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Modo indicativo é um tipo de flexão verbal caracterizada pela certeza do enunciador em relação ao fato enunciado. Assim, os tempos verbais simples no modo indicativo são:
- presente;
- pretérito perfeito;
- pretérito imperfeito;
- pretérito mais-que-perfeito;
- futuro do presente; e
- futuro do pretérito.
Já os tempos verbais compostos são:
- pretérito perfeito;
- pretérito mais-que-perfeito;
- futuro do presente;
- futuro do pretérito.
Leia também: Dez dicas de Português sobre verbos
Tópicos deste artigo
O que é modo indicativo?
Os modos verbais são o indicativo, o subjuntivo e o imperativo. Cada um deles possui características específicas e indica a atitude do enunciador diante do fato enunciado. Essa atitude, no caso do modo indicativo, está associada à certeza do enunciador de que o fato por ele expresso é real. Assim, a flexão de modo está diretamente relacionada à postura do enunciador perante os acontecimentos.
O verbo flexionado no modo indicativo, portanto, não expressa incerteza (modo subjuntivo) ou ordem (modo imperativo), pois o enunciador considera que, sem dúvida, o que está expressando é algo real, verdadeiro. Dessa maneira, ao dizer, por exemplo, que “A humanidade caminha para a sua extinção”, o enunciador dessa oração está afirmando algo, não é uma hipótese, pois ele tem certeza do que diz.
Tempos no modo indicativo
A seguir, como exemplo, vamos apresentar a conjugação do verbo SABER, no modo indicativo, nos tempos verbais simples:
Presente |
Pretérito perfeito |
Pretérito imperfeito |
Eu sei Tu sabes Ele, ela sabe Nós sabemos Vós sabeis Eles, elas sabem |
Eu soube Tu soubeste Ele, ela soube Nós soubemos Vós soubestes Eles, elas souberam |
Eu sabia Tu sabias Ele, ela sabia Nós sabíamos Vós sabíeis Eles, elas sabiam |
Pretérito mais-que-perfeito |
Futuro do presente |
Futuro do pretérito |
Eu soubera Tu souberas Ele, ela soubera Nós soubéramos Vós soubéreis Eles, elas souberam |
Eu saberei Tu saberás Ele, ela saberá Nós saberemos Vós sabereis Eles, elas saberão |
Eu saberia Tu saberias Ele, ela saberia Nós saberíamos Vós saberíeis Eles, elas saberiam |
E também a conjugação do verbo SABER, no modo indicativo, nos tempos verbais compostos:
Pretérito perfeito |
Pretérito mais-que-perfeito |
Eu hei sabido Tu hás sabido Ele, ela há sabido Nós havemos sabido Vós haveis sabido Eles, elas hão sabido OU Eu tenho sabido Tu tens sabido Ele, ela tem sabido Nós temos sabido Vós tendes sabido Eles, elas têm sabido |
Eu havia sabido Tu havias sabido Ele, ela havia sabido Nós havíamos sabido Vós havíeis sabido Eles, elas haviam sabido OU Eu tinha sabido Tu tinhas sabido Ele, ela tinha sabido Nós tínhamos sabido Vós tínheis sabido Eles, elas tinham sabido |
Futuro do presente |
Futuro do pretérito |
Eu haverei sabido Tu haverás sabido Ele, ela haverá sabido Nós haveremos sabido Vós havereis sabido Eles, elas haverão sabido OU Eu terei sabido Tu terás sabido Ele, ela terá sabido Nós teremos sabido Vós tereis sabido Eles, elas terão sabido |
Eu haveria sabido Tu haverias sabido Ele, ela haveria sabido Nós haveríamos sabido Vós haveríeis sabido Eles, elas haveriam sabido OU Eu teria sabido Tu terias sabido Ele, ela teria sabido Nós teríamos sabido Vós teríeis sabido Eles, elas teriam sabido |
Assim, é possível construir, nos tempos verbais simples, enunciados como:
Sei que posso conseguir a promoção.
Quando Maria soube da viagem, ficou extremamente feliz.
A verdade é que sabíamos, há muito tempo, dos desvios de dinheiro.
Elas souberam do resultado do concurso ontem à noite.
Saberás como proceder, meu filho.
Matilde saberia aproveitar as oportunidades quando estivesse em Paris.
Já nos tempos verbais compostos:
Devo reconhecer que os irmãos hão sabido manejar a situação.
OU
Devo reconhecer que os irmãos têm sabido manejar a situação.
Já que havíamos sabido ocultar as provas de nossa boa ação, não recebemos nenhum agradecimento.
OU
Já que tínhamos sabido ocultar as provas de nossa boa ação, não recebemos nenhum agradecimento.
