Topo
pesquisar

Países que menos possuem água potável

Geografia

Os países que menos possuem água potável, de acordo com a Unesco, encontram-se em maior parte concentrados no Oriente Médio, com base na disponibilidade per capita do recurso.
PUBLICIDADE

Como sabemos, apenas 3% de toda a água existente no mundo é potável e boa parte dessa quantidade encontra-se em áreas de difícil ou impossível captação, com destaque para as geleiras. Sendo assim, esse recurso natural é bastante requisitado, pois é imprescindível para a manutenção da vida.

Do mesmo modo, é importante lembrar que esse recurso não se distribui igualmente. Enquanto algumas regiões apresentam grandes reservas, outras convivem com a escassez. A seguir podemos observar uma lista dos lugares onde essa situação é mais crítica, segundo a Unesco, com a quantidade per capita de água por país, isto é, a disponibilidade de água para cada habitante.

Lista dos dez principais países com menos água per capita
Lista dos dez principais países com menos água per capita

A situação do Kuwait é realmente dramática. O país situado no Golfo Pérsico convive com praticamente nenhuma reserva de água e vê-se em um grande dilema em relação aos dois principais recursos naturais da atualidade em termos estratégicos: o petróleo e a água. O primeiro é abundante no país, o que contribuiu para que muitos países cobiçassem seu território, incluindo as disputas da Guerra do Golfo. O segundo, como vimos, é escasso e faz com que o país tenha de importar grande quantidade para consumo e utilização em suas atividades econômicas.

Na verdade, não existem reservas de água no Kuwait em forma de rios e lagos ou mesmo em aquíferos, haja vista que o país é cercado por uma área desértica que desemboca no mar. Sendo assim, além da importação de água, o Kuwait também pratica a técnica da dessalinização da água do mar para poder combater sua permanente crise hídrica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A técnica da dessalinização, inclusive, parece ser a saída mais adequada e procurada pelos países do Oriente Médio que sofrem com a baixa disponibilidade de água. Nos Emirados Árabes, segundo lugar no ranking acima, a técnica é amplamente utilizada e recebe muitos investimentos, principalmente em Dubai. Segundo as autoridades locais, o país deve investir centenas de milhões de dólares em sistemas de dessalinização e também de tratamento de água.

Há de se considerar, porém, que o ranking acima não se refere aos países com menor disponibilidade de água em termos absolutos, mas sim em quantitativos proporcionais às suas respectivas populações. Além disso, também foram consideradas outras informações, como as variações da disponibilidade ao longo do ano e a distribuição dos recursos no interior dos países. Além disso, não foi levada em conta a dimensão da área dos territórios, mas apenas a relação entre o recurso e a demografia.

Além dos problemas de falta d'água em termos de disponibilidade natural, é necessário ressaltar também que existem muitos países que sofrem com a ausência desse recurso tanto pela poluição e má gestão quanto por problemas econômicos e não investimento em infraestruturas de captação e distribuição das águas dos mananciais. Há, assim, o estresse hídrico em várias partes do planeta.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Cidade do Kuwait em área litorânea. O país possui as menores reservas per capita de água
Cidade do Kuwait em área litorânea. O país possui as menores reservas per capita de água

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PENA, Rodolfo F. Alves. "Países que menos possuem água potável"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/paises-que-menos-possuem-agua-potavel.htm. Acesso em 16 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola