Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Principais batalhas da Segunda Guerra Mundial

As principais batalhas da Segunda Guerra Mundial, estrategicamente, foram as batalhas de Stalingrado e Normandia. Outras batalhas também tiveram grande importância na guerra.

Desembarque das tropas aliadas na Normandia para uma das principais batalhas da Segunda Guerra Mundial.
A Batalha da Normandia e a Batalha de Stalingrado estão entre as principais batalhas da Segunda Guerra Mundial.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

As principais batalhas da Segunda Guerra Mundial foram:

  • Ofensiva de Saar;
  • Batalha Aérea de Berlim;
  • Batalha de Arnhem;
  • Batalha de Sedan;
  • Batalha da Inglaterra;
  • Desembarque da Normandia (“Dia D”);
  • Operação Varsity;
  • Batalha de Stalingrado;
  • Batalha de Monte Castello;
  • Batalha de Castelnuovo.

Destacam-se entre estas a Batalha de Stalingrado e a Batalha da Normandia. A Batalha de Stalingrado ocorreu em agosto de 1942, na União Soviética: as tropas alemãs chegam à cidade de Stalingrado e travam uma das mais importantes batalhas da Segunda Guerra, com vitória soviética. A Batalha da Normandia foi o primeiro passo da Operação Overlord, com início em 6 de junho de 1944 (o chamado “Dia D”), e consistiu no desembarque de mais de 3 milhões de soldados aliados no território francês da Normandia.

Leia também: Batalha das Ardenas — última ofensiva dos nazistas na II Guerra Mundial

Tópicos deste artigo

Resumo sobre as principais batalhas da Segunda Guerra Mundial

  • As principais batalhas da Segunda Guerra Mundial foram: Ofensiva de Saar, Batalha Aérea de Berlim, Batalha de Arnhem, Batalha de Sedan, Batalha da Inglaterra, Desembarque da Normandia (“Dia D”), Operação Varsity, Batalha de Stalingrado, Batalha de Monte Castello e a Batalha de Castelnuovo.
  • A Batalha de Stalingrado e a Batalha da Normandia destacam-se pela sua importância estratégica.
  • A Batalha de Stalingrado ocorreu em agosto de 1942, na União Soviética: as tropas alemãs chegam à cidade de Stalingrado e travam uma das mais importantes batalhas da Segunda Guerra, com vitória soviética.
  • A Batalha da Normandia foi o primeiro passo da Operação Overlord, com início em 6 de junho de 1944, o chamado “Dia D”, e consistiu no desembarque de mais de 3 milhões de soldados aliados no território francês da Normandia.
  • A maior e mais sangrenta batalha da Segunda Guerra Mundial foi a Batalha de Stalingrado: do lado alemão, mais de 800 mil homens morreram ou ficaram feridos; do lado soviético, mais de 1,1 milhão.
  • As consequências dessas duas grandes batalhas foram o início da contraofensiva aliada contra a Alemanha Nazista e sua derrota na guerra.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Lista das principais batalhas da Segunda Guerra Mundial

  • Ofensiva de Saar (7 a 16 de setembro de 1939): a Alemanha Nazista invade a França e derrota as tropas francesas.
  • Batalha Aérea de Berlim (18 de novembro de 1943 a 31 de março de 1944): os Países Aliados, comandados pela Força Aérea Britânica, invadem o espaço aéreo de Berlim e bombardeiam a cidade, mas são expulsos pela Força Aérea Nazista.
  • Batalha de Arnhem (17 a 26 de setembro de 1944): tropas britânicas e nazistas se enfrentaram na Holanda, resultando na vitória alemã e ocupação da região.
  • Batalha de Sedan (12 a 15 de maio de 1940): as tropas nazistas consolidaram seu domínio sobre a França, derrotando tropas francesas e britânicas.
  • Batalha da Inglaterra (15 de setembro de 1940): a aeronáutica militar nazista invade o espaço aéreo britânico e trava uma batalha com a força aérea inglesa, que prevaleceu e repeliu a invasão alemã.
  • Desembarque da Normandia (“Dia D”: 6 de junho de 1944): tropas aliadas, sobretudo dos EUA, Inglaterra e Canadá, iniciam a contraofensiva que libertaria a França e enfrentaria os nazistas na Europa.
  • Operação Varsity (24 de março de 1945): tropas de paraquedistas dos EUA e Inglaterra invadem, com milhares de aeronaves, o território alemão, reforçando as tropas em solo.
  • Batalha de Stalingrado (23 de agosto de 1942 – 2 de fevereiro de 1943): a invasão nazista na URSS culmina na batalha contra os exércitos soviéticos, que vencem a Alemanha e iniciam o Front Oriental. 
  • Batalha de Monte Castello (25 de novembro de 1944 – 21 de fevereiro de 1945): tropas brasileiras da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e americanas enfrentam o exército alemão nazista na Itália e libertam a região.
  • Batalha de Castelnuovo (5 a 6 de março de 1945): tropas brasileiras da FEB enfrentam e derrotam tropas nazistas na cidade de Castelnuovo, Itália.

