Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Oppenheimer ganha Oscar 2024 de melhor filme. Veja o que estudar sobre a produção

Filme que conta a historia do criador da bomba atômica levou outros seis prêmios

Em 10/03/2024 23h21 , atualizado em 10/03/2024 23h42
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Oppenheimer levou o Oscar 2024 de melhor filme na noite de hoje, 10 de março. A cerimônia ocorreu em Los Angeles, nos Estados Unidos.

A produção, que retrata a vida e obra de Oppenheimer, inventor da bomba atômica, também ganhou o Oscar de melhor diretor (Christopher Nolan), melhor ator (Cillian Murphy),  ator coadjuvante (Robert Downey Jr.), melhor fotografia,  melhor montagem e melhor trilha sonora original.

O filme Oppenheimer levou vários outros prêmios, como, por exemplo, o Globo de Ouro.

Como é o filme Oppenheimer?

O filme Oppenheimer foca na vida pessoal do físico em paralelo à sua vida profissional. Mas, o filme retrata especialmente a atuação de Oppenheimer dirigindo o Projeto Manhattan, no qual ele trabalhou junto com outros cientistas para desenvolver a bomba atômica, durante a Segunda Guerra Mundial.

A primeira bomba atômica foi lançada em 1945 na cidade japonesa de Hiroshima e matou mais de 70 mil pessoas. Três dias depois, a segunda bomba foi lançada na cidade de Nagasaki, também no Japão, e matou mais de 40 mil pessoas.

O físico é interpretado pelo ator Cillian Murphy, da série Peaky Blinders, que já venceu diversos prêmios. O diretor do longa, Christopher Nolan, também recebeu muitos reconhecimentos em outras premiações.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quem foi Oppenheimer?

Julius Robert Oppenheimer foi um físico que nasceu em 1904, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Ele é conhecido na história como "o pai da bomba atômica".

Anos depois, conforme a biografia do cientista Oppenheimer, ele chegou a mostrar arrependimento por ter participado da invenção da bomba atômica, defendendo o controle de armas nucleares no mundo.

Estudos apontam que o físico dedicou seus últimos anos de vida para fazer reflexões sobre a ligação entre a ciência e a socidade. O criador da bomba atômica teve episódios de depressão, chegando a dizer:

"Agora eu me tornei a morte, a destruidora de mundos", afirmou Oppenheimer, o criador da bomba atômica.

Oppenheimer morreu em 1967, aos 62 anos, na cidade norte-americana de Princeton, em decorrência de um câncer de garganta.

O que estudar sobre o filme Oppenheimer?

O filme Oppenheimer trabalha diversos temas que podem cair em provas de escola e processos seletivos, como vestibulares e no Enem 2024. 

Os assuntos podem ser cobrados em provas de história, geografia, química e física, por exemplo. 

Veja abaixo os principais temas para estudar sobre o filme Oppenheimer:

Projeto Manhattan

O Projeto Manhattan retratado no filme "Oppenheimer" foi um projeto desenvolvido pelos Estados Unidos, que teve como objetivo construir as primeiras bombas atômicas da história, no período da Segunda Guerra Mundial. 

Cientistas, engenheiros, militares e diversos outros profissionais estiveram mobilizados no Projeto Manhattan de 13 de agosto de 1942 a 15 de agosto de 1947.

Saiba mais sobre o projeto Manhattan

O que é a bomba atômica?

A bomba atômica, ou bomba nuclear, é uma arma de explosão com um grande poder de destruição, em virtude da grande quantidade de energia que ela libera. Essa bomba funciona por meio do processo de reação nuclear de fissão dos átomos, que possibilita uma grande liberação de energia a partir de uma pequena quantidade de matéria.

Qual é a história da bomba atômica?

A história da bomba atômica está ligada à Segunda Guerra Mundial. Com o avanço do conflito mundial, os norte-americanos deram início a uma corrida contra a Alemanha nazista para criar a primeira arma nuclear.

O projeto de os norte-americanos de desenvolver armas mais potentes para causar maiores impactos nos adversários chamou-se “Projeto Manhattan”, que durou de 1942 até 1945, quando foi realizado o primeiro teste de um dispositivo de fissão nuclear.

Onde foram lançadas as primeiras bombas atômicas?

As primeiras bombas atômicas foram lançadas em 1945, no Japão. Veja abaixo os dias e os locais:

-1ª bomba atômica: 6 de agosto de 1945, na cidade de Hiroshima

-2ª bomba atômica: 9 de agosto de 1945, na cidade de Nagasaki

Essas bombas ficaram conhecidas como Little boy e Fat man, por causa dos seus formatos e da capacidade de explosão de cada uma.

Leia mais sobre as bombas de Hiroshima e Nagasaki

Como funciona uma bomba atômica?

O funcionamento das bombas nucleares é semelhante, diferenciando-se apenas pelo elemento utilizado na composição. Os principais elementos que compõem as bombas são urânio-235 e plutônio-239. A bomba nuclear funciona pelo princípio da fissão nuclear, que é a divisão de um átomo instável pelo bombardeamento de partículas, como um nêutron. Isso gera uma reação em cadeia que vai provocando a fissão nuclear dos outros átomos presentes.

Confira também: quais são os tipos de bombas atômicas?

Por Silvia Tancredi

​​​​​Jornalista

PUBLICIDADE