Quando Amélia chegar, no mês que vem, já haverei sabido contornar todos os problemas.
OU
Quando Amélia chegar, no mês que vem, já terei sabido contornar todos os problemas.
Haveriam sabido como pagar as suas dívidas se Adamastor lhes tivesse dado mais tempo.
OU
Teriam sabido como pagar as suas dívidas se Adamastor lhes tivesse dado mais tempo.
Leia também: Verbos regulares — aquele que, ao serem conjugados, não sofrem modificação em seu radical
Exercícios resolvidos
Questão 1 (Enem)
João/ Zero (Wagner Moura) é um cientista genial, mas infeliz porque há 20 anos atrás foi humilhado publicamente durante uma festa e perdeu Helena (Alinne Moraes), uma antiga e eterna paixão. Certo dia, uma experiência com um de seus inventos permite que ele faça uma viagem no tempo, retornando para aquela época e podendo interferir no seu destino. Mas quando ele retorna, descobre que sua vida mudou totalmente e agora precisa encontrar um jeito de mudar essa história, nem que para isso tenha que voltar novamente ao passado. Será que ele conseguirá acertar as coisas?
Disponível em: http://adorocinema.com. Acesso em: 4 out. 2011.
Qual aspecto da organização gramatical atualiza os eventos apresentados na resenha, contribuindo para despertar o interesse do leitor pelo filme?
a) O emprego do verbo haver, em vez de ter, em “há 20 anos atrás foi humilhado”.
b) A descrição dos fatos com verbos no presente do indicativo, como “retorna” e “descobre”.
c) A repetição do emprego da conjunção “mas” para contrapor ideias.
d) A finalização do texto com a frase de efeito “Será que ele conseguirá acertar as coisas?”.
e) O uso do pronome de terceira pessoa “ele” ao longo do texto para fazer referência ao protagonista João/ Zero.
Resolução:
Alternativa “b”.
Ao usar os verbos no presente do indicativo, o enunciador afirma e atualiza os eventos, o que ajuda a despertar o interesse do leitor pelo filme.
Questão 2 (Enem)
Disponível em: www.behance.net. Acesso em: 21 fev. 2013 (adaptado).
A rapidez é destacada como uma das qualidades do serviço anunciado, funcionando como estratégia de persuasão em relação ao consumidor do mercado gráfico.
O recurso da linguagem verbal que contribui para esse destaque é o emprego:
a) do termo “fácil” no início do anúncio, com foco no processo.
b) de adjetivos que valorizam a nitidez da impressão.
c) das formas verbais no futuro e no pretérito, em sequência.
d) da expressão intensificadora “menos do que” associada à qualidade.
e) da locução “do mundo” associada a “melhor”, que quantifica a ação.
Resolução:
Alternativa “c”.
Na expressão “Vai ser bom, não foi?”, ao usar o verbo “ir” no presente (com acepção de futuro) e o verbo “ser” no passado, ambos no modo indicativo, o enunciador afirma e destaca a rapidez do serviço anunciado, já que o futuro se torna passado rapidamente.
Questão 3 (Enem)
Em junho de 1913, embarquei para a Europa a fim de me tratar num sanatório suíço. Escolhi o de Clavadel, perto de Davos-Platz, porque a respeito dele me falara João Luso, que ali passara um inverno com a senhora. Mais tarde vim a saber que antes de existir no lugar um sanatório, lá estivera por algum tempo Antônio Nobre. “Ao cair das folhas”, e um de seus mais belos sonetos, talvez o meu predileto, está datado de “Clavadel, outubro, 1895”. Fiquei na Suíça até outubro de 1914.
BANDEIRA, M. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1985.
No relato de memórias do autor, entre os recursos usados para organizar a sequência dos eventos narrados, destaca-se a
a) construção de frases curtas a fim de conferir dinamicidade ao texto.
b) presença de advérbios de lugar para indicar a progressão dos fatos.
c) alternância de tempos do pretérito para ordenar os acontecimentos.
d) inclusão de enunciados com comentários e avaliações pessoais.
e) alusão a pessoas marcantes na trajetória de vida do escritor.
Resolução:
Alternativa “c”.
No texto, há uma alternância de tempos do pretérito, no modo indicativo. Portanto, é possível apontar “embarquei”, “escolhi”, “vim” e “fiquei” (pretérito perfeito), além de “falara”, “passara” e “estivera” (pretérito mais-que-perfeito). O uso desses tempos organiza a sequência dos eventos, já que o autor deixa claro o que aconteceu no seu passado e o que ocorreu anteriormente a esse passado.
Por Warley Sousa
Professor de Gramática