Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Continente Ártico

A região do Ártico está localizada no extremo norte dos continentes, americano, asiático e europeu.

Visão noturna do Ártico
Visão noturna do Ártico
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

As regiões mais desabitadas do planeta estão localizadas no extremo sul e norte do planeta, tratam-se de áreas de clima extremamente frio.

Diante dessa afirmação, o tema em questão é o Ártico, que abrange um território de 21 milhões de quilômetros quadrados, sendo que grande parte dessa área é formada pelas águas do Oceano Glacial Ártico, nesse caso 65%. Os outros 35% são constituídos por uma imensa quantidade de ilhas, a maior delas é a Groenlândia. A região do Ártico está localizada no extremo norte do continente americano, europeu e asiático. Os países que possuem territórios ou parte deles no Ártico são Estados Unidos (Alasca), Canadá, Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia.

O Ártico está situado no polo Norte, apresenta temperaturas muito baixas, especialmente no inverno, que é extremamente rigoroso, entretanto as temperaturas se encontram baixas durante todo o ano, sendo assim, a temperatura média anual é de – 2ºC. 

Em razão das características climáticas que predominam nessa região, não há condições para a propagação de diversidade de vidas, por isso a restrita vegetação existente é modesta, dispersa e com duração extremamente rápida, seu ciclo desenvolve somente em dois meses durante todo o ano, julho e agosto, período marcante no hemisfério.

A vegetação existente é a tundra, que corresponde a uma composição vegetativa formada por musgos e liquens e, raras vezes, vegetação herbácea de pequeno porte.

O Oceano Glacial Ártico é considerado como um mar interior, mas como permanece quase o ano todo congelado não favorece as atividades de pesca e transporte. Nesse oceano são encontradas muitas banquisas, que são enormes blocos de gelo, possuem em média 10 m de espessura e 1.000 quilômetros, além de milhares de iceberg que correspondem a imensos blocos de gelo provenientes de águas continentais que migram no sentido sul até chegar aos oceanos Atlântico e Pacífico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Continentes - Geografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Equipe Brasil. "Continente Ártico"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/artico.htm. Acesso em 29 de junho de 2022.

De estudante para estudante


Qual o menor país do mundo?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

O que é tectonismo?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

PUBLICIDADE

Estude agora


Mistura de soluções de solutos diferentes que reagem entre si

Os casos mais comuns de mistura de soluções de solutos diferentes que reagem entre si ocorrem quando juntamos...

Viúva Negra: o contexto sociopolítico da criação da personagem

Uma das mais importantes peças dos Vingadores, a Viúva Negra (apresentada primeiramente na pele da personagem Natasha...