Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Filme "Ainda estou aqui": entenda temas da História do Brasil, como Ditadura Militar, retratados na produção

Baseado em livro de Marcelo Rubens Paiva, filme brasileiro vem colecionando elogios em Festival de Veneza

Em 03/09/2024 14h57 , atualizado em 03/09/2024 16h23
Divulgação do Filme "Ainda estou aqui"
Filme "Ainda estou aqui" tem sido muito elogiado/ Crédito: imagem de reprodução Crédito da Imagem: Imagem de reprodução
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O filme “Ainda estou aqui”, protagonizado pelos atores Fernanda Torres e Selton Mello, tem dado o que falar. A produção é passada durante a Ditadura Militar, um dos períodos da História do Brasil mais cobrados em provas de processos seletivos, como vestibulares e Enem.

O longa-metragem é baseado na história real do livro homônimo do escritor Marcelo Rubens Paiva. O autor, também jornalista, lançou o livro “Ainda estou aqui” em 2015. A obra conta a história dos seus pais, Eunice e Rubens Paiva.

Dirigido por Walter Salles, cineasta consagrado por filmes como “Central do Brasil”, a produção foi veiculada no último domingo, 1º setembro, no Festival de Veneza, na Itália, e ganhou aplausos durante dez minutos.

“Ainda estou aqui” está concorrendo ao prêmio Leão de Ouro, um dos maiores do cinema. Há, ainda, expectativa de que o filme possa estar entre os indicados ao Oscar 2025. Fernanda Torres tem sido muito elogiada como a protagonista.

Qual o tema do filme “Ainda estou aqui”?

O filme “Ainda estou aqui” retrata a história de Eunice Paiva, esposa do deputado Rubens Paiva e mãe de cinco filhos que levava uma vida tranquila nos anos 1970 no Rio de Janeiro. 

O marido dela desaparece, transformando a vida da mulher de uma hora para a outra. Eunice passa a buscar o paradeiro do marido e a lutar por justiça. Em 1973, ela começa a estudar o curso de Direito e se envolve em causas políticas e sociais.

Eunice Paiva movimentou-se para a aprovação da Lei 9.140, de 1995, que reconhece a morte de desaparecidos políticos durante o Regime Militar. A esposa de Rubens Paiva somente teve acesso ao atestado de óbito do marido em 1996. 

(Contém spoliers) O deputado Rubens Paiva, na verdade, foi sequestrado por agentes da Aeronáutica em 20 janeiro de 1971. O político foi levado à sede do Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi) e torturado. Rubens Paiva morreu no dia 20 de janeiro de 1970.  

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
                                                  
 

Temas do filme “Ainda estou aqui” para estudar

“Ainda estou aqui” é um filme que mostra os bastidores da Ditadura Militar, período da história do Brasil que cai frequentemente em provas da disciplina e que também pode ser abordado na área do conhecimento Ciências Humanas.

Segundo este artigo, a Ditadura Militar foi o período da história brasileira que se estendeu de 1964 a 1985. Esse regime foi instaurado no poder de nosso país por meio de um golpe organizado tanto pelos meios militares quanto pelos civis.

O golpe visou à derrubada do presidente João Goulart e deu início a um período de 21 anos marcado pelo autoritarismo e pela repressão realizada pelo Estado. Encerrou-se em 1985, quando Tancredo Neves foi eleito presidente do Brasil.

Leia mais detalhes sobre a Ditadura Militar no Brasil

Confira abaixo outros temas do filme “Ainda estou aqui” para ajudar nos estudos:

Vídeoaula sobre Ditadura Militar no Brasil

 

Mapa Mental: Ditadura Militar

Mapa Mental: Ditadura Militar

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Confira também:

Dia do Cinema Brasileiro: professores indicam 10 filmes para ajudar nos estudos

Filme Guerra Civil com Wagner Moura. Veja temas para estudar que aparecem no longa-metragem

Crédito da imagem:

[1] Imagem de reprodução

Por Silvia Tancredi
Jornalista