Tempos verbais compostos

Tempos verbais compostos combinam um auxiliar e um particípio para indicar ações anteriores ou prolongadas. Aparecem no modo indicativo ou subjuntivo e em formas nominais.

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Os tempos verbais compostos apresentam um verbo auxiliar conjugado e um verbo principal no particípio e são usados para expressar ações anteriores a outras ou ações contínuas. No modo indicativo, há quatro tempos compostos; no modo subjuntivo, há três tempos compostos.

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Leia também: Quais são os tempos verbais?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre tempos verbais compostos

  • Tempos compostos são formas verbais geradas pela união de um verbo auxiliar com um verbo principal.
  • Indicam anterioridade ou continuidade de ações, variando conforme o tempo verbal e o contexto.
  • A conjugação ocorre no verbo auxiliar, enquanto o verbo principal permanece no particípio.
  • Há quatro tempos compostos no modo indicativo: pretérito perfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.
  • Há três tempos compostos no modo subjuntivo: pretérito perfeito, pretérito mais-que-perfeito e futuro.
  • Há tempos verbais compostos em formas nominais: infinitivo impessoal, infinitivo pessoal e gerúndio.

Videoaula sobre tempos verbais compostos

O que são tempos verbais compostos?

São formas verbais compostas de dois verbos (um auxiliar e um principal) para expressar ações anteriores a outras no tempo ou ações que se prolongam até certo momento. Observe:

verbo auxiliar + verbo principal

“Quando cheguei, eles já haviam saído.”

No primeiro exemplo, há um tempo verbal composto: “haviam saído”. Nesse caso, o verbo auxiliar é “haver”, enquanto o verbo principal é “sair”. Aqui, o tempo verbal composto foi usado para expressar uma ação anterior (“haver saído”) a outra ação do passado (“cheguei”).

Agora, observe estes outros exemplos:

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verbo auxiliar + verbo principal

“Eu tenho estudado muito para essa prova.”

“Nós teremos aprendido o suficiente até o final do curso.”

Nesses exemplos, o verbo auxiliar é “ter”, enquanto o verbo principal é “estudar” (segundo exemplo) e “aprender” (terceiro exemplo). Nos dois casos, o tempo verbal composto indica uma ação que se prolonga por determinado período.

Há tempos verbais compostos no modo indicativo, no modo subjuntivo e por formas nominais.

Tempos compostos do indicativo

No modo indicativo, é possível conjugar quatro tempos verbais compostos: o pretérito perfeito, o pretérito mais-que-perfeito, o futuro do presente e o futuro do pretérito.

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Veja esta tabela com a conjugação dos verbos “estudar” (1ª conjugação), “aprender” (2ª conjugação) e “sair” (3ª conjugação) no modo indicativo com tempos compostos.

1ª conjugação
(verbos terminados em -ar)

2ª conjugação
(verbos terminados em -er)

3ª conjugação
(verbos terminados em -ir)

Pretérito perfeito

tenho estudado

tenho aprendido

tenho saído

tens estudado

tens aprendido

tens saído

tem estudado

tem aprendido

tem saído

temos estudado

temos aprendido

temos saído

tendes estudado

tendes aprendido

tendes saído

têm estudado

têm aprendido

têm saído

Pretérito mais-que-perfeito

tinha estudado

tinha aprendido

tinha saído

tinhas estudado

tinhas aprendido

tinhas saído

tinha estudado

tinha aprendido

tinha saído

tínhamos estudado

tínhamos aprendido

tinhamos saído

tínheis estudado

tínheis aprendido

tínheis saído

tinham estudado

tinham aprendido

tinham saído

Futuro do presente

terei estudado

terei aprendido

terei saído

terás estudado

terás aprendido

terás saído

terá estudado

terá aprendido

terá saído

teremos estudado

teremos aprendido

teremos saído

tereis estudado

tereis aprendido

tereis saído

terão estudado

terão aprendido

terão saído

Futuro do pretérito

teria estudado

teria aprendido

teria saído

terias estudado

terias aprendido

terias saído

teria estudado

teria aprendido

teria saído

teríamos estudado

teríamos aprendido

teríamos saído

teríeis estudado

teríeis aprendido

teríeis saído

teriam estudado

teriam aprendido

teriam saído

Tempos compostos do subjuntivo

No modo subjuntivo, é possível conjugar três tempos verbais compostos: o pretérito perfeito, o pretérito mais-que-perfeito e o futuro.

Veja esta tabela com a conjugação dos verbos “estudar” (1ª conjugação), “aprender” (2ª conjugação) e “sair” (3ª conjugação) no modo subjuntivo com tempos compostos.

