Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Medidas de massa

Medidas de massa compreendem as unidades necessárias para medir-se a grandeza massa, bastante presente no nosso dia a dia e nas ciências da natureza.

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Existem diferentes medidas de massa, usadas para representar a medida dessa importante grandeza. As medidas mais comuns estão ligadas ao grama, sendo os seus múltiplos o hectograma, o decagrama e o quilograma, os quais são utilizados em objetos de massa maior. Também existem os submúltiplos, decigrama, centigrama e miligrama, para medir objetos que possuem massa menor. Além dessas medidas de massa, existem outras usadas no dia a dia de certos grupos, como a tonelada, a arroba e o quilate.

Leia também: O que são grandezas direta e inversamente proporcionais?

Tópicos deste artigo

Quais são as unidades de medidas de massa?

Para medir a massa, povos diferentes usavam medidas diferentes, no entanto, com o passar dos anos e com a globalização, essas medidas estão sendo cada vez mais padronizadas. Usamos as unidades de medida constantemente em nossas vidas: para sabermos nossa massa corporal, para realizamos a compra de produtos no mercado etc., e sequer percebemos que estamos lidando com elas. Por exemplo, para comprar carne, geralmente usamos o quilograma, mas, quando vamos comprar uma quantidade menor, por exemplo, 0,7 quilogramas, de forma quase intuitiva nós fazemos a conversão e pedimos 700 gramas dela.

Para medir a massa objetos mais leves, geralmente utilizamos a miligrama, mas também é comum falarmos em quilates quando estamos lidando com metais preciosos. Entender que existem várias medidas de massa e que podemos usar cada uma delas quando for conveniente é fundamental.

  • Grama: sendo a medida mais comum para massa e adotada pelo sistema internacional de medida, a grama possui seus múltiplos (quilograma, hectograma e decagrama) e seus submúltiplos (miligrama, centigrama e decagrama). As unidades conhecidas como múltiplos são usadas para pesar objetos que possuem mais massa, já as unidades conhecidas como submúltiplos são úteis para medirmos a massa de objetos considerados mais leves. Em situações-problemas, é bastante comum a realização da conversão de uma unidade de medida de massa para outras.

  • Toneladas: também é uma medida bastante comum, utilizada para massas muito grandes. Em vez de dizermos que algo tem, por exemplo, 2000 kg, é mais conveniente dizer que possui 2 toneladas.

  • Quilate: usado comumente no mercado de metais preciosos, o quilate é bastante comum, por exemplo, para referir-se a alianças produzidas por misturas metálicas. Usado para medidas pequenas, 1 quilate corresponde a 0,2 gramas.

  • Arroba: é uma medida muito adotada na agropecuária. Comum para cortes bovinos, em que o preço do bovino é dado por arrobas, geralmente 1 arroba corresponde a 15 quilogramas.

Existem outras medidas de massa, mas que não são usuais no Brasil, como o grão, a libra, a onça. Na Antiguidade, cada povo usava sua unidade de medida de massa, com critérios próprios definidos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conversão de unidades de medidas

Para converter a unidade de medida, precisamos conhecer a lista das siglas:

kg → quilograma

hg → hectograma

dag → decagrama

g→ grama

dg → decigrama

cg → centigrama

mg → miligrama

Representando essas grandezas na ordem, vamos construir a tabela:

A fim realizarmos a conversão de uma unidade que está à esquerda para outra que está à direita, multiplicamos por 10 cada unidade.

  • Exemplo

Convertendo 15 g → mg

Ao analisar-se a tabela, de grama até miligrama, tem-se três unidades de medida:

g→ dg → cg → mg

Multiplicaremos cada unidade por 10:

15 · 10 · 10 · 10 = 15 · 1000 = 15.000 mg

Para realizar conversões da direita para a esquerda, dividimos por 10 para cada unidade de medida.

  • Exemplo 2

Convertendo 12.000 cg → hg

Ao analisar-se a tabela, de centigrama para hectograma, tem-se quatro unidades de medida.

hg ← dag ← g ← dg ← cg

Dividiremos cada unidade por 10:

12.000 : 10 : 10 : 10 : 10 = 12.000 : 10.000 = 1,2 hg

Veja também: Critérios de divisibilidade – propriedades que facilitam a operação de divisão

As unidades de medida de massa variam conforme o objeto a ser pesado.
As unidades de medida de massa variam conforme o objeto a ser pesado.

Exercícios resolvidos

Questão 1 - Uma das medidas agrárias mais comum é a arroba, denotada por @. Dessa forma, um gado tem o peso de 475 kg, sabendo-se que uma arroba corresponde a 15 kg, o peso desse gado em arroba é de aproximadamente:

a) 30@

b) 31@

c) 32@

d) 45@

e) 47@

Resolução

Alternativa C.

Para fazer a conversão, basta dividirmos 475 por 15.

475 : 15 = 31,66…

Realizando o arredondamento: 32@.

Questão 2 - Um anel de metal foi confeccionado com um diamante com 26 quilates, além do metal, que possui 5,8 miligramas. Sabendo que 0,2 g corresponde a 1 quilate, qual será o peso do anel todo?

a) 5,2 gramas

b) 11 gramas

c) 10 gramas

d) 26 gramas

e) 6 gramas

Resolução
Convertendo o peso da pedra de diamante para gramas: 26 · 0,2 = 5,2 gramas.

Somando com o peso do metal: 5,2 + 5,8 = 11,0 gramas.

Letra B


Por Raul Rodrigues de Oliveira
Professor de Matemática

Escritor do artigo
Escrito por: Raul Rodrigues de Oliveira Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Goiás. Atua como professor do programa PIC Jr. (OBMEP) e como professor preceptor do programa Residência Pedagógica. Também é professor concursado da Seduc-GO, gestor escolar e produtor de conteúdo didático.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

OLIVEIRA, Raul Rodrigues de. "Medidas de massa"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/medidas-de-massa.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

O dono de um verdurão fez um pedido de 27,5 kg de tomate a um fornecedor, para repor seu estoque e atender a demanda da semana. O peso de um tomate para o outro não é sempre o mesmo, mas a estimativa é de que cada tomate tenha, em média, 110 g. Supondo que a variação entre os pesos dos tomates seja insignificante, qual será a quantidade de tomates necessária para atender o pedido do verdurão?

a) 210

b) 520

c) 350

d) 220

e) 250

Exercício 2

Júlio realiza a venda de espetinhos durante a noite, mas começa a trabalhar logo cedo na preparação dos produtos que ele vende. Um dos espetinhos que mais têm saída é o de contrafilé. Para realizar a sua produção, ele comprou 9 kg de contrafilé. Sabendo que cada espetinho possui 12 dag de carne, o total de espetos que ele vai conseguir produzir com essa carne é:

a) 70.

b) 71.

c) 73.

d) 75.

e) 77.