Topo
pesquisar

Reino Unido, Inglaterra e Grã-Bretanha

Geografia

Apesar de frequentemente utilizadas como sinônimos, as expressões Reino Unido, Inglaterra e Grã-Bretanha possuem diferenças.
PUBLICIDADE

Diversas vezes, em jornais, programas televisivos e em livros didáticos, deparamo-nos com as expressões Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra e não temos a menor ideia da diferença entre elas. Em muitos casos, essas palavras são utilizadas como sinônimas, porém nem sempre isso é verdade. Veja o que significa cada expressão:

Grã-Bretanha: É uma ilha no norte da Europa que abriga Inglaterra, Escócia e País de Gales. A Grã-Bretanha é administrada por um mesmo governo e possui uma área de 244.820 km².

Reino Unido: É a Grã-Bretanha somada à Irlanda do Norte, que está localizada ao oeste, na ilha da Irlanda. É a totalidade do reino liderado pela Inglaterra e que tem a família real inglesa como chefe de estado e o primeiro-ministro inglês como líder de governo. A Irlanda do Norte divide a ilha com a Irlanda, que não faz parte do Reino Unido.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Inglaterra: É o principal país do Reino Unido, tendo Londres como capital, local onde se encontram a família real e a sede administrativa do governo.

Portanto, Inglaterra, Escócia e País de Gales fazem parte da Grã-Bretanha, que faz parte do Reino Unido.

A Irlanda do Norte faz parte do Reino Unido, mas não faz parte da Grã-Bretanha.

Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Bandeira que representa toda a Grã-Bretanha e todo o Reino Unido
Bandeira que representa toda a Grã-Bretanha e todo o Reino Unido

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PENA, Rodolfo F. Alves. "Reino Unido, Inglaterra e Grã-Bretanha"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/reino-unido-inglaterra-gra-bretanha.htm. Acesso em 18 de novembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola