Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Tempo de decomposição do lixo

O tempo de decomposição do lixo vai depender do produto analisado. O plástico, por exemplo, leva em média 400 anos enquanto o papel demora de 3 a 6 meses.

Uma garrafa PET pode demorar até 400 anos para se decompor
Uma garrafa PET pode demorar até 400 anos para se decompor
Crédito da Imagem: shutterstok
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O tempo de decomposição do lixo no meio ambiente varia de acordo com o produto que está sendo analisado. Alguns materiais, como o vidro, demoram centenas de anos para sumir completamente do ambiente, enquanto outros, como o papel, levam poucos meses. Fato é que, independentemente do tempo de decomposição, muitos desses materiais causam danos ao ambiente e aos seres vivos e, portanto, não devem ser descartados de maneira incorreta.

Leia também: Por que pilhas usadas são lixos tóxicos?
 

Tópicos deste artigo

O tempo de decomposição do lixo no ambiente

O lixo é composto por diferentes produtos, como restos de alimento, papel, pano, vidro e plástico. Cada um desses componentes apresentará um tempo de decomposição diferente. Veja tabela a seguir:

Tempo de decomposição de diferentes produtos
Tempo de decomposição de diferentes produtos

Como vimos, a borracha, o vidro e o plástico destacam-se pelo tempo que demoram para se decompor, podendo permanecer no ambiente por várias gerações. Ao permanecer no meio, podem colocar em risco várias espécies. O plástico está no ranking dos que mais matam – são vários os relatos de animais aquáticos que morrem em decorrência da ingestão de plástico ou porque ficam enrolados nesses materiais. Além disso, alguns materiais possuem substâncias tóxicas que poluem e matam espécies.
 

A importância do descarte correto do lixo

Descartar o lixo de maneira adequada é fundamental para que materiais como plástico e vidro não permaneçam no ambiente causando danos às espécies. Portanto, é primordial termos consciência ecológica e repensarmos também nossos hábitos de consumo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tudo que pode ser reciclado deve ser encaminhado para tal fim, daí a importância de realizar a separação correta dos produtos que podem ser reciclados – o plástico, o papel, o vidro e o metal podem passar por esse processo.

Leia também: Lixo espacial

Muitos animais morrem se alimentando de lixo lançado em local inadequado
Muitos animais morrem se alimentando de lixo lançado em local inadequado

Outro ponto importante é nunca lançar o lixo em locais impróprios, como vias públicas e lotes baldios. Além de ajudar no entupimento de boeiros, o lixo pode conter substâncias nocivas ao homem e outros animais, além de atrair os vetores de doenças.

Não podemos esquecer ainda da doação. Muitos produtos que pensamos não ter mais utilidade podem ser necessários para outra pessoa. Nesse ponto, vale reiterar a importância de avaliar nossos hábitos de consumo. Será que realmente tudo que compramos é necessário?

Hábitos corretos em relação ao lixo diminuem o acúmulo desses resíduos, garantindo um ambiente saudável para nós e as futuras gerações. Lembre-se sempre: todo lixo que produzimos, se descartado de maneira incorreta, afeta negativamente o planeta e alguns produtos podem causar danos por vários e vários anos.

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Tempo de decomposição do lixo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/tempo-decomposicao-lixo.htm. Acesso em 25 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas