Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Medidas de tempo

Matemática

PUBLICIDADE

As medidas de tempo foram inventadas, ao longo da história, devido às necessidades das civilizações de controlar os dias e as horas, o que auxiliava as tomadas de decisões na época, como o mês melhor para cultivo, a medição das cheias do rio, entre outras coisas. Hoje elas ainda são essenciais, pois se tornou inimaginável uma sociedade que não meça o tempo.

Existem vários instrumentos que utilizamos para medir essa grandeza: controlamos os dias em relação ao ano com base no calendário, controlamos as horas, os minutos e os segundos com base no relógio, e, para medir a variação de tempos mais curtos, utilizamos cronômetros.

Leia também: Quais são as medidas de comprimento?

Unidades de medidas de tempo

As medidas de tempo surgiram para atender às necessidades do ser humano.
As medidas de tempo surgiram para atender às necessidades do ser humano.

Existem várias unidades de medidas de tempo (que serão mostradas ao longo do texto), como os dias, os anos e os meses, mas utilizamos de forma recorrente as horas. Com base nas horas, temos os seus submúltiplos, que são os minutos e segundos.

É importante compreender que uma hora é formada por 60 minutos e que cada minuto é formado por 60 segundos. Por outro lado, trabalhando com intervalos de tempos maiores, temos que um dia possui 24 horas, e, com base no dia, surgem várias unidades de medidas de tempo, como as semanas, os meses, os anos, e assim sucessivamente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conversão da unidade de medida de tempo

Para realizar a conversão da unidade de medida de tempo, de horas para minutos ou de minutos para segundos, realizamos a multiplicação por 60, pois sabemos que uma hora possui 60 minutos e que um minuto possui 60 segundos. Como consequência, quando a conversão é no sentido contrário, ou seja, de segundos para minutos e de minutos para horas, realizamos a divisão por 60. Veja o esquema seguinte que pode te ajudar a visualizar essas conversões:

Note que, para transformar de horas para segundos, primeiro transformamos em minutos para depois transformarmos em segundos, ou seja, multiplicamos por 60 e depois por 60 novamente, que é o mesmo que multiplicar por 3600. A operação contrária, ou seja, de segundo para hora, torna-se uma divisão por 3600.

Exemplo:

Quantos segundos têm em duas horas e 15 minutos?

Para isso realizaremos, primeiro, a conversão de duas horas em minutos:

2 · 60 = 120 minutos

Sendo assim, com os 15 minutos, teremos 120 + 15 = 135 minutos. Agora vamos converter 135 minutos em segundos:

135 · 60 = 8100 segundos

Veja também: Quais são as medidas de massa?

Instrumentos de medida de tempo

A primeira forma de medir-se o tempo era analisando-se a posição do Sol em relação à Terra, por isso, foram criados os conhecidos hoje como relógios de sol, utilizados para medir-se as horas ao decorrer do dia. Hoje utilizamos o relógio movido à bateria para essa função. Foram surgindo outros instrumentos, como as ampulhetas e o cronometro, que servem para medir espaços de tempo menores.

Ao longo da história, também foram conhecidos vários calendários, que servem para medir os dias e meses em relação ao ano. Povos antigos fizeram calendários diferentes e dividiram os anos de forma diferente. Hoje o mais comum é o calendário gregoriano, utilizado na maioria dos países. Vale ressaltar que tanto os dias quanto os anos levam em consideração a posição dos astros em relação à Terra, e, por isso, houve grande interesse na astrologia desde os povos mais antigos.

O relógio de sol, a ampulheta e o relógio são alguns instrumentos utilizados para medir-se o tempo.
O relógio de sol, a ampulheta e o relógio são alguns instrumentos utilizados para medir-se o tempo.

Outras unidades de tempo

Conhecemos outras unidades de medidas de tempo que surgem por meio das unidades citadas, como bimestre, semestre, século, década, quinzena. A tabela a seguir contém as unidades de tempo presentes no dia a dia.

Unidade

Equivale a

1 segundo

 

1 minuto

60 segundos

1 hora

60 minutos

1 dia

24 horas

1 semana

7 dias

1 quinzena

15 dias

1 mês

28 ou 29 dias (fevereiro)

30 ou 31 dias (demais meses)

1 bimestre

2 meses

1 trimestre

3 meses

1 quadrimestre

4 meses

1 semestre

6 meses

1 ano

12 meses ou 365 dias

1 biênio

2 anos

1 triênio

3 anos

1 quadriênio

4 anos

1 quinquênio

5 anos

1 década

10 anos

1 século

100 anos

1 milênio

1000 anos

Exercícios resolvidos

Questão 1 – Sabemos que, atualmente, um dos vilões para altos gastos de energia elétrica e desperdício de água são os chuveiros elétricos, caso não sejam usados de forma consciente. Suponha que, na casa de Isadora, o chuveiro tenha uma vazão 18 litros por minuto, se, ao final de uma semana, ela gastou cerca de 4860 litros, quanto tempo ela ficou no banho durante essa semana?

A) quatro horas e meia

B) quatro horas

C) três hora e meia

D) três hora

E) cinco horas

Resolução

Alternativa A

Primeiro realizaremos a divisão da quantidade de água gasta na semana pela vazão do chuveiro, para descobrir o tempo em minutos gasto por Isadora:

4860 : 18 = 270

No entanto, as alternativas estão em horas, e sabemos que 270 : 60 = 4,5, o que equivale a quatro horas e meia.

Questão 2 - Quantos segundos têm duas horas e 30 minutos?

A) 8000

B) 150

C) 15.000

D) 900

E) 9000

Resolução

Alternativa E

Sabemos que uma hora corresponde a 60 minutos, sendo assim, duas horas possuem 2 · 60 = 120 minutos.

Como são duas horas e 30 minutos, temos o total de 150 minutos. Cada minuto possui 60 segundos, sendo assim, faremos 150 · 60 = 9000 segundos.

 

Por Raul Rodrigues de Oliveira
Professor de Matemática

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

OLIVEIRA, Raul Rodrigues de. "Medidas de tempo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/o-controle-tempo-suas-unidades-medida.htm. Acesso em 23 de setembro de 2021.

Artigos Relacionados
Operações da adição e da subtração envolvendo medidas de ângulos.
Medidas de superfície e Medidas agrárias.
Clique e veja como algumas equações são utilizadas para o cálculo da velocidade média de um veículo!
Você sabe o que é impulso e quantidade de movimento? Acesse o texto e confira o significado de cada um desses conceitos, conheças as fórmulas e resolva exercícios.
Unidades de medidas referentes a áreas rurais.
Medidas de Volume de acordo com o Sistema Internacional de Medidas.
Conheças as principais unidades de medida de comprimento, aprenda a converter de uma unidade de medida para outra. Confira os exemplos e exercícios resolvidos.
Conheças as principais unidades de medida de massa, aprenda a conversão de uma unidade de medida para outra. Reforce seu aprendizado sobre o tema com exercícios!
Clique aqui e descubra o que é o Sistema Internacional de Unidades (SI), aprenda quais são as grandezas e as unidades fundamentais, e confira exercícios resolvidos.