Veja também: Quais foram as causas da Segunda Guerra Mundial?

Quais foram as principais batalhas da Segunda Guerra Mundial?

A Segunda Guerra Mundial (1939–1945) foi o maior conflito militar em escala mundial da história, tendo ceifado milhões de vidas humanas. Dentre as inúmeras importantes batalhas dessa guerra, duas se destacam com importância estratégica:

→ Batalha de Stalingrado

Entre os anos de 1939 e 1943, a Alemanha Nazista conquistava territórios e vencia batalhas na Segunda Guerra. Grande parte da Europa já havia sido conquistada pelos nazistas, e aparentemente eles estavam ganhando a guerra. O cenário começou a mudar quando Hitler decidiu romper o pacto de não agressão assinado com a União Soviética e invadir seu território, evento conhecido como Operação Barbarossa, ocorrido entre junho e dezembro de 1941.

Invasão que deu início à Batalha de Stalingrado, uma das principais batalhas da Segunda Guerra Mundial.
Tropas alemãs invadindo o território soviético em 1942.

Nos anos subsequentes ao início da invasão, o exército nazista avança com as tropas mais numerosas da história militar do mundo, contando com mais de 4 milhões de soldados que, apesar dos números e da quantidade igualmente impressionante de equipamentos, avançam com dificuldades sobre o território soviético.

Os soviéticos foram capazes de retardar o avanço alemão através de estratégias militares, táticas como a da “terra arrasada” (que consiste em abandonar localidades, queimar construções e estruturas) e, não menos importante, o rigor do inverno. Em agosto de 1942, as tropas alemãs encontram as soviéticas na cidade de Stalingrado e travam uma das mais importantes batalhas da Segunda Guerra. Nela, os soviéticos conseguiram derrotar os alemães e iniciar a primeira contraofensiva ao Eixo, que alterou irreversivelmente os rumos da guerra.

→ Batalha da Normandia

Do outro lado do continente, no Front Ocidental, em 1944, os Aliados organizavam uma estratégia para invadir a Europa, libertar a França (sob ocupação nazista desde 1940) e iniciar uma nova contraofensiva contra a Alemanha Nazista. A Batalha da Normandia foi o primeiro passo da Operação Overlord, com início em 6 de junho de 1944 (o chamado “Dia D”), que consistiu no desembarque de mais de 3 milhões de soldados aliados no território francês da Normandia.

Tropas, tanques, navios, aviões desembarcando na Normandia para uma das principais batalhas da Segunda Guerra Mundial.
O desembarque das tropas aliadas na Normandia deu início ao conflito para libertar a França dos nazistas.

Essa região litorânea estava ocupada por tropas nazistas, e o enfrentamento entre essas forças recebeu o nome de Batalha da Normandia, ocorrida entre 6 de junho e 30 de agosto de 1944.

Qual foi a batalha mais sangrenta da Segunda Guerra Mundial?

A maior e mais sangrenta batalha da Segunda Guerra Mundial foi a Batalha de Stalingrado, ocorrida entre 23 de agosto de 1942 e 2 de fevereiro de 1943. Do lado do Eixo, soldados da Alemanha, Itália, Romênia, Croácia e Hungria lutaram contra as tropas da União Soviética.