1ª conjugação
(verbos terminados em -ar)

2ª conjugação
(verbos terminados em -er)

3ª conjugação
(verbos terminados em -ir)

Pretérito perfeito

tenha estudado

tenha aprendido

tenha saído

tenhas estudado

tenhas aprendido

tenhas saído

tenha estudado

tenha aprendido

tenha saído

tenhamos estudado

tenhamos aprendido

tenhamos saído

tenhais estudado

tenhais aprendido

tenhais saído

tenham estudado

tenham aprendido

tenham saído

Pretérito mais-que-perfeito

tivesse estudado

tivesse aprendido

tivesse saído

tivesses estudado

tivesses aprendido

tivesses saído

tivesse estudado

tivesse aprendido

tivesse saído

tivéssemos estudado

tivéssemos aprendido

tivéssemos saído

tívésseis estudado

tivésseis aprendido

tivésseis saído

tivessem estudado

tivessem aprendido

tivessem saído

Futuro

tiver estudado

tiver aprendido

tiver saído

tiveres estudado

tiveres aprendido

tiveres saído

tiver estudado

tiver aprendido

tiver saído

tivermos estudado

tivermos aprendido

tivermos saído

tiverdes estudado

tiverdes aprendido

tiverdes saído

tiverem estudado

tiverem aprendido

tiverem saído

Formas nominais

formas nominais a partir de tempos compostos, sendo: o infinitivo impessoal, o infinitivo pessoal e o gerúndio.

1ª conjugação
(verbos terminados em -ar)

2ª conjugação
(verbos terminados em -er)

3ª conjugação
(verbos terminados em -ir)

Infinitivo impessoal

ter estudado

ter aprendido

ter saído

Infinitivo pessoal

ter estudado

ter aprendido

ter saído

teres estudado

teres aprendido

teres saído

ter estudado

ter aprendido

ter saído

termos estudado

termos aprendido

termos saído

terdes estudado

terdes aprendido

terdes saído

terem estudado

terem aprendido

terem saído

Gerúndio

tendo estudado

tendo aprendido

tendo saído

Estrutura dos tempos verbais compostos

Os tempos verbais compostos seguem uma estrutura com dois verbos, sendo:

  • um verbo auxiliar (geralmente “ter” ou “haver”); e
  • um verbo principal (podendo ser qualquer outro verbo).

Por serem dois verbos, esse tempo verbal é chamado de composto.

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Conjugação dos tempos verbais compostos

Para fazer a conjugação de tempos verbais compostos, é importante lembrar que o verbo auxiliar é conjugado de acordo com tempo, modo e pessoa, enquanto o verbo principal permanece na forma do particípio. Observe:

verbo auxiliar + verbo principal

“Eu tenho aprendido muito com vocês.”

Nesse caso, o verbo auxiliar aparece conjugado no tempo presente do modo indicativo, além de concordar com a pessoa do discurso (1ª pessoa do singular, “eu”). Já o verbo principal aparece na forma do particípio.

Agora, observe como a conjugação muda nesta outra frase:

verbo auxiliar + verbo principal

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“Se eles tivessem aprendido mais, chegariam mais longe.”

Agora, o verbo auxiliar aparece conjugado no pretérito mais-que-perfeito do modo subjuntivo, além de estar concordando com a 3ª pessoa do plural (“eles”). Já o verbo principal permanece no particípio.

verbo auxiliar + verbo principal

Tendo aprendido isso, eu nunca mais fui a mesma...”

Agora, o verbo auxiliar aparece em uma forma nominal: o gerúndio. Por sua vez, o verbo principal continua ainda na forma do particípio.

Esquema ilustrativo mostra conceito de tempo verbal composto e exemplo. [imagem_principal]
No tempo verbal composto, o verbo auxiliar é conjugado e o verbo principal permanece no particípio.

Exercícios resolvidos sobre tempos verbais compostos

Questão 1

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(Nucepe, 2017)

Terra em transe

Fevereiro mal havia começado quando a cúpula da segurança do Espírito Santo captou os primeiros rumores de que policiais militares do estado estavam armando paralisação. O movimento não chegou a preocupar. Embora a PM estivesse claramente insatisfeita com seu salário, apostava-se no máximo em atos isolados, aqui e ali, sem grande repercussão. Num erro dramático, ninguém se mexeu para marcar uma reunião, iniciar uma negociação, ouvir e apresentar propostas. Na sexta-feira 3, a tropa começou a evaporar das ruas. No dia seguinte, Vitória era uma cidade à mercê de bandidos, saqueadores assaltantes e gangues em guerra – e cidadãos de bem estavam subitamente sendo transformados em feras do crime. (...). Os policiais continuavam nos quartéis. Poucas vezes na história do país tamanho pandemônio tomou conta de uma região metropolitana.

