close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O experimento de Thomson com descargas elétricas

Utilizando uma ampola de Crookes, Thomson observou que as emissões irradiadas pelo gás dentro do tubo eram desviadas no sentido da placa externa positiva, seja qual for o gás. Deste modo, ficou confirmada a presença de partículas subatômicas negativas, denominadas elétrons.

A ampola criada por Sir William Crookes foi o principal instrumento utilizado no  experimento de Thomson
A ampola criada por Sir William Crookes foi o principal instrumento utilizado no experimento de Thomson
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Utilizando uma ampola de Crookes, isto é, tubos de vidro fechados com um eletrodo positivo e outro negativo, contendo gases a pressões extremamente baixas; o cientista inglês Joseph John Thomson (1856-1940) fez uma descoberta imprescindível para a evolução do modelo atômico.

Ele submeteu estes gases a voltagens elevadíssimas, desse modo foi possível observar o aparecimento de emissões, que foram denominadas raios catódicos. Em seguida, foi colocado um campo elétrico externo e, por fim, verificou-se que o feixe de raios catódicos era desviado, sempre indo na direção e sentido da placa carregada positivamente. Portanto, estas emissões possuíam cargas negativas.

Outro ponto importante é que não importava o gás utilizado, sempre ocorria o mesmo; assim Thomson chegou à conclusão lógica de que estas cargas negativas estavam presentes em toda e qualquer matéria, eram parte integrante destas. Desse modo, provou-se que, ao contrário do que Dalton havia afirmado, o átomo não era indivisível, pois possuía uma partícula subatômica negativa, que ficou denominada elétron.

Sequencialmente, em 1886, outro cientista, de nome Eugen Goldstein, descobriu os raios anódicos ou canais, que eram raios carregados positivamente, formados pelo que sobrou dos átomos do gás que teve seus elétrons arrancados pela descarga elétrica. Sabia-se que estes raios possuíam carga positiva porque eram desviados na direção oposta da dos raios catódicos, ou seja, eram atraídos pela placa negativa.

Descobriu-se então que o átomo também possuía uma parte positiva, o que inclusive era necessário para manter sua neutralidade elétrica. Desse modo, J. J. Thomson propôs um novo modelo para o átomo, apelidado de “pudim de passas” ou “pudim de ameixas”. Seria uma esfera de carga positiva, não maciça, incrustada de elétrons (negativos), de modo que sua carga elétrica total é nula.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Modelo atômico originado do experimento realizado por Thomson

Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Química Geral - Química - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "O experimento de Thomson com descargas elétricas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/o-experimento-thomson-com-descargas-eletricas.htm. Acesso em 19 de maio de 2022.

Tire suas dúvidas


Como ocorre a separação?

Por Raiane Karolaine
Responder
Ver respostas

uma certa molécula linear e formado por três átomos ligados entre si por uma ligação simples covalente e uma tripla covalente sendo assim existirão nessa molécula preciso saber quantas ligações sigma e pi tem

Por victor Henrique
Responder
Ver respostas

Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

(UEFS) Segundo o modelo de Thomson, o átomo:

a) poderia ser caracterizado por uma esfera gelatinosa com carga positiva, na qual estariam incrustados os elétrons, neutralizando a carga positiva.

b) não é maciço, mas é formado por um núcleo com carga positiva, no qual se concentra praticamente toda a sua massa, e ao redor do qual ficam os elétrons, neutralizando a carga positiva.

c) é formado por elétrons que giram ao redor do núcleo em determinadas órbitas.

d) é neutro, cercado de elétrons que estariam dispostos ao redor do núcleo, como os planetas ao redor do Sol.

e) é formado por um pequeno núcleo maciço e positivo, e os elétrons movimentam-se em órbitas estacionárias, sendo que nesse movimento não emitem energia.

Exercício 2

Qual dos pesquisadores abaixo foi o responsável por desenvolver um equipamento que auxiliou Thomson na descoberta do elétron?

a) R. A. Milikan

b) E. R. Rutherford

c) M. Crookes

d) J.J. Thomson

e) Dalton

Estude agora


Dicas para a prova de Matemática do Enem 2021

Você sabia que a maior prova dentro do Enem é a de Matemática? São 45 questões!! E existem maneiras mais sábias...

Determinante de Vandermonde

O músico e matemático francês do século XVIII, Alexandre Vandermonde, observou um caso especial para cálculo de...