O que é Mecânica?

O que é?

A Mecânica é o ramo da Física que está relacionado com o estudo dos movimentos. Ela é subdividida em Cinemática e Dinâmica.

A Mecânica é o ramo da Física responsável pelo estudo dos movimentos. Essa área pode explicar desde o movimento de pessoas e carros até o movimento dos planetas ao redor do Sol.

Quando as velocidades são relativamente pequenas em comparação à velocidade da luz, a Mecânica é denominada de newtoniana. Já para elementos que se movimentam com velocidades próximas ou iguais à velocidade da luz, a Mecânica é denominada de relativística.

O estudo da Mecânica divide-se em Cinemática e Dinâmica.

• Cinemática

A Cinemática é a parte da Mecânica que faz uma análise matemática dos movimentos, mostrando equações e gráficos que podem expressá-los e diferenciá-los. A Cinemática não se preocupa com as causas dos movimentos, mas somente em analisar o movimento em si, entendendo-o e propondo padrões matemáticos.

Dentro da Cinemática, destacam-se os estudos relacionados com os movimentos com velocidade constante (movimentos uniformes), os movimentos uniformemente variados, onde existe aceleração, e os movimentos circulares.

• Dinâmica

A Dinâmica é a parte da Mecânica que analisa as causas que dão origem aos movimentos. Como o movimento é originado por forças, podemos dizer que a Dinâmica é o estudo das forças. Dentro desse estudo, destacam-se as leis de Newton e suas aplicações, o estudo da energia e o impulso e a quantidade de movimento.

Galileu Galilei, Isaac Newton e Albert Einstein merecem ser destacados por terem dado preciosas contribuições a partir de seus estudos e experiências.

Por Joab Silas

As forças que atuam sobre o piloto de fórmula 1 e sua velocidade são estudadas pela Mecânica *

JúNIOR, Joab Silas da Silva. "O que é Mecânica?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-mecanica.htm. Acesso em 11 de abril de 2021.