Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é Reforma Protestante?

A Reforma Protestante ocorreu na Europa, no século XVI, e teve grande impacto no campo religioso.

Acima, imagem de João Calvino, um dos principais líderes protestantes
Acima, imagem de João Calvino, um dos principais líderes protestantes
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Entre os principais acontecimentos da Idade Moderna, em especial do século XVI, está o fenômeno da Reforma Protestante. Tal como o Renascimento Cultural, que teve amplo impacto no âmbito das artes e da ciência na Europa, a Reforma Protestante promoveu uma grande transformação do pensamento religioso na Europa, bem como incitou grandes reviravoltas políticas associadas a essas transformações no campo religioso. Entre os principais representantes do protestantismo, estão Martinho Lutero e João Calvino.

Martinho Lutero (1483-1546), apesar de ter sido precedido por alguns medievais, como o inglês John Wycliffe (1330 – 1384), foi o primeiro membro da Igreja Católica a romper decididamente com essa instituição ao fixar as suas 95 teses na capela de Wittemberg, na Alemanha. Essas teses combatiam a prática da venda de indulgências (absolvição dos pecados ainda em vida, na Terra) por parte de alguns membros do clero. Lutero concebia que a aquisição de indulgências por parte do fiel não poderia lhe garantir a salvação eterna sem que fossem acompanhadas de penitências, isto é, o fiel não poderia considerar-se plenamente salvo apenas por uma simples absolvição de um sacerdote.

O pensamento de Lutero teve repercussão imediata na Alemanha (nos principados que compunham o que hoje chamamos de Alemanha) e não demorou muito para que se alastrasse para outras regiões da Europa. Muitos desses principados, antes integrados com o Sacro Império Romano-Germânico, aproveitaram-se para adotar o luteranismo e assim se dissociar da Igreja e o Sacro Império. Muitos camponeses alemães organizaram revoltas tendo como ponto de partida as teses protestantes. Essas medidas acabaram por deflagrar um gigantesca guerra civil, que atravessaria o século.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Um dos personagens históricos mais intensamente afetados, do ponto de vista religioso e intelectual, pelas teses protestantes foi o francês João Calvino (1509-1564). Calvino tornou-se amplamente conhecido na França e Suíça a partir da década de 1530. Lá desenvolveu suas próprias teses protestantes, entre elas as prerrogativas da salvação pela fé e boas obras, bem como a questão da predestinação. Essas ideias tiveram lastro também na Inglaterra, onde se formaria o Puritanismo, e nos Estados Unidos – herdeiros dessa vertente protestante inglesa.

Foi na Inglaterra também que se desenvolveu um caso muito particular de reforma protestante, o Anglicanismo, fundado pelo rei Henrique VIII (1509-1547), na década de 1530, como forma de protesto à Igreja Católica, que o impedia de divorciar-se. Partindo de interesses pessoais, a Igreja Anglicana preservou alguns traços da Igreja Católica, contudo transformando muitos dos seus dogmas.


Por Me. Cláudio Fernandes

Escritor do artigo
Escrito por: Cláudio Fernandes Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FERNANDES, Cláudio. "O que é Reforma Protestante?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-reforma-protestante.htm. Acesso em 21 de julho de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


O que foi o Renascimento?

Clique aqui e saiba mais sobre o Renascimento. Conheça as fases desse período eurocêntrico. Aprenda sobre os renascimentos comercial, cultural e científico.
O que é História?

O que foram as cruzadas?

Clique aqui e saiba o que foram as cruzadas. Entenda quais foram seus objetivos e quem as organizou. Confira o que aconteceu e quem fez parte de algumas delas.
O que é História?

O que foram as heresias medievais?

Saiba o que foram as heresias medievais, as principais heresias existentes e as atitudes tomadas pela Igreja para combatê-las.
O que é História?

O que são as 95 teses de Lutero?

Você sabe o que são as 95 teses de Lutero? Fique sabendo que teses eram essas e que repercussão elas provocaram no âmbito religioso e político da Europa moderna.
O que é História?

O que é Idade Moderna?

Clique aqui e saiba sobre a Idade Moderna. Descubra quando ela se iniciou e o que a caracterizou. Confira como eram a política e a cultura desse período.
O que é História?

Calvinismo

Acesse o site e conheça mais sobre a história do calvinismo. Veja quais são os cinco pontos que norteiam a doutrina criada por João Calvino.
História Geral

Contrarreforma

Acesse nosso texto e aprenda sobre a contrarreforma! Entenda em qual contexto ela se insere, e saiba quais foram as principais ações tomadas pela Igreja de Roma.
História Geral

Anglicanismo

Descubra o que é anglicanismo. Veja o que a Igreja Anglicana prega. Aprenda seus princípios, sua origem e as diferenças entre catolicismo e anglicanismo.
História Geral

Luteranismo

Clique aqui e saiba sobre o luteranismo, doutrina religiosa que surgiu, durante a Reforma Protestante, por meio das pregações de Martinho Lutero.
História Geral