Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é Idade Moderna?

Idade Moderna é o período compreendido entre a Idade Média e a Idade Contemporânea. Foi nessa época que surgiram as bases sociais e econômicas da sociedade atual.

Card com explicação sobre o que é Idade Moderna.
A Idade Moderna foi o período histórico eurocêntrico que compreendeu do século XV ao XVIII.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A Idade Moderna é parte da delimitação eurocêntrica feita da história da humanidade, encontrando-se entre a Idade Média e a Idade Contemporânea. Iniciou-se com a tomada de Constantinopla, em 1453, e terminou com o marco da Revolução Francesa, em 1789. O período traz como uma de suas características estruturais o rompimento com a concepção de vida do medievo, procurando estabelecer um resgate dos valores da Antiguidade Clássica.

Nesse sentido, houve grandes transformações promovidas no pelo cenário europeu, como as Grandes Navegações e as consequentes colonizações de territórios em outros continentes. Politicamente, foi na Idade Moderna que houve o fortalecimento do cenário de origem do capitalismo por meio da nascente burguesia, bem como a criação dos Estados nacionais. Em termos culturais e religiosos, cita-se o movimento renascentista e a Reforma Protestante.

Leia mais: Império Bizantino — teve duração de quase 11 séculos e foi derrotado pela invasão dos povos turco-otomanos

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Idade Moderna

  • Faz parte da periodização histórica da humanidade, estabelecendo-se entre a Idade Média e a Idade Contemporânea.

  • Começou com a tomada de Constantinopla, no século XV, e findou-se com a queda da Bastilha, no século XVIII.

  • Procurou romper com a estrutura social, política, cultural e econômica que vigorou na Idade Média.

  • Apresentou profundas transformações para a Europa, bem como para o restante do mundo, por meio da expansão marítima, do renascimento, da Reforma Protestante e do fortalecimento da atuação da burguesia.

Quando se inicia a Idade Moderna?

Idade Moderna faz parte da divisão, feita pelos historiadores, da história da humanidade. Seu recorte temporal inicia-se com a queda do Império Bizantino e a tomada da cidade de Constantinopla pelo Império Turco-Otomano, em 1453; e seu recorte final é delimitado com a Revolução Francesa, em 1789.

Essa divisão é pautada na perspectiva histórica europeia, já que os marcos divisórios referem-se direta ou indiretamente a fatos importantes para os europeus. A tomada de Constantinopla pelos turcos pôs fim no Império Bizantino — herdeiro direto do Império Romano da Antiguidade e surgido onde hoje é a Itália — e representou o fim de uma longa era.

A concepção de uma Idade Moderna é também uma ruptura com o que é considerado a Idade Média da história. Média, nesse sentido, diz respeito ao período entre a Antiguidade e a Idade Moderna. A própria divisão histórica como conhecemos (idades Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea) surgiu nesse momento da história europeia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que caracterizou a Idade Moderna?

A Idade Moderna foi uma oposição à Idade Média, considerada equivocadamente como uma Idade das Trevas, já que era dominada pela religião e pelo obscurantismo cristão-católico. A Idade Moderna apareceu como o momento de retomar a perspectiva de vida da Antiguidade greco-romana, considerada como o auge cultural da humanidade. O equívoco, nesse sentido, foi o de não considerar a produção cultural, filosófica e mesmo técnica verificada durante o período medieval.

Isso pode ser entendido pelas grandes transformações ocorridas no território europeu no período em questão. Foi durante a Idade Moderna que os europeus realizaram as Grandes Navegações e a expansão marítima, criando as condições para a dominação de continentes inteiros, como a África e a recém-conhecida América. O domínio dessas regiões resultou na conquista de inúmeras riquezas por parte das classes dominantes europeias, criando as bases para que elas pudessem expandir, posteriormente, sua forma de organização social para o restante do mundo.

A seguir, conheça os comandantes e os trajetos das navegações europeias entre os séculos XV e XVI:

Mapa da expansão marítima europeia
Mapa da expansão marítima europeia. (Créditos: Paulo José Soares Braga | Brasil Escola)

A expansão colonial contou com uma base material pautada no desenvolvimento do capitalismo. A passagem de uma produção material predominantemente agrária para uma produção material mercantil e industrial ocorreu nesse período. Conduzindo essa passagem, estavam os pioneiros do capitalismo, os burgueses, construindo suas riquezas por meio da exploração do nascente proletariado urbano. A chamada Primeira Revolução Industrial, ocorrida principalmente na Inglaterra, iniciou-se na Idade Moderna.

Leia mais: Grandes Navegações — iniciaram-se no século XV e foram responsáveis pela exploração do Atlântico

Cultura na Idade Moderna

“Escola de Atenas”, pintura renascentista de Rafael, no Museu do Vaticano, feita durante a Idade Moderna.
Escola de Atenas, obra de Rafael, traz Aristóteles e Platão ao centro, representando o resgate dos valores da Antiguidade proposto na Idade Moderna.

No aspecto cultural, a Idade Moderna caracterizou-se por uma produção muito rica, tanto em seu início, com o renascimento e a retomada da herança greco-romana (séc. XV e XVI), quanto no seu fim, com o iluminismo (séc. XVIII), cujos representantes propuseram novas formas filosóficas, científicas e políticas de se entender o mundo. Na religião, o principal rompimento com o mundo medieval ocorreu com a Reforma Protestante, iniciada com Martinho Lutero no século XVI e que alteraria permanentemente o mundo cristão ocidental.

Política na Idade Moderna

Politicamente a Idade Moderna ficou caracterizada principalmente pela criação dos Estados nacionais na Europa. Foi nesse processo que surgiram as monarquias nacionais, criando-se estruturas políticas e administrativas centralizadas, em contraste com a descentralização predominante na Idade Média.

Essa estrutura político-administrativa serviu ainda de base para o fortalecimento do capitalismo e do poder político da burguesia. Essa classe social, quando se percebeu fortalecida economica e politicamente, pôde se organizar e colocar fim na hegemonia antes detida pela nobreza aristocrática. O fim dessa hegemonia foi representado principalmente pela Revolução Francesa, quando o Estado representativo burguês foi criado, encerrando a Idade Moderna e iniciando a Idade Contemporânea.

 


Por Me. Tales Pinto

Escritor do artigo
Escrito por: Tales dos Santos Pinto Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PINTO, Tales dos Santos. "O que é Idade Moderna?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-idade-moderna.htm. Acesso em 02 de março de 2024.

De estudante para estudante


PUBLICIDADE