(...)

(Revista Veja. Editora Abril. Edição 2517 – ano 50 – nº 7, 15 de fevereiro de 2017. Por Luisa Bustamante, Maria Clara Vieira e Thiago Prado, p. 62).

Assinalar a opção que apresenta uma perífrase verbal ou locução verbal que, de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa, também pode ser considerado um tempo composto.

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A) ... e cidadãos de bem estavam subitamente sendo transformados em feras do crime.

B) ... a tropa começou a evaporar das ruas.

C) Fevereiro mal havia começado quando a cúpula da segurança ...

D) ... de que policiais militares do estado estavam armando paralisação.

E) O movimento não chegou a preocupar.

Resposta

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Alternativa C. Essa é a única alternativa em que há “ter” ou “haver” como verbo auxiliar, seguido de um verbo principal na forma do particípio (“começado”), o que configura um tempo verbal composto.

Questão 2

(Idecan, 2025)

Live-action de “Branca de Neve” estreia cheio de polêmicas

Releitura da animação de 1937 é protagonizada por Rachel Zegler e Gal Gadot e, desde que foi anunciado, começaram as críticas pela escolha do elenco

O live-action de “Branca de Neve” chegou aos cinemas brasileiros no mês de março e trouxe na “carruagem” uma porção de polêmicas para todos os gostos. O longa-metragem que faz uma releitura da animação de 1937 é estrelado por Rachel Zegler, que dá vida à princesa, e por Gal Gadot, que interpreta a Rainha Má.

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A trama clássica da Disney conta a história da primeira princesa do estúdio. Na história, ela é perseguida por sua madrasta, a Rainha Má, que resolve se livrar da enteada após o Espelho Mágico revelar que a princesa era mais bela do que ela. Ao fugir, Branca de Neve encontra uma casa na floresta e faz amizade com sete anões.

Quando é enfeitiçada pela Rainha, disfarçada de uma idosa, Branca de Neve cai em um sono profundo, só podendo ser despertada com um beijo de amor verdadeiro.

Após a primeira exibição do filme, em uma première mundial, a mídia internacional especializada aclamou o filme, estendendo os elogios à Rachel Zegler, que chegou a ser caracterizada como “supernova brilhante” em “Branca de Neve”. A obra também foi destacada como “pura magia Disney”, “banquete visual”, “uma grande surpresa” e um dos “melhores live-actions da Disney em anos”.

Segundo a revista norte-americana Variety, o evento reuniu um grupo menor do que o normal de fotógrafos. Anteriormente, o veículo já havia previsto que a estreia seria reduzida, após as polêmicas que envolvem o filme, uma vez que críticos ferrenhos ao roteiro da releitura acusaram os estúdios Disney de um verdadeiro apagamento cultural de clássicos do cinema, juízo de valor já visto no live-action de “A Pequena Sereia”.

Disponível em https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/live-action-de-branca-de-neve-estreia-cheio-de-polemicas-saiba/. Acesso em 27.Abr.2025. Adaptado.

“Anteriormente, o veículo já havia previsto que a estreia seria reduzida [...]”

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O tempo verbal composto, assinalado no trecho em evidência, trata-se do

A) pretérito perfeito do indicativo.

B) pretérito perfeito do subjuntivo.

C) pretérito mais-que-perfeito do indicativo.

D) futuro do pretérito do indicativo.

E) pretérito mais-que-perfeito do subjuntivo.

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Resposta

Alternativa C. O verbo auxiliar aparece conjugado no passado (“havia”), indicando uma ação ocorrida antes de outra ação do passado, ou seja, que “haver previsto” ocorreu antes de “ser reduzido”. Portanto, trata-se do pretérito mais-que-perfeito do modo indicativo.

Fontes

AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Parábola, 2021.

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 38ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2020.

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CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 7ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2016.

Escritor do artigo
Escrito por: Guilherme Viana Bacharel e licenciado em Letras e em Educomunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalha com produção de conteúdo didático nas áreas de língua portuguesa, literatura e redação.
Deseja fazer uma citação?
VIANA, Guilherme. "Tempos verbais compostos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/formacao-dos-tempos-modos-compostos.htm. Acesso em 28 de dezembro de 2025.
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