Soldados lutando em Stalingrado, em uma das principais batalhas da Segunda Guerra Mundial.
Soldados soviéticos em combate durante a Batalha de Stalingrado. [1]

A batalha tem início em agosto com 270 mil soldados do Eixo contra 187 mil soldados soviéticos, números que crescem para 1 milhão de soldados do Eixo contra 1,8 milhão de soldados soviéticos em novembro. A batalha é considerada a mais sangrenta da guerra pelo seu número de mortos e feridos: do lado alemão, mais de 800 mil; do lado soviético, mais de 1,1 milhão.

Consequências das principais batalhas da Segunda Guerra Mundial

  • Consequências da Batalha de Stalingrado: pode-se apontar o início da contraofensiva soviética contra os alemães e a virada dos rumos da guerra, que a partir de então caminhou para a derrota nazista.
  • Consequências da Batalha da Normandia: pode-se apontar o desembarque de milhões de soldados aliados, a libertação da França, a abertura de uma nova contraofensiva aliada na Europa que reforçou a tendência de derrota nazista e culminou no fim da guerra.

Créditos da imagem

[1] Arquivo RIA Novosti, imagem nº 44732 / Zelma / CC-BY-SA 3.0/ Wikimedia Commons

Fontes

ALMEIDA, Angela Mendes. A República de Weimar e a ascensão do Nazismo. São Paulo: Brasiliense, 1990.

HOBSBAWN, Eric. A Era dos Extremos: o breve século XX (1914–1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

MASSON, Philippe. A Segunda Guerra Mundial: História e estratégias. São Paulo: Contexto, 2010.

Escritor do artigo
Escrito por: Tiago Soares Campos Bacharel, licenciado e doutorando em História pela USP. Bacharel em Direito e pós-graduado em Direito pela PUC. É professor de História e autor de materiais didáticos há mais de 15 anos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CAMPOS, Tiago Soares. "Principais batalhas da Segunda Guerra Mundial"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/principais-batalhas-da-segunda-guerra-mundial.htm. Acesso em 21 de maio de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

A Segunda Guerra Mundial se iniciou quando a Alemanha invadiu qual país:

a) Checoslováquia

b) Iugoslávia

c) União Soviética

d) Polônia

e) Áustria

Exercício 2

Qual das batalhas abaixo ficou marcada pela participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB), o batalhão brasileiro que lutou na Segunda Guerra Mundial:

a) Desembarque na Sicília

b) Batalha de Creta

c) Batalha de Bari

d) Batalha de Monte Castello

e) Batalha de Monte Cassino

Artigos Relacionados


Adolf Hitler

Clique para saber mais detalhes sobre a vida de Adolf Hitler. Conheça detalhes de suas origens familiares, sua juventude e seu papel como líder nazista.
Biografia

Batalha das Ardenas

Neste link você terá acesso a alguns detalhes sobre a Batalha das Ardenas, uma ofensiva organizada pelos nazistas na virada de 1944 para 1945.
História Geral

Batalha de Berlim e a queda do Nazismo

Veja como foi a Batalha de Berlim, em que uma pequena resistência nazista lutou contra 2,5 milhões de soviéticos na defesa da capital alemã.
História Geral

Batalha de Stalingrado

Saiba o que foi e que importância teve a Batalha de Stalingrado, travada na cidade homônima russa entre o fim de 1942 e o início de 1943.
História Geral

Dia D

Veja este texto e saiba detalhes de como foi organizada uma das operações mais conhecidas da Segunda Guerra Mundial: o Dia D. Entenda o contexto imediato que antecedeu o Dia D, também chamado de Operação Overlord, e entenda detalhes de sua preparação e de sua execução, em 1944.
Guerras

Invasão da França pelos nazistas

Você sabe como ocorreu a invasão nazista da França em 1940? Clique aqui e confira detalhes dessa importante batalha da Segunda Guerra Mundial.
História Geral

Operação Barbarossa: o ataque alemão à União Soviética

Saiba como ocorreu a Operação Barbarossa, uma das maiores campanhas militares da Segunda Guerra Mundial.
Guerras

Principais batalhas da Primeira Guerra Mundial

Clique aqui e conheça as principais batalhas da Primeira Guerra Mundial. Saiba como elas ocorreram.
Guerras

Segunda Guerra Mundial

Acesse para saber mais sobre o maior conflito da história da humanidade: a Segunda Guerra Mundial. Confira também videoaula sobre o tema e um mapa mental!
História Geral