Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Água de reúso

Biologia

A água de reúso é a água residuária que apresenta características que permitem sua reutilização para algum fim específico.
A água de reúso pode ser utilizada para lavar as ruas
A água de reúso pode ser utilizada para lavar as ruas
PUBLICIDADE

Em todo o planeta é grande a preocupação com a disponibilidade de água potável para a população. O uso exacerbado desse recurso e a constante contaminação e poluição dos rios e lagos favorecem a crise hídrica ao redor do mundo.

Diante da escassez de água, alternativas devem ser criadas para um melhor aproveitamento desse valioso bem. A água de reúso é um bom exemplo de como podemos evitar o desperdício e reaproveitar.

A água de reúso pode ser definida como a água residuária que está dentro de padrões estabelecidos para a sua reutilização. Normalmente a água residuária é proveniente do banho, cozinha, processos de fabricação industrial e águas de infiltração, sendo geralmente tratada em Estações de Tratamento de Esgoto.

Existem dois tipos principais de reúso: o indireto e o direto. O reúso indireto é aquele em que a água é utilizada pelo homem e liberada novamente nos corpos hídricos sem ou com tratamento prévio. O reúso direto, por sua vez, é o uso planejado da água residuária. Dessa forma, são realizados tratamentos, e essa água é transportada até seu local de uso. Nesse último caso, a água não é lançada no meio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A água de reúso possui uma qualidade inferior quando comparada à água potável e não é usada diretamente para o consumo. Em grande parte dos casos, sua utilização engloba geração de energia, refrigeração de equipamentos, lavagem de carros, irrigação de campos para cultivo, combate a incêndios, limpeza de ruas e irrigações de jardins. Todas essas atividades não necessitam da utilização de água potável, sendo assim, a água de reúso faz com que maior quantidade de água potável seja disponibilizada, ajudando, portanto, no problema de abastecimento.

A água de reúso é, sem dúvidas, uma ótima alternativa para a atual crise hídrica na qual o Brasil encontra-se. A reutilização da água promove o uso sustentável de recursos hídricos, diminui a quantidade de esgoto lançada nos rios e lagos, além, é claro, de aumentar a disponibilidade para fins em que há necessidade de potabilidade.

Curiosidade: Atualmente a água de reúso não é utilizada para consumo humano no Brasil, entretanto, diversos trabalhos estão sendo realizados para que isso seja possível brevemente.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Água de reúso"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/Agua-reuso.htm. Acesso em 25 de setembro de 2021.

Artigos Relacionados
Entenda a questão do desperdício de água que acontece nas mais diversas escalas e provoca a perda de uma incontável quantidade de recursos hídricos.
Veja algumas das estratégias para enfrentar a crise de água no mundo e descubra seus pontos negativos e positivos.
A questão da falta de água e segurança alimentar: Veja como a falta de recursos hídricos pode dificultar o acesso aos alimentos por parte da população.
Clique aqui e descubra se podemos beber a água do mar sem que ela nos cause danos!
Confira aqui como se dá o processo de tratamento de água e esgoto!
Entenda como pode ser empregada a água de reúso na agricultura e confira as principais vantagens desse procedimento.
Compreenda como ocorre a produção da água de reúso para consumo humano e se essa alternativa oferece riscos.
Clique aqui e entenda por que a água potável é própria para o consumo!