PUBLICIDADE
Esgoto é a água residual resultante do uso desse recurso natural nas residências (esgoto doméstico), na indústria e no comércio (esgoto industrial). Uma vez utilizada pelos seres humanos, seja para a realização da higiene pessoal, para as atividades domésticas ou em processos de produção, a água recebe uma carga de substâncias químicas, físicas e biológicas que alteram a sua composição, demandando tratamento adequado para que ela seja devolvida ao meio ambiente.
O tratamento de esgoto é um dos serviços de saneamento básico, sendo ele de extrema importância para a garantia da saúde e da qualidade de vida dos seres humanos. Apesar disso, não são todas as pessoas que têm a acesso a ele.
No Brasil, pouco mais da metade da população é atendida pelos serviços de esgotamento sanitário, e cerca de metade do efluente coletado recebe tratamento. Há, ainda, elevada desigualdade regional quanto ao acesso às redes de esgoto do território brasileiro, o que evidencia o grave problema infraestrutural presente no país.
Leia também: Qual é a definição de água potável?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre esgoto
- 2 - O que é esgoto?
- 3 - Tipos de esgoto
- 4 - Como funciona o esgoto em uma cidade?
- 5 - Tratamento de esgoto
- 6 - Esgoto no Brasil
- 7 - Importância do esgoto
Resumo sobre esgoto
-
Esgoto é a água residual proveniente do uso feito pelos seres humanos, tendo a sua composição transformada por resíduos físicos e substâncias químicas.
-
É classificado em esgoto doméstico (água usada em residências) e esgoto industrial e comercial (água usada na atividade de produção industrial e no setor de serviços).
-
O esgoto segue dos edifícios urbanos para as redes coletoras dispostas sob a cidade, formada por tubulações responsáveis por levar a água residual para as estações de tratamento.
-
Tratamento de esgoto é o nome dado aos processos de limpeza do efluente para que a água possa ser lançada novamente nos cursos hídricos naturais.
-
No Brasil, a coleta e o tratamento de esgoto integram o saneamento básico. Apenas 56% da população brasileira tem acesso a esse tipo de serviços.
-
Do esgoto coletado no Brasil, 52,2% recebe tratamento. Esse processo é realizado nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), presentes em 2.007 municípios.
-
O tratamento de esgoto é importante para a garantia do bem-estar e da qualidade de vida da população, além de manter o meio urbano limpo e ajudar no equilíbrio ambiental.
O que é esgoto?
Esgoto é o nome dado à água residual proveniente do uso desse recurso que é feito nas residências e nas indústrias, isto é, pelos seres humanos e suas diferentes atividades econômicas. O esgoto pode ser chamado também de efluente.
Por se tratar de uma água já usada, que contém uma série de resíduos que transformam as suas propriedades e a tornam impura, é necessário realizar um processo de tratamento e purificação do esgoto para que a água possa ser lançada nos corpos hídricos naturais, como rios e mares. Nota-se que a maior parte do esgoto que chega até as estações de tratamento é constituída de água, e apenas uma pequena fração corresponde a resíduos sólidos.
Tipos de esgoto
O esgoto é classificado de acordo com a sua origem em dois tipos:
-
Esgoto doméstico: são as águas utilizadas em uma residência para as tarefas do dia a dia, como na cozinha, na limpeza da casa e na lavagem de roupa, além daquelas atividades atreladas à higiene, como escovar os dentes, lavar as mãos e tomar banho, e às necessidades fisiológicas dos seres humanos.
-
Esgoto industrial e comercial: são as águas utilizadas no processo de produção das indústrias e das atividades de serviços e do comércio, o que inclui a água de resfriamento das usinas de geração de energia elétrica, água de lavagem e aquelas empregadas nos processos internos, como na indústria mineradora e de alimentos, e que acabam por alterar a composição química e biológica da água.
As águas pluviais, embora não necessariamente representem um tipo de esgoto, acabam se misturando aos efluentes que descrevemos acima e se tornam parte das águas residuais. Entretanto, a coleta adequada da água das chuvas resulta em um tipo de tratamento diferente do tratamento de esgoto, motivo pelo qual não é descrita como água residual.
Veja também: Quanto tempo o lixo demora para se decompor?
Como funciona o esgoto em uma cidade?
O esgoto de uma cidade é produzido tanto pelas residências quanto pelos edifícios comerciais e industriais. Antes de sair da tubulação interna, o efluente passa por um compartimento denominado caixa de inspeção, que consiste em um dispositivo que facilita a detecção de problemas na rede e impede que os odores escapem para o interior das casas e edificações. Existem também as caixas de gordura, que é onde resíduos como o óleo são separados do restante do esgoto proveniente das cozinhas.
Ao passar pela tubulação e sair das casas e prédios para a rua, o esgoto entra nas redes coletoras. A partir daí, a água residual se desloca através de um encanamento de maior porte (coletor-tronco) e que passa próximo de cursos d’água urbanos, como rios e córregos, e corre em direção aos interceptadores para, então, ser encaminhada às estações de tratamento de esgoto.
Tratamento de esgoto
Tratamento de esgoto é o nome dado ao processo de purificação da água residual, isto é, utilizada pelos seres humanos, através de uma série de processos que realizam a remoção das impurezas e dos agentes poluentes para a posterior reintegração dessa água aos corpos hídricos naturais.
O tratamento dos efluentes urbanos acontece nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), e se dá através de diferentes etapas. São elas:
-
Separação do material sólido, como papéis, plásticos e demais componentes considerados lixo, do material líquido a partir de um sistema de grades.
-
A água resultante desse processo é submetida a uma segunda etapa de limpeza que consiste na remoção da areia nela presente, realizada nas caixas de areia.
-
Uma vez removida a areia, acontece uma primeira fase de decantação para a retirada de sedimentos mais pesados que não foram eliminados na etapa precedente.
-
A água é direcionada para os tanques de aeração, onde acontece o tratamento biológico do esgoto. Nessa etapa há a multiplicação de micro-organismos que agem para que a matéria orgânica em suspensão forme o lodo, que fica no fundo dos tanques.
-
Já sem matéria orgânica, a água residual segue para uma nova decantação para a remoção dos sólidos restantes em suspensão. Essa água pode ser usada na limpeza urbana.
-
A água, agora limpa, é devolvida para os corpos hídricos naturais. É importante ressaltar, entretanto, que para que ela seja consumida pelos seres humanos é necessário realizar o processo de tratamento específico para essa finalidade, tornando-a potável.
→ Formas de tratamento de esgoto
Como vimos anteriormente, o tratamento de esgoto acontece ao longo de diferentes etapas de remoção de materiais. Através dessas fases é possível identificar três formas de tratamento de esgoto:
- Tratamento primário: consiste na remoção do lixo e de todo composto sólido, como sedimentos arenosos, que estão presentes nas águas residuais. Remove, portanto, as impurezas que contribuem para a poluição física da água.
- Tratamento secundário: consiste no tratamento biológico do efluente, visando à eliminação de matéria orgânica das águas residuais.
- Tratamento terciário: consiste na remoção de materiais tóxicos, elementos pesados e outros resíduos que não foram eliminados por completo nas etapas precedentes de tratamento.
Saiba mais: Poluição da água — causas, tipos e principais consequências
Esgoto no Brasil
A coleta e o tratamento de esgoto no Brasil são um direito básico do cidadão, uma vez que integram os serviços de saneamento básico. Apesar de o acesso a esses serviços ser fundamental para a população, a realidade que se impõe é muito aquém do esperado para um país com mais de 203 milhões de habitantes.
Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis) para o ano de 2022 mostram que 56% da população brasileira tem acesso às redes de esgoto no país, o que equivale a 112,8 milhões de habitantes. A região Norte é a menos desassistida nesse setor, e somente 14,7% da sua população é atendida por redes de esgotamento sanitário. A região Sudeste, em contrapartida, tem uma cobertura de 80,9%, a maior do país.
