas mais fortes.

b) Ausência de polaridade de cada uma das substâncias.

c) Maior massa molecular do Hbr, quando comparado aos demais, favorece que ele tenha um menor ponto de ebulição.

d) A substância HF possui o maior ponto de ebulição. Isso se deve à formação de ligações de hidrogênio por essa substância.

e) O ponto de ebulição do HF deve-se à capacidade dessa substância de formar ligação do tipo iônica intermolecular.