Triângulo das Bermudas

O Triângulo das Bermudas é uma região do Atlântico Norte, situada entre os Estados Unidos, Bermudas e Porto Rico, famosa pelos desaparecimentos misteriosos de navios e aviões.

O Triângulo das Bermudas é uma região do oceano Atlântico situada entre as cidades de Miami (Estados Unidos), San Juan (Porto Rico) e as Ilhas Bermudas. Essa extensa área ficou famosa depois da ocorrência inúmeros incidentes com embarcações e aeronaves, muitos dos quais desapareceram sem deixar vestígios. As circunstâncias misteriosas desses eventos originou lendas e explicações paranormais que reforçam o perigo de trafegar pelas águas do Triângulo das Bermudas.

Há, no entanto, fenômenos naturais que podem nos ajudar a entender o que acontece no Triângulo das Bermudas. Algumas das explicações mais aceitas envolvem a instabilidade do tempo atmosférico, a passagem da Corrente do Golfo pela região, e, mais recentemente, cientistas sugerem que a liberação repentina de gases armazenados no fundo dos oceanos afetam embarcações e aviões que, por ventura, estiverem passando pela área.

Leia também: RMS Titanic — o luxuoso navio que naufragou após bater em um iceberg

Resumo sobre o Triângulo das Bermudas

Localização do Triângulo das Bermudas

O Triângulo das Bermudas é uma região situada no Atlântico Norte e delimitada por três retas imaginárias que começam nas seguintes localidades:

 Localização do Triângulo das Bermudas.
 Localização do Triângulo das Bermudas.

Características do Triângulo das Bermudas

O Triângulo das Bermudas é chamado também de Triângulo do Diabo, o que se deve aos mistérios e lendas que se originaram depois dos acidentes e desaparecimentos com aeronaves e embarcações que ocorreram naquela região. A extensão de sua área não é um consenso na ciência. Enquanto alguns afirmam que a sua superfície é de 1.300.000 km², outros estimam uma área de 3.900.000 km². O único ponto em comum é, de fato, a sua localização.

A área onde fica o Triângulo das Bermudas é conhecida por ser rota de grandes tempestades tropicais e ciclones que se formam na região central do continente americano, o que resulta em um clima bastante instável. Apesar disso e a despeito da fama que adquiriu, o Triângulo das Bermudas sustenta um intenso tráfego diário de navios e outras embarcações que têm como pontos de partida ou de chegada a costa leste dos Estados Unidos e a América Central.

Outro aspecto importante do Triângulo das Bermudas é a passagem da Corrente do Golfo. Essa corrente marítima é responsável pelo aquecimento de uma parcela das águas do Atlântico Norte e tem origem no Golfo do México. A presença dessa corrente está associada à ocorrência de furacões (ou tempestades tropicais), com maior incidência de pluviosidade e ventos fortes, e também à formação e intensificação de nevoeiro, que reduz a visibilidade tanto nos oceanos quanto no continente.

Por que o Triângulo das Bermudas é considerado perigoso?

Navio velho e deteriorado no mar como representação dos acidentes que ocorrem no Triângulo das Bermudas.
Acidentes e desaparecimentos sem explicação aumentam a sensação de perigo para aqueles que trafegam pelo Triângulo das Bermudas.

O Triângulo das Bermudas é considerado perigoso em função da ocorrência de inúmeros desaparecimentos sem explicação de embarcações e aeronaves, incluindo veículos militares pertencentes ao governo dos Estados Unidos. Estima-se que 50 navios e 20 aviões sumiram sem deixar vestígios na região. É importante pontuar, entretanto, que esses não são números oficiais.

Considerando as características naturais do Triângulo das Bermudas, podemos afirmar que essa região do Atlântico Norte oferece perigo em decorrência das condições climáticas e atmosféricas e da dinâmica das correntes marítimas, que, como vimos, é dominada pela Corrente do Golfo. A formação de nevoeiro sobre as águas do mar, ondas de grandes magnitudes e a formação ou passagem de tempestades tropicais no Triângulo das Bermudas estão entre os perigos naturais encontrados naquela área.

Explicação para o “mistério” do Triângulo das Bermudas

Diversas teorias foram elaboradas para tentar explicar os mistérios que cercam o Triângulo das Bermudas. No entanto, nem todas elas apresentam fundamentos lógicos ou científicos para solucionar os desaparecimentos que ocorreram na região. Monstros marinhos, a presença de objetos voadores não identificados (óvnis), cidades perdidas (como Atlântida), fenômenos sobrenaturais e até mesmo a presença de portais para universos paralelos são algumas das explicações apresentadas, mas não comprovadas, para os mistérios do Triângulo das Bermudas.

Representação de um vórtice aquático, uma das teorias acerca do Triângulo das Bermudas.
Eventos sobrenaturais, vórtices nas águas do Atlântico e a presença de seres de outro mundo permeiam as lendas do Triângulo das Bermudas.

Para além disso, muitas explicações científicas conseguem elucidar o mistério do Triângulo das Bermudas. Vamos a algumas delas:

Veja também: Anel de Fogo do Pacífico — uma área que possui elevada instabilidade geológica

Lendas sobre o Triângulo das Bermudas

USS Cyclops em 1913, um navio que desapareceu na região do Triângulo das Bermudas.
 USS Cyclops em 1913, o navio que desapareceu no Triângulo das Bermudas com 300 pessoas a bordo e uma carga de 10 mil toneladas de manganês.

As lendas sobre o Triângulo das Bermudas datam de, pelo menos, o século XV. Veja a seguir as histórias mais conhecidas sobre o Triângulo das Bermudas:

Curiosidades sobre o Triângulo das Bermudas

Notas

|1| HOWARD, Brian Clark. Gas Craters Off Norway Linked to Fringe Bermuda Triangle Theory. National Geographic, 15 mar. 2016. Disponível aqui.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/geografia/triangulo-das-bermudas.htm