Segundo o Snis, a rede de esgoto do território brasileiro é de 379,3 mil quilômetros, sendo formada por 37,5 milhões de ligações. Ainda assim, de todo o efluente que é coletado diariamente, apenas 52,2% recebe algum tipo de tratamento posterior. Boa parte da água residual não tratada é lançada diretamente na natureza, em rios, lagos e mares ou nos solos. De acordo com o Instituto Trata Brasil, no ano de 2021 um volume equivalente ao de 5,5 mil piscinas olímpicas de desejos foram lançados sem qualquer tipo de tratamento na natureza.
→ Estações de tratamento de esgoto no Brasil
O tratamento das águas residuais no Brasil é realizado nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). O último levantamento feito pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) constatou que existem 3.668 ETEs no território brasileiro, situadas em 2.007 municípios. Considerando que o país conta com mais de 5 mil cidades, nota-se o enorme deficit que esse serviço representa no setor de saneamento básico no país: somente 36% dos municípios brasileiros possuem ETEs.
No período que foi de 2013 a 2019, considerado no levantamento da ANA, o país ganhou 900 novas ETEs. A maior parte das ETEs em funcionamento está situada na região Sudeste do país, enquanto os estados com menor número de estações ficam na região Norte.
Importância do esgoto
Conforme vimos, o esgoto é composto por todos os materiais residuais de natureza orgânica e industrial produzidos no meio urbano ou rural. Por conta disso, o lançamento desses efluentes diretamente na natureza oferece riscos à saúde dos seres humanos, causando doenças como esquistossomose, a cólera e a hepatite, além de provocar sério desequilíbrio ambiental.
O tratamento de esgoto é, nesse sentido, um serviço importante por garantir a segurança da população, bem como assegurar a ela o seu bem-estar e a condução uma vida digna. Não somente isso, mas tratar o esgoto e investir nos serviços de saneamento básico auxilia no desenvolvimento socioeconômico e ambiental, motivo pelos quais essa é uma atividade considerada essencial para a manutenção dos territórios.
Créditos da imagem
[1] Caio Pederneiras/ Shutterstock
Fontes
ASCOM (ANA). Levantamento da ANA aponta aumento expressivo no número de estações de tratamento de esgotos no Brasil. Agência Nacional de Água e Saneamento Básico (ANA), 28 jul. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/ana/pt-br/assuntos/noticias-e-eventos/noticias/levantamento-da-ana-aponta-aumento-expressivo-no-numero-de-estacoes-de-tratamento-de-esgotos-no-brasil.
BRK. Conheça as etapas do processo de tratamento de esgoto. Saneamento em Pauta – BRK, [2020]. Disponível em: https://blog.brkambiental.com.br/etapas-tratamento-de-esgoto/.
BRK. Entenda como funciona uma estação de tratamento de esgoto. Saneamento em Pauta – BRK, [2019]. Disponível em: https://blog.brkambiental.com.br/estacao-de-tratamento-de-esgoto/.
BRK. Tratamento de esgoto no Brasil ainda está longe do ideal. Saneamento em Pauta – BRK, [2019]. Disponível em: https://blog.brkambiental.com.br/tratamento-de-esgoto-no-brasil/.
CABALLERO, Luiza. Esgoto: o que é e como funciona seu tratamento. Ecycle, [2022]. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/esgoto/.
CABRAL, Umberlandia. Quatro em cada dez municípios não têm serviço de esgoto no país. IBGE Notícias, 22 jul. 2020. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/28326-quatro-em-cada-dez-municipios-nao-tem-servico-de-esgoto-no-pais.
OPERSAN. Entenda as principais etapas do tratamento de efluentes. Opersan, [s.d.]. Disponível em: https://info.opersan.com.br/etapas-tratamento-de-efluentes.
SABESP. Esgoto. Disponível em: https://www.sabesp.com.br/site/interna/subHome.aspx?secaoId=48.
SNIS. Painel de Informações sobre Saneamento: Esgotamento Sanitário. Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), 2022. Disponível em: https://www.gov.br/cidades/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/saneamento/snis/painel/es.
TRATA BRASIL. Principais estatísticas: Esgoto. Instituto Trata Brasil, [s.d.]. Disponível em: https://tratabrasil.org.br/principais-estatisticas/esgoto/.