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Considerado pela Sociedade Americana dos Engenheiros Civis uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Eurotúnel é um dos mais grandiosos projetos de infraestrutura do continente europeu.
O Eurotúnel é um túnel ferroviário submarino com 50,5 quilômetros de extensão, cuja ferrovia proporciona acesso entre França e Inglaterra, atravessando uma barreira geográfica entre os dois territórios, o Canal da Mancha. A viagem tem duração de 35 minutos, com velocidade média de 160 quilômetros por hora.
Essa obra é composta por três túneis localizados entre 40 a 70 metros abaixo do nível do mar. Dois dos seus túneis são utilizados para o transporte de carros, caminhões e passageiros, que, durante o percurso, ficam acomodados nos vagões do trem Eurostar. O outro túnel é destinado para ventilação.
Com 50,5 quilômetros de extensão, sendo 37 quilômetros sob o Canal da Mancha, o Eurotúnel é considerado, atualmente, o segundo maior túnel ferroviário do mundo, inferior apenas ao túnel de Seikan, que liga as ilhas de Hokkaido e Honshu no Japão.
Inaugurado em 1994, o Eurotúnel foi financiado por franceses e britânicos, com custo de aproximadamente 16 bilhões de dólares. Essa construção é muito importante para a circulação de pessoas e serviços na região (o Eurotúnel recebe mais de sete milhões de passageiros por ano), fortalecendo a economia das duas